TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tolerância Imunológica

Por:   •  16/5/2018  •  Dissertação  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

FACAR- FACULDADE DE ARACAJU

CURSO DE FARMÁCIA

Ramon Carvalho

Romulo Carvalho

Thaina dos Santos

Joyce

Tatiane Chaves

Paulo Augusto

Elis Brunelli

 

 

TOLERANCIA IMUNOLÓGICA

Aracaju, 2017

TOLERANCIA IMUNOLÓGICA

Sistema imune tem a capacidade de discriminar aquilo que é próprio do que é estranho, tolerando os antígenos próprios, por meio de mecanismos que teriam a função de não responder a antígenos próprios, que seriam moléculas que fazem parte da nossa constituição.

Para os linfócitos não reagirem aos antígenos próprios é preciso de mecanismos, pois sem tais barreiras haveria linfócitos que eventualmente responderiam a antígenos próprios. Por isso a Tolerância se refere a não reatividade imunológica específica a um antígeno, que serão os Antígenos tolerógenos, visto que têm a capacidade de induzir tolerância. Se gerarem uma resposta imune são chamados de antígenos imunogênicos.

Diferenças entre Antígeno próprio e imunogênico:

Persistência, próprio existe no nosso organismo, estão presentes nos nossos órgãos geradores de novos linfócitos, onde se tem um mecanismo que se apresenta os antígenos próprios aos linfócitos gerados. Enquanto o imunogênico tem uma presença eventual no nosso organismo

MECANISMO DE TOLERANCIA CENTRAL E PERIFERICA

TOLERANCIA CENTRAL

Órgãos linfonodos primários que seriam a medula óssea e o timo, precursor linfoide está na medula óssea, os linfócitos B amadurecem na medula e os Linfócitos T no Timo.

No amadurecimento do linfócito ele é apresentado a uma infinidade antígenos próprio, onde devido a isso ele vai passar por uma série de seleção, falando das células B, podendo ser: apoptose, ou seja, deleção de uma forma que ele nem saia do órgão gerador, a ativação repetida dos linfócitos maduros pelos antígenos próprios dispara uma via de apoptose que resulta na eliminação ou deleção dos linfócitos auto-reativos. Ou pode ocorrer uma mudança de receptores, uma edição de receptores, para que ele não reconheça mais antígenos próprios e apenas os estranhos, podendo ser liberado no organismo. Ou também a formação de uma célula B anérgica, onde a expressão é reduzida do receptor, bloqueando a sinalização. Há também a Exclusão dos folículos, o linfócito B no folículo vai reconhecer o antígeno próprio, onde sofre algumas modificações e se ele acaba voltando pra zona dos linfócitos T ele acaba sendo excluído da zona dele (folículos) sem nenhuma utilidade na zona errada, acaba sofrendo um processo de apoptose.

 Medula óssea, formação dos pró-linfocitos T células imaturas que amadurecem no Timo.  Linfócito T que não auto- reativo, ele não sofre seleção no Timo, apenas amadurece e vai pros tecidos periféricos. Já quando o linfócito é autorreativo ele sofrerá os mecanismos de seleção, sendo tais: Apoptose, ou seja, destruição da célula; ou ser uma célula T regulatória que provocará uma resposta de supressão regulatória, mas isso acontece com as células T, apenas os CD4. Ou pode acontecer que ele o linfócito auto-reativo não seja selecionado no timo e acabe caindo nos tecidos periféricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com