TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Ligações Quimicas

Por:   •  16/8/2016  •  Resenha  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  1.623 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FEIRA DE SANTANA

RESENHA CRÍTICA

ARTIGO: “LIGAÇÕES QUÍMICAS: LIGAÇÃO IÔNICA, COVALENTE E METÁLICA”

[pic 2]

Feira de Santana

MARÇO

2016

Dr. DUARTE, H. A.; Ligações Químicas: Ligação Iônica, Covalente e Metálica, Cadernos Temáticos de Quím. Nova na Escola. No. 4, 14-23. Maio, 2001.

O artigo “Ligações Químicas: Ligação Iônica, Covalente e Metálica”, desenvolvido pelo autor Dr. DUARTE, H. A., explica o conceito e definição, dentro da química moderna, das ligações químicas revelando a sua real natureza a partir da estrutura eletrônica dos átomos e como afeta as propriedades macroscópicas de uma substância, e discute em detalhes os três tipos de ligações químicas existentes: Ligações Iônicas, covalentes e metálicas.

O autor transmite em todo artigo uma forma mais acadêmica detalhada, cada um dos tópicos, do que são as ligações químicas, bem como seus três tipos dentro do conteúdo químico, dessa forma são diversas as definições trazidas pelo autor para o que é a ligação química o que torna o texto muito rico de opções para se desenvolver um conceito ou definição mais ampla do assunto além de exemplos bem relevantes e abordando individualmente cada tipo de ligação química. Ao comentar das ligações iônicas o texto se inicia com um pouco mais de complexidade ao tratar de energia de rede e algumas teorias como o expoente de Born, para explicar ao final do tópico a definição desse tipo de ligação. Na ligação covalente pode-se observar que o autor usa um ponto de vista da química quântica para iniciar a explicação desse tipo de ligação e menciona algumas citações (como, Duarte, 2011) para dar ênfase aos seus argumentos; e aborda duas teorias que não são muito mencionadas em níveis anteriores aos das graduações acadêmicas, teoria dos orbitais moleculares e teoria de ligação de valência, o que mais acaba tornando o artigo com um nível muito mais científico, podendo fugir do espaço de compreensão de alguns leitores que dele podem querer fazer uso. Por fim temos as Ligações metálicas que  em geral é um assunto mais curto, não muito a ser explanado, porém o autor faz uma ligação entre a Teoria cinética e esse tipo de ligação para entender como os átomos acabam se comportando nesse processo e ao final explica a definição geral.

De um ponto de vista geral, o artigo “Interações Intermoleculares”, desenvolvido pelo autor Dr. DUARTE, H. A., pode ser recomendado para uma leitura a nível acadêmico ou pós-acadêmico para aqueles que buscam: adotar um conhecimento mais específico e complexo do ponto de vista profissional químico, quanto à temática das Ligações químicas; ter um caminho para o desenvolvimento de outros artigos ou para a realização de novas pesquisas científicas relacionadas a este assunto. Leitura extremamente cansativa e em alguns pontos de difícil compreensão, por esse motivo esse artigo deve ser muito melhor analisado antes de ser levado para sua utilização em sala de aula sem a devida orientação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com