TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO SERIA A ZONA ALVO DE TREINAMENTO TENDO COMO REFERÊNCIA A FREQUÊNCIA CARDÍACA E POR QUÊ?

Por:   •  4/8/2020  •  Resenha  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

COMO SERIA A ZONA ALVO DE TREINAMENTO TENDO COMO REFERÊNCIA A FREQUÊNCIA CARDÍACA E POR QUÊ?

        Os exercícios de força ativam o metabolismo e aumentam a massa muscular. Os exercícios aeróbios ajudam a queimar gordura e no condicionamento cardiovascular. Para que a queima de gordura e o condicionamento cardiovascular tenham eficácia junto com os exercícios, deve haver um controle da frequência cardíaca durante os exercícios. Com este controle é possível estabelecer a Zona Alvo de Treinamento Individual (frequência cardíaca mínima e máxima durante o exercício).

        Para fazer a mensuração dos batimentos cardíacos pode se usar um relógio medidor digital ou fazer a mensuração dos batimentos cardíacos manualmente: deve ser tomada com os dedos indicador e médio abaixo da orelha antes, durante e após os exercícios.

        A Zona Alvo de Treinamento é delimitada pelos limites superior e inferior da frequência cardíaca durante o exercício. É definida pela existência de um limite mínimo de intensidade, para o exercício ser eficaz, e um limite máximo para boa tolerância. O limite superior também é estabelecido porque provoca acúmulo de ácido láctico que provoca desconforto e a fadiga. (FERNANDES, 2007)

CALCULE A ZONA ALVO DE TREINAMENTO

        Frequência Cardíaca Máxima (FCM) é o número máximo de batimentos que o coração pode atingir em um minuto de exercício. Alguns profissionais orientam que os batimentos cardíacos devam ficar entre 65% e 85% da FCM para não sobrecarregar o coração.

        Para calcular essa frequência é realizado da seguinte maneira: O índice é obtido subtraindo a idade de 220 e, depois, calculando as porcentagens do total. Por exemplo, se a pessoa tem 30 anos: 220 - 30 = 190. Caso as porcentagens pedidas sejam exatamente estas (65% e 85%), o resultado será: 190 x 65% = 123 batidas por minuto e 190 x 85% = 161 batidas por minuto. Esses são o número mínimo e máximo de batimentos cardíacos por minuto que a pessoa deve manter, ou seja, as zonas-alvo do treinamento. (EDITORA ESCALA, 2011)

REFERÊNCIA

EDITORA ESCALA.; Aprenda a Calcular a Frequência Cardíaca Máxima – 2011 – Disponível em: < http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/treino-sob-medida/aprenda-a-calcular-a-frequencia-cardiaca-maxima-fcm/1531#>. Acesso em: 01/06/15

FERNANDES, M.; Você Controla Sua Zona Alvo de Treinamento? – 2007 -  Disponível em: http://www.saudeesportiva.com.br/zona-alvo.php. Acesso em: 31/05/15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com