TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio em Análise Clínica

Por:   •  8/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  2.695 Visualizações

Página 1 de 4

1.0 Introdução

O laboratório de análises clínicas é um estabelecimento onde se realizam exames para fins preventivos , diagnósticos e de monitorização em saúde , sendo uma área de constante expansão e desenvolvimento dentro das ciências da saúde ( PARDINI,2014). o setor de analises clinica desde a coleta até o processo de analise da amostra, a passagem desse processo tem que ser muito bem controlado constituindo assim ,um sistema com entrada (fase pré analítica), processamento ( fase analítica ) e saída ( fase pós analítica ) em que o produto final é a emissão do laudo analítico e serviços .

A fase pré analítica consiste na preparação do paciente , coleta , manipulação e armazenamento do material , ou seja envolve todas as atividades que antecede o exame laboratorial . A fase analítica consiste em determinar corretamente o que deve ser avaliado nos processos físicos, químicos e microscópicos, dento dessas tendo setores bioquímico, parasitológico, hematológico e imunológico. Sendo confirmado o pedido do paciente e do seu médico. Na fase pós analítica consiste na aprovação e liberação do resultado gerado , com liberação do laudo assinado por um profissional habilitado.

O laboratório de análises clínicas é a parte da cadeia da assistência á saúde , que desempenha um papel vital e contribui para mais de 70% das decisões médicas , bem como ex: admissão de paciente em unidades de saúde , diagnóstico e prognóstico de doenças , seleção da terapia adequada , avaliação a resposta aos tratamentos e avaliação de critério de cura ou de alta hospitalares (Forsman1996 ) e (Andriolo2007). Percebe- se a importância de um excelente controle de qualidade em um laboratório de analises clinicas que envolvam todas as fases , assim como, o quadro de funcionários qualificados e preparados para a realização das funções .

2.0 Objetivos

2.1 objetivo geral

-Acompanhar a rotina do profissional farmacêutico , suas competências , técnicas e éticas em laboratório de análises clínicas .

2.2 objetivo específicos

-aplicar conceitos e conhecimentos teóricos-práticos constituídos no decorrer do curso de farmácia .

-desempenhar de forma critíca e ética as atividades propostas durante o estágio através do acompanhamento prático de profissional habilitado e qualificado.

-acompanhar a rotina laboratorial do farmacêutico nos diferentes setores do laboratório de análises clínicas, tais como coleta , hematologia , uranalise bioquímica , parasitologia e imunologia , bem como o descarte de resíduos e contole de qualidade .

3.0 Desenvolvimento do estágio

O estágio foi realizado no GILLAB ( laboratório de analises clinicas ) , encontra-se localizado na rua Landulfo spinola sn centro na cidade de Maracas Ba. No período de 21/01 a 30/01/2019 no horário das 7:00 as 12:00 horas realizando um total de 40 horas, com supervisão da bioquímica Gildete Assis de Souza (CRBM 1959).

3.1 Infraestrutura

O laboratório é composto da seguinte forma : sala de recepção , uma sala de coleta , escritório , uma sala de analises ( hematológicos , bioquímicos e imunológicos), uma sala de (uranalise e parasitologia ), sala de esterelizacão de materiais , copa , sanitários e almoxerifado. O laboratório conta com o apoio de 8 funcionários , uma funcionária na recepção ,dois funcionários responsáveis pela coleta ( fixa e fora do laboratório ), duas responsável assistência no laboratório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com