TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Respiratório

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

O presente trabalho tem como tema o Sistema Respiratório Humano, uma vez que a respiração é uma das características essenciais dos seres humanos. Pois dependem do oxigênio como principal combustível químico para a sua sobrevivência. A função do Sistema Respiratório é de estabelecer ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, e em compensação servem como via de eliminação de gases residuais, que resultam de reações, sendo representados pelo gás carbônico.

Quando o ser humano inspira o ar, este por sua vez, entra pelas cavidades nasais e estas são revestidas por uma camada de células que protegem e produzem um muco que escorre continuamente para a garganta, onde é engolido juntamente com a saliva. O muco produzido pelas células umedece as vias respiratórias, além de funcionar como um filtro que retém as partículas sólidas e bactérias que se encontram suspensas no ar. Nas cavidades nasais ainda é possível encontrar células especializadas na percepção de odores.

Este sistema é composto por vias (tratos) respiratórias superiores e inferiores. Os tratos respiratórios superiores são constituídos por órgãos localizados fora da caixa torácica como: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia. Por sua vez o trato respiratório inferior compõe os órgãos localizados na cavidade da caixa torácica, ou seja, a parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleuras e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.

Há algum tempo, o Sistema Respiratório Humano vem sendo agredido por conta do uso desordenado de substâncias nocivas como o tabaco e o álcool. Atualmente os meios de comunicação proibiu a publicidade de propagandas sobre o tabaco, porém o álcool continua sendo motivo de muitas propagandas em veículos como a televisão. O álcool se utilizado também de forma indiscriminada gera sérios problemas ao funcionamento do Sistema Respiratório Humano.

Portanto o objetivo deste trabalho é de explicar e esclarecer como ocorre o funcionamento do Sistema Respiratório Humano, suas caraterísticas, e a prevenção de doenças que venham a ser desencadeadas através do mau uso de substâncias nocivas à saúde do ser humano.

A Respiração é uma forma que os seres vivos encontraram para realizar as funções vitais, e assim, manter a vida. Isso acontece porque a partir da respiração, obtém-se o gás oxigênio, que junto com os nutrientes chegam às células transportadas pelo sangue. No interior das células, através de um conjunto de reações gera-se a energia necessária para a realização de todas as atividades do organismo.

O Sistema Respiratório, é responsável pelo mecanismo de troca gasosa (hematose) com o ar atmosférico para garantir que a concentração do oxigênio seja mantida no sangue. Além de realizar as trocas gasosas, o sistema respiratório também auxilia na regulação da temperatura corporal e na manutenção do pH do sangue .

O Sistema Respiratório é constituído pelo nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, tranqueia, brônquios, e pulmões. E divide-se em duas porções principais que são: Porção Condutora (compreende o nariz, especificamente nariz externo e cavidade ou fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos, todos em boa parte revestidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com