TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção: Estresse e Qualidade de Vida na Ação Docente

Por:   •  4/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  5.474 Palavras (22 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE[pic 1][pic 2]

ESCOLA DE ENFERMAGEM - SEDIS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE

JOELMA BENTO DA SILVA

Projeto de Intervenção: Redução do Estresse e Melhoria da Qualidade de Vida na Ação Docente

LAGES/RN

2014[pic 3]

[pic 4][pic 5]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

ESCOLA DE ENFERMAGEM - SEDIS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE

JOELMA BENTO DA SILVA

Projeto de Intervenção: Redução do Estresse e Melhoria da Qualidade de Vida na Ação Docente

Projeto de intervenção apresentado à Especialização em Gestão em Saúde, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como um dos pré-requisitos para conclusão da Especialização em Gestão em Saúde (CGES)

                                                    Orientador: Rosires Magáli Bezerra de Barros

                                                LAGES/RN

2014[pic 6]

[pic 7]

SUMÁRIO[pic 8]

1. RESUMO        3

2-INTRODUÇÃO        4

2.1- Contextualizando o problema do projeto de intervenção        5

2.2- Reformas educacionais: avanços e consequências na prática docente.        6

2.3- Fatores Estressores no Processo do Trabalho Docente.        7

2.4- Qualidade de vida e o trabalho docente contemporâneo............................8 

3. OBJETIVOS        10

3.1 Objetivo Geral:        10

3.2 Objetivos Específicos        10

4. METODOLOGIA        11

4.1 Caracterizando o município de Parnamirim        11

4.1.2 Caracterizando o cenário de atuação        12

4.1.3 Caracterizando o público alvo        13

4.2 Elementos do plano de intervenção        14

4.3 Fragilidades e oportunidades        16

4.4  Processo de avaliação        17

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

6- REFERÊNCIAS        19

7. APÊNDICE        21

7.1 Cronograma das ações        21

7.2-Orçamento        21

1. RESUMO[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

No atual contexto educacional muitas alterações vêm ocorrendo no campo do trabalho docente. São mudanças bastante perceptíveis nas relações de trabalho dos educadores, influenciadas, principalmente, pelos avanços nos campos tecnológico, econômico, social, político e demográfico. Mudanças estas que afetam diretamente a qualidade de vida dos professores. Considerando a temática da qualidade de vida como fator relevante na atualidade, e de acordo com os diversos trabalhos na literatura sobre o tema, percebe-se que ser professor é uma das profissões mais estressantes das ultimas décadas. Neste sentido este projeto de intervenção objetiva desenvolver um programa de qualidade de vida para os professores do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Limirio Cardoso D´avila, no intuito de orientá-los na detecção e prevenção do estresse, bem como propor técnicas para lidar com situações estressantes em sua prática laboral. Os procedimentos metodológicos necessários à realização deste trabalho partem da abordagem qualitativa, com uso de referencial bibliográfico, visando compreender efetivamente o processo de adoecimento dos professores e os fatores estressores que afetam sua qualidade de vida. A escolha por uma abordagem qualitativa se justifica pelo fato deste tipo de trabalho, ser uma metodologia utilizada para compreender a complexidade de determinado problema, analisar, pontuar e contribuir no processo de mudança. Para a materialização deste projeto serão estabelecidas três fases, onde a primeira compreende o momento de mobilização institucional para a realização do projeto, a segunda fase corresponde a execução do plano de ação e a terceira fase visa o acompanhamento e avaliação das ações. É perceptível que o professor configura-se como elemento de fundamental importância para o processo educacional, e assim torna-se necessário que esteja com sua saúde em perfeitas condições para que não só possa contribuir no processo de trabalho, mas que também possa colaborar no processo de construção de uma melhor qualidade de vida.

Palavras Chaves: Trabalho Docente, Fatores Estressores, Qualidade de Vida.

[pic 14]

2-INTRODUÇÃO

Atualmente, muitas alterações vêm ocorrendo no campo do trabalho docente. São mudanças bastante perceptíveis nas relações de trabalho dos educadores, influenciadas, principalmente, pelos avanços nos campos tecnológico, econômico, social, político e demográfico. Mudanças estas que afetam diretamente a qualidade de vida dos professores.

Esse pensamento está em conformidade com as pesquisas de Branquinho (2010), as quais se constatam que a partir da década de 1980 existe consenso entre os pesquisadores de que a origem da maioria dos problemas enfrentados pelos docentes reside nas recentes transformações ocorridas no contexto social, político, cultural e econômico, bem como nas reformas educacionais implantadas nas últimas décadas. Como decorrência desses problemas, os principais efeitos são os transtornos psíquicos e físicos que tem afetado negativamente a qualidade de vida dos professores.

Ao longo da minha vida profissional como educadora pude constatar no cotidiano escolar uma grande pressão do dia-a-dia dos professores, aliada à longa jornada de trabalho que associada a outros fatores têm acarretado uma série de problemas na saúde física, mental e social desses profissionais. Esta constatação já vem sendo comprovada em diversas pesquisas sobre o tema, como por exemplo, a pesquisa realizada por Gasparini, Barreto e Assunção (2005), que teve como objetivo descrever o perfil de adoecimento dos professores, chegando a conclusão que os docentes têm mais risco de sofrimento psíquico quando comparados a outros grupos como médicos, comerciantes, engenheiros, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (198.8 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com