TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestório

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.897 Palavras (16 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 16

Resumo EFTOS II – Sistema Digestório

Visão Geral[pic 1]

O sistema é composto por 2 grupos de órgãos, o Trato Gastrointestinal (GI) e os Órgãos Acessórios.

Trato Gastrointestinal: via boca-ânus, composta de boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.

Órgãos Acessórios: dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas. Os dois primeiros são os únicos a entrar em contato direto com o alimento, e o restante produz ou armazena secreções destinadas ao meio gastrointestinal. A digestão ocorre mecânica (motilidade) e quimicamente (secreções com enzimas), sendo que o sistema possui 6 funções básicas: ingestão, secreção, mistura e propulsão, digestão (quebra de carboidratos grandes, lipídios, proteínas e ác. nucléicos), absorção (aminoácidos, colesteróis, glicose, vitaminas, minerais e água), e defecação.

Camadas do GI

[pic 2]

Túnica Mucosa: reveste o lúmen, e é composta por 3 camadas – Epitélio, Lâmina Própria e Lâmina Muscular da Mucosa.

 O Epitélio apresenta-se na boca, faringe, esôfago e reto, como escamoso estratificado não-queratinizado, e no estômago e intestinos, como colunar simples. Possui células seladas, que evitam o vazamento, células exócrinas, que secretam muco, e endócrinas, que secretam hormônios.

 A Lâmina Própria, ou Tecido Conjuntivo Areolar, possui vasos sanguíneos e linfáticos, sustenta o epitélio, e contém a maioria das células do MALT (Tecido Linfático Associado à Mucosa), que são nódulos linfáticos que contém células do sistema imune, que protegem o tecido.

 A Lâmina Muscular da Mucosa é uma camada fina de músculo liso, que projeta a mucosa em pregas, a fim de aumentar a superfície de contato, na digestão e absorção.

Túnica Submucosa: tecido conjuntivo que liga a mucosa à lâmina muscular, altamente vascularizada, contém glândulas e o plexo submucoso ou plexo de Meissner (sistema nervoso entérico – regula os movimentos da mucosa e a vasoconstrição, além de controlar as secreções no trato gastrointestinal).  

Túnica Muscular: a porção que envolve a boca, faringe e parte superior do esôfago, contém músculo esquelético, que produz deglutição voluntária, e a porção restante é formada por músculo liso, disposto em duas lâminas (interna circular e externa longitudinal). A túnica comporta também o plexo mioentérico, ou plexo de Auerbach, que controla a motilidade do trato gastrointestinal, como a freqüência e a força de contração.

Túnica Serosa: é a parte superficial do trato, que fica suspensa na cavidade abdominopélvica. É composta de tecido conjuntivo e epitélio escamoso simples. Abaixo do diafragma, pode ser chamada também de peritônio visceral, formando parte do peritônio.

Peritônio

É a maior túnica serosa do corpo, e divide-se em Parietal (recobre a parede da cavidade abdominopélvica) e Visceral (recobre alguns órgãos contidos na cavidade). O espaço entre as duas partes é chamado de Cavidade Peritoneal, e contém líquido seroso. Através de pregas, o peritônio permite uma comunicação entre as paredes: mesentério e mesocolo – ligam o intestino delgado e grosso, respectivamente, à parede abdominal posterior, o Ligamento Falciforme – liga o fígado ao diafragma e à parede abdominal anterior, o Omento Menor – liga o estômago e o duodeno ao fígado, e o Omento Maior – liga estômago, duodeno, colo transverso e intestino delgado.

BOCA

Formada pelas bochechas, palatos mole e duro e língua.

 Bochechas: estruturas musculares, cobertas por epitélio escamoso estratificado não-queratinizado.

 Lábios: pregas carnosas, cobertos por pele (exterior) e túnica mucosa (interior). Ligam-se à gengiva pelo frênulo do lábio.

 Palato Duro: parte anterior do céu da boca, formado por ossos maxilares e palatinos, formando a parte óssea entre as cavidades oral e nasal.

 Palato Mole: parte posterior do céu da boca, partição muscular entre a porção oral da faringe e a porção nasal da faringe.

Glândulas Salivares: secretam saliva, que mantém boca e faringe úmidas, e lubrifica, dissolve e começa a decompor o alimento. As glândulas que mais contribuem na salivação são: Glândulas Parótidas, Submandibulares e Sublinguais.

 A Saliva é composta de água e solutos, dentre os quais estão incluídos sódio, potássio, cloreto (ativa a amilase), bicarbonato e fosfato (tampões p/ alimentos ácidos), uréia, ácido úrico, imunoglobulina A (inibe o crescimento bacteriano – lisozima), amilase salivar (amido) e lipase lingual (triglicerídeos).  

 A Salivação é controlada pelo sistema nervoso, parassimpático durante a salivação contínua, e simpático, durante estresse, provocando secura. Substâncias químicas dos alimentos contribuem para a salivação, enviando estímulos aos receptores nos botões gustatórios, que conduzem aos núcleos salivares do tronco encefálico, que retornam impulsos parassimpáticos dos nervos facial e glossofaríngeo.

Língua: composta de músculo esquelético, recoberto por túnica mucosa, mais músculos associados (extrínsecos – hioglosso, genioglosso e estiloglosso, contribuem com a manipulação do alimento, e intrínsecos – longitudinal superior, inferior, transverso e vertical, alteram o formato e o tamanho da língua durante a fala e a deglutição). As faces superior e laterais da língua possuem papilas fungiformes (com botões), circunvaladas (com botões) e filiformes (sem botões).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (576 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com