TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia Tecidual

Por:   •  17/5/2018  •  Seminário  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

1- Os tecidos conjunto voz são responsáveis pelo estabelecimento e manutenção de forma do corpo.

2- Ė formado por 3 classes: células, fibras e substância fundamental. Seu principal constituinte ė a matriz extracelular

3- O tecido conjuntivo tem.como funções estrutural, desempenhar importantes papéis na reserva para muitos fatores de crescimento que controla a proliferação e diferenciação celular. Serve também como um meio através do qual nutriente e catabolitos  são trocados entre as células e seu suprimento sanguíneo.

4) Fibroblastos:, condrócitos e osteócitos: Produção de moléculas da matriz extracelular (fibras e substâncias fundamentais)

Plasmócitos: Produção de anticorpos.

Linfócitos (vários tipos): Participação na resposta imunológica.

Eosinófilos: Participação em reações alérgicas, destruição de parasitos, modulação da atividade dos mastócitos.

Netrófilo: Fagocitose de substâncias e organismos estranhos.

Macrófagos: Fagocitose de substâncias estranhas e bactérias processadoras e apresentadoras de antígenos, secreção de ocitocina e fatores quimiotáticos que que participam da inflamação.

Mastócitos e basófilos: liberação de moléculas farmacológicamente ativas e participação em reações alérgicas.

Célula Adiposa: estocagem de gordura neutra, reserva de energia e produção de calor

5- Fibras reticulares: São formadas predominantemente por colágeno do tipo III, são extremamentes finas,PAS- positivas, particularmente abundantes, em músculo liso, endoneuro e nas trabeculas dos órgãos

Fibras Elásticas: possui 3 subclasses. Oxialanicea compostas por diversas glicoproteínas entre as quais uma molécula muito grande denominada fibrilinas.

Fibras de Colágeno: São estruturas finas e alongadas

6- É uma mistura de moléculas aniônicas altamente hidratadas, as glicosaminoglicanas e proteoglicanas, e glicoproteínas multiadesivas, é importantíssima na função de nutrição do tecido conjuntivo, e permite que a água se ligue a esses radicais formando uma camada de solvatação e deixando uma quantidade mínima de moléculas de água livres, porém suficientes para promover a corrente de trocas de substâncias entre o sangue e as células.

7- São propriedades e quantidades que determinam a existência de vários tipos de tecidos conjuntivos, algumas vezes diferencia a sua estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com