TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REPERCUSSÕES DA QUALIDADE DO SONO SOBRE O RENDIMENTO ACADÊMICO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

Por:   •  7/11/2022  •  Monografia  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

MACEIÓ

2021

LUIZ PINTO DA SILVA NETO

REPERCUSSÕES DA QUALIDADE DO SONO SOBRE O RENDIMENTO ACADÊMICO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Projeto apresentado ao Curso de Fisioterapia da Instituição Faculdade Pitágoras Maceió.  

Orientador: Giovanna Interdonato

MACEIÓ

2021

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

1.1.        PROBLEMA        4

2.        OBJETIVOS        4

2.1. OBJETIVO GERAL:        4

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

3.        JUSTIFICATIVA        5

4.        REFERENCIAL TEÓRICO        5

5.        METODOLOGIA        9

6.        CRONOGRAMA        9

REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

A função biológica do sono é imprescindível para homeostase do organismo, além de se tratar de um fenômeno vital, favorece a consolidação de diferentes processos como a memória e atua na restauração da energia corporal. Sendo assim, alterações em sua qualidade podem favorecer o adoecimento e diminuir a qualidade de vida dos indivíduos, tais pressupostos tornaram o assunto alvo de estudos fazendo uma associação entre a sua privação ao aparecimento de transtornos depressivos e da ansiedade.

Nesse contexto, as interferências no sono repercutem negativamente na saúde, pois ocasiona o aumento do estresse por elevar os níveis de cortisol causando uma concentração sérica desse hormônio. Sendo assim, os docentes universitários são uma população frágil em relação a esse problema, pois são expostos a circunstâncias que propicia com maior facilidade desgastes físicos e mentais podendo impactar diretamente em sua atividade ocupacional.

Aspectos geradores de preocupação e estresse, como longas jornadas de trabalho, pela crescente precarização e intensificação ocupacional como docente, aliado a sua desvalorização, bem como dificuldades para transporte de materiais didáticos, ambientes inadequados, cansaço físico e emocional, dentre outras condições atuam como fortes fatores de riscos que acabam desencadeando alterações no processo do sono atingindo a saúde do trabalhador, tudo isso segue em contrapartida ao que é fundamentado nas leis trabalhistas.

As atividades desenvolvidas na docência do ensino superior exigem do profissional dedicação, tempo e paciência. Entretanto, na prática o que se têm são professores sobrecarregados, precisando preparar apresentação de aulas e conteúdos, elaborar atividades e corrigi-las, bem como preenchimento dos diários de classe, registro das frequências, orientar trabalhos de conclusão de curso, participar de eventos científicos e reuniões. Com isso, essa rotina exaustiva acaba interferindo diretamente na qualidade de sono, provocando o seu baixo desempenho em suas funções laborais.

Em decorrência das perturbações que afetam o dormir pelo acúmulo de trabalho presente na vida do docente, fazem com que esses percam a noção do tempo em suas atividades laborais e acabem exercendo sua função inclusive em horários que deveriam estar dormindo. Assim, favorecem alterações significativas com relação ao funcionamento físico, cognitivo, social e ocupacional, provocando a perda da qualidade de vida, diminuição do desempenho profissional, maior incidência de transtornos psiquiátricos, incentivando o aumento de morbidades, redução da expectativa de vida e um envelhecimento senil e precoce.

  1. PROBLEMA

Como a qualidade do sono repercute no rendimento acadêmico dos docentes universitários?  

  1. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

- Destacar quais as repercussões da qualidade do sono sobre o rendimento acadêmico de docentes universitários.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Estudar a fisiologia do sono;

- Discutir as causas de distúrbios do sono em docentes universitários;

- Identificar as principais repercussões da privação de sono na saúde do docente;

- Descrever medidas de prevenção e tratamento para distúrbios do sono.

  1. JUSTIFICATIVA

Na sociedade contemporânea, a presença de distúrbios do sono são queixas comuns da população, em especial, representada por episódios recorrentes de insônia aliados a sonolência diurna excessiva. Dentro dessa realidade, se encontram os docentes universitários que em decorrência das novas configurações encontradas no modelo de educação do ensino superior moldados por pressões capitalistas, estimulam o aumento da produtividade, gerando a fragmentação e precarização do trabalho docente.

Nessa perspectiva, estudos relacionados à temática têm sido recorrente no âmbito científico pela ampla interferência na saúde de muitos desses profissionais, que pelo cenário mercantilizado que tem caracterizado o ensino superior, acaba propiciando maiores sobrecargas e exigindo uma demanda de tempo maior para o cumprimento de atividades.

Portanto, estudar a fisiologia do sono e buscar discutir as causas de seus distúrbios em docentes universitários, identificando as principais repercussões da sua privação na saúde desses indivíduos, é de grande importância, pois além de enriquecer o campo científico, proporciona uma reflexão acerca da abordagem incentivando mudanças que promovam uma melhor qualidade de vida desses profissionais.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

O sono é uma necessidade básica para manutenção da vida, pois se trata de um estado que mantém o organismo humano parcialmente e de forma temporária sem contato com estressores ambientais, propiciando uma reorganização do ritmo circadiano e dos ciclos rítmicos orgânicos e temporais (FREITAS, et al. 2019). Em decorrência disso, esse momento é considerado como uma função biológica de extrema importância para restauração de funções mentais e físicas (BORGES; ALVES; GUIMARÃES, 2021).

O ciclo circadiano se refere a uma das categorias dos ritmos biológicos que segundo o artigo de Freitas (2019) ocorre em um período de 24 horas. Logo, a capacidade do indivíduo de adequar seu ciclo de sono vigília ao ciclo noite-dia da terra sofrem interferências de fatores internos e externos. Portanto, esse é um dos mecanismos que possibilita a sincronização do ambiente com o metabolismo e os relógios biológicos com o intuito de manter a homeostasia corporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com