TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Urinário

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.775 Palavras (12 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 12

Sistema Urinário

1) O sistema urinário é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. Quais as funções básicas que são desempenhadas por esse sistema? A quantidade e a composição da urina que será eliminada dependem de que?
Resposta: O sistema renal apresenta como funções básicas a realização da excreção da maior parte dos metabólitos, além de regular o volume e a osmolaridade plasmática. Também contribui na manutenção do equilíbrio ácido-base, contribuindo para a manutenção do meio interno. Portanto, a quantidade e a composição da urina que será eliminada dependem da regulação renal. Além disso, a quantidade de solutos e água da urina varia de acordo com o alimento ingerido. A composição da urina e do líquido extracelular difere, pois, enquanto 95% dos solutos do líquido extracelular são constituídos por íons, a urina possui altas concentrações de moléculas sem carga, principalmente ureia.

2) Explique como o sangue arterial entra nos rins. Cite a artéria renal, as artérias segmentares, as artérias interlobares, artérias arqueadas, cápsula glomerular ou de Bowman, os peritubulares, as veias interlobares e a veia renal.
Resposta: O sangue arterial entra nos rins através da artéria renal, que se subdivide em artérias segmentares; estas, por sua vez, subdividem-se em artérias interlobares e, então, em artérias arqueadas, que levam à formação das arteríolas aferentes. Na cápsula glomerular ou de Bowman (que estão ao redor dos glomérulos), cada uma das arteríolas aferentes forma os capilares glomerulares e, depois, os capilares eferentes, que formam, a seguir, novos capilares, os peritubulares e a vasa reta. O sangue é drenado para as veias interlobares e, então, para a veia renal. Esse arranjo de vasos sanguíneos é único.

 3) Explique como ocorre o controle do balanço de eletrólitos, a regulação do equilíbrio ácido-base, a conservação de nutrientes e a excreção de resíduos metabólicos.
Resposta: Realizado através de diferentes mecanismos de transporte tubular de íons, como o sódio, o hidrogênio, o potássio, o cloreto, o bicarbonato, o cálcio, o fósforo, o magnésio, entre outros. Regulação do equilíbrio ácido-base Os rins facilitam a excreção de produtos ácidos advindos do metabolismo, além da conservação de produtos básicos, realizado através da secreção tubular de íons hidrogênio e amônia e da reabsorção de bicarbonato, que regula sua concentração plasmática. Conservação de nutrientes O rim auxilia na conservação da glicose, aminoácidos e proteínas no organismo. Depois de serem filtradas nos glomérulos, essas substâncias são reabsorvidas pelos túbulos renais, retornando ao sangue. Excreção de resíduos metabólicos Realizada, principalmente, pela excreção renal de ureia, ácido úrico e creatinina. Participação na produção dos glóbulos vermelhos A eritropoetina é um hormônio que atua diretamente sobre os precursores dos glóbulos vermelhos da medula óssea. Os rins produzem esse hormônio.

 4) Quais as funções da excreção renal? Explique cada uma.
Resposta: Regulação do volume de água do organismo: São filtrados por dia 180 litros de plasma a partir dos 1600 litros de sangue que entram nos rins. No entanto, são eliminados apenas de 1 a 2 litros de urina. Isso ocorre devido à grande reabsorção de água nos túbulos renais. Esse mecanismo tem importante papel para a manutenção do volume do líquido extracelular.
Controle do balanço de eletrólitos: Realizado através de diferentes mecanismos de transporte tubular de íons, como o sódio, o hidrogênio, o potássio, o cloreto, o bicarbonato, o cálcio, o fósforo, o magnésio, entre outros.
Regulação do equilíbrio ácido-base: Os rins facilitam a excreção de produtos ácidos advindos do metabolismo, além da conservação de produtos básicos, realizado através da secreção tubular de íons hidrogênio e amônia e da reabsorção de bicarbonato, que regula sua concentração plasmática.
Conservação de nutrientes: O rim auxilia na conservação da glicose, aminoácidos e proteínas no organismo. Depois de serem filtradas nos glomérulos, essas substâncias são reabsorvidas pelos túbulos renais, retornando ao sangue.
Excreção de resíduos metabólicos: Realizada, principalmente, pela excreção renal de ureia, ácido úrico e creatinina.
Participação na produção dos glóbulos vermelhos: A eritropoetina é um hormônio que atua diretamente sobre os precursores dos glóbulos vermelhos da medula óssea. Os rins produzem esse hormônio.

5) Quais são os mecanismos de formação da urina? Explique cada um.
Resposta: Filtração Glomerular: Aproximadamente 20% do plasma que chega até os capilares glomerulares passam para a cápsula de Bowman pelo processo de ultrafiltração do plasma sanguíneo. A membrana glomerular é extremamente permeável à água e às moléculas pequenas. Em contrapartida, essa membrana é quase que completamente impermeável a moléculas de proteínas plasmáticas e às células do sangue.
Reabsorção e secreção Tubular: A reabsorção no epitélio tubular pode ser por reabsorção ativa, difusão passiva e osmose, lembrando que a reabsorção ativa, diferentemente da passiva e da osmose, ocorre com gasto energético,
Túbulo contornado proximal: É nessa porção do sistema tubular, no túbulo contornado proximal, que ocorre cerca de 60 – 80% da reabsorção de sódio, cloreto, potássio, bicarbonato, água, glicose, aminoácidos e ureia. Também ocorre a secreção de hidrogênio, amônia e outros ácidos orgânicos.
Alça de Henle: Esse segmento do sistema tubular do néfron divide-se em ramo descendente, delgado e ramo ascendente mais espesso. A função básica da alça de Henle é concentrar a urina, já que a região descendente é altamente permeável à água e com baixa permeabilidade ao sódio (soluto), enquanto o ramo ascendente é permeável ao soluto e impermeável à água.
Túbulo contornado distal: O túbulo contornado distal passa próximo ao glomérulo, sendo que a junção entre o túbulo distal e a arteríola aferente forma o aparelho justaglomerular. Na região de contato do túbulo eartéria, as células tubulares ficam mais densas, formando a mácula densa. Quando grandes concentrações de sódio e cloreto, por exemplo, entram no túbulo distal, a arteríola aferente contrai-se, controlando a quantidade de filtrado glomerular, que é formado no glomérulo. Essa região também sofre as ações iniciais de hormônios, como a aldosterona e o hormônio antidiurético (ADH) ou vasopressina, que participam do controle do volume e da osmolaridade da urina.
Túbulo Coletor: A reabsorção de sódio ao longo do tubo coletor continua, principalmente sob a ação da aldosterona. Sob a ação da ADH, ocorre a formação de urina concentrada devido ao aumento da permeabilidade à água. Portanto, no túbulo coletor, a reabsorção de água continua, podendo produzir urina hipertônica. A secreção passiva de potássio continua e a secreção eletrogênica de hidrogênio também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com