TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Afines

Por:   •  26/1/2021  •  Resenha  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Faculdade de Farmácia – Departamento de Farmacologia

Disciplina de Farmacologia Neuroendócrina.

Aluno: Rafael Viana Calazans Maia 

Resenha Crítica do Artigo

WONGRAKPANICH, Supakanya et al.

A comprehensive review of non-steroidal anti-inflammatory drug use in the elderly. Aging and disease, v. 9, n. 1, p. 143, 2018.

Introdução:

O artigo em questão consiste em uma revisão bibliográfica de 66 artigos e tem como objetivo realizar um apanhado de conhecimentos acerca dos AINEs (Anti-inflamatórios não esteroidais), tendo como enfoque o uso desta classe de medicamentos em idosos acima de 65 anos, uma vez que a prevalência de uso nessa faixa etária é superior a 96%.

Este enfoque se faz necessário tendo em vista o crescente envelhecimento da população mundial devido ao aumento da expectativa de vida. Por conta disto, o artigo procurou revisar a farmacodinâmica e farmacocinética, efeito adverso e interação medicamentosa dos AINEs.

Desenvolvimento:

Durante o artigo foram abordados a importância dos AINEs, tendo em vista que são medicamentos com uma grande importância comercial, sendo responsáveis por aproximadamente 5-10% de todos os medicamentos prescrito a cada ano.

O autor aborda os efeitos e mecanismos dos AINEs, tendo a intenção de esclarecer para o público o funcionamento desta classe de fármaco, explicitando que, além de seus efeitos anti-inflamatórios, os AINEs têm efeitos antipiréticos e analgésicos.

Agem inibindo as Enzimas ciclooxigenases , que são enzimas que fazem a conversão de ácido araquidônico em prostaglandinas e outras sínteses de prostanóides, como tromboxanos.

 O autor discursa sobre a seletividade dos AINEs, comparado os AINEs não seletivos que inibem as enzimas COX-1 e COX-2, esclarecendo que os inibidores seletivos COX-2 inibem apenas as enzimas COX-2. Sobre os efeitos dessa inibição, é dito que a inibição da COX-1 desempenha um papel importante nos efeitos aversos sobre o TGI e toxicidades renais, enquanto a inibição da COX-2 provavelmente representa o efeito desejado da resposta anti-inflamatória, antipirética e analgésica. 

Apesar do autor exemplificar de maneira clara o mecanismo de inibição das ciclooxigenases, o mesmo não foi feito a respeito da farmacocinética do AINEs, sendo abordada apenas brevemente e de maneira pouco detalhada.

O artigo descreve os efeitos adversos de maneira detalhada, citando os riscos gastrointestinais, cardiovasculares e hepatotóxicos e como esses efeitos podem ser agravados com o aumento da idade do paciente.

Vale destacar como ponto positivo do trabalho a relação dos AINES e as condições geriátricas comuns, onde foi explicitado que o uso de AINEs por longos prazos podem estar associado com as chances reduzidas da função cognitiva prejudicada. Contudo, o mesmo cita outros artigos que refutam a ideia anterior.

Conclusão:

O artigo tinha como proposta apresentar aos leitores de maneira satisfatória a relação entre a classe de fármacos AINEs e seu uso na população idosa, conseguindo esclarecer os mecanismos de ação, reações adversa aos medicamentos, dentre outras informações relevantes.

Expondo um panorama amplo sobre os usos do AINEs e suas vantagens e desvantagens:

 Vantagens essas como:  A existência de evidências do uso dos AINEs na prevenção da demência, melhora do desempenho muscular, melhora da incontinência urinária e diminuição dos riscos de alguns tipos de carcinomas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (199.7 Kb)   docx (154.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com