TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Clinico

Por:   •  16/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.499 Palavras (10 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

ANDRESSA GOMES DE LIMA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II CASO CLÍNICO: TORCICOLO MUSCULAR CONGÊNITO

ARIQUEMES - RO 2018

ANDRESSA GOMES DE LIMA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II CASO CLÍNICO: TORCICOLO MUSCULAR CONGÊNITO

Caso clínico de Estágio Supervisionado I do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente. Requisito parcial para avaliação.

Supervisão: Esp. Cristielle Joner; Esp. Luiz Fernando Schneider; Esp. Patrícia Caroline Santana.

ARIQUEMES - RO 2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        04

  1. DESCRIÇÃO DETALHADA DA PATOLOGIA E/OU PROCEDIMENTO        05

  1. DEFINIÇÃO        05
  2. ETIOLOGIA        05
  3. QUADRO CLÍNICO        06
  4. EXAMES COMPLEMENTARES E LABORATORIAIS        06
  5. DIAGNÓSTICO CLÍNICO        06
  6. TRATAMENTO CLÍNICO        07
  7. TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO        07
  1. APRESENTAÇÃO DO CASO CLÍNICO        08

  1. DESCRIÇÃO DO PACIENTE E O SEU DIAGNÓSTICO CLÍNICO        08
  2. AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA        09
  3. DIAGNÓSTICO CINÉTICO FUNCIONAL        09
  4. OBJETIVOS DO TRATAMENTO        09
  5. TRATAMENTO PROPOSTO        09
  6. PROGNÓSTICO FISIOTERAPÊUTICO        10
  7. DESCRIÇÃO DA EVOLUÇÃO GERAL DO PACIENTE        10

REFERÊNCIAS        11

INTRODUÇÃO

Torcicolo origina se do latim que a parti de duas palavras, tortus que significa torto e collum que significa pescoço. Torcicolo é a terceira anomalia congênita mais comum do sistema musculoesquelético. Provoca inclinação da cabeça por ser uma deformidade assimétrica ocasionada por encurtamento e fibrose unilateral do músculo esternocleidomastóideo (ECOM). Seu período de manifestação é geralmente no neonatal ou em lactantes (LANZA; GAZZOTTI; PALAZZIN, 2012).

O torcicolo Muscular Congênito (TMC) é a formação anormal da coluna cervical resultando em deformidade óssea. O TCM não pode ser notado precocemente, pode se notar quando o bebe tem quatro meses de idade, que é quando percebe uma protuberância no musculo nivelada com o ângulo da mandíbula, que fica aparente quando o bebê chora (POUNTNEY, 2008).

Sua etiologia não é esclarecida, porem é existente varias teorias para explicar as alterações que o TMC, como o traumatismo intrauterino ou perinatal (BASTOS et al., 2014).

O diagnóstico clínico é feito observando a postura com inclinação ipsilateral e rotação contralateral da cabeça, além das limitações nos movimentos do pescoço e elevação do ombro no lado do músculo encurtado. A palpação percebe um nódulo endurecido, não depressível, indolor e de aspecto fusiforme, que pode estar presente em cerca de 20% dos pacientes (LANZA; GAZZOTTI; PALAZZIN, 2012).

MacDonald dividiu em grupos os TMC distintos, sendo assim os torcicolos que apresentam uma tumefação do ECOM ficou no primeiro grupo, o segundo grupo são os torcicolos que apresentam encurtamento no ECOM sem apresentar massa palpável e o terceiro grupo são os torcicolos que apresentam massa palpável nem encurtamento no ECOM. Considerando três grupos ao total (ANGELES et al., 2015).

A criança com TMC prefere dormi com o lado afetado para baixo na posição prona, devido ao encurtamento muscular, provocando uma pressão assimétrica no crânio e no osso faciais em desenvolvimento, podendo causar um remodelamento nos ossos da face resultando em plagiocefalia ou hemihipoplagia facial (PAGNOSSIM et al., 2008).

No TMC abrange primariamente acontece uma degeneração fibrosa no musculo esternocleidomastoideo acontecendo um aparecimento nas primeiras semanas de vida de uma tumoração cervical, fazendo corpo com o musculo, podendo também aparecer apenas um endurecimento, de contornos mal delimitados do musculo esternocleidomastoideo que muitas vezes é acompanhado de um torcicolo com inclinação da cabeça para o lado desse endurecimento e desvio do queixo para o lado oposto (GABRIEL; ARATANHA; CUNHA, 2004).

No primeiro ano de vida 90 a 95% das crianças melhoram com o tratamento fisioterapêutico, e se o tratamento for iniciado antes dos seis meses é de 97% de melhoria. O tratamento tardio apodem apresentar dores crônicas ou escolioses cervicais e/ou torácicas.  O programa de tratamento fisioterapêutico incluem a família ou cuidadores domiciliares, pois é necessário a realização de exercícios diários para melhorar o TMC (PAGNOSSIM et al., 2008).

No tratamento fisioterapêutico para TMC, os principais objetivos são: melhorar a amplitude de movimento, prevenir deformidades faciais e cranianas, prevenir as alterações posturais e os desequilíbrios musculares. O tratamento inclui os alongamentos e posicionamento manual dos músculos da cervical, uso de órteses e aplicação de um programa ativo de estimulação (PEIXOTO; MEDEIROS, 2011).

O TMC é uma das doenças congênitas mais comuns da infância, levando à deformidade do pescoço da criança devido a uma contratura no ECOM, com sua etiologia ainda desconhecida, que quando não tratada precocemente, pode ocorrer deformidades, como assimetria facial, limitação funcional entre outras anormalidades.

  1. DESCRIÇÃO DETALHADA DA PATOLOGIA E/OU PROCEDIMENTO
  1. DEFINIÇÃO

Torcicolo muscular congênito (TMC) é um sinal clinico diagnosticado por uma postura da cabeça assimétrica, caracterizado por alterações no musculo esternocleidomastoideo resultando em rotação cervical e flexão lateral, causando uma inclinação da cabeça para o lado afetado e rotação para o lado contralateral. (BASTOS et al., 2014).

  1. ETIOLOGIA

A cabeça de crianças com TMC fica inclinada para o lado afetado do músculo e rodada para o lado oposto. A etiologia ainda é desconhecida e 1 de 250 recém-nascidos é  atingindo pela TMC. As hipótese sobre a etiologia é referente ao ocotraumatismo cervical, à obstrução venosa do esternocleidomastoideo, ao mal posicionamento intrauterino e à isquemia arterial com hipofluxo sanguíneo para o esternocleidomastoideo (PAGNOSSIM et al., 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com