TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA - EXERCÍCIOS PROPRIOCEPTIVOS

Por:   •  9/4/2018  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

CARDOSO, Ulisses Fernando Ferreira. A importância dos exercícios proprioceptivos na prevenção de lesões do joelho no esporte. 15 p.

Ulisses Fernando Ferreira Cardoso é um acadêmico do 2º período de Educação Física da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – AGES, que escreveu o artigo resenhado, sob a orientação do professor Thiago Zago.

Disciplina: Cinesioterapia I

Curso: Fisioterapia

Gênero: Resenha crítica

Aluna: Rosiclei de Moura Lopes

Docente: Profª. Ms. Pérsia R. Menz

O presente artigo trata sobre a importância dos exercícios proprioceptivos designados à prevenção das lesões do joelho na prática esportiva, como forma de provar a redução de lesões após tais exercícios terem sido executados em algumas situações apresentadas no trabalho, situações essas, referentes a membros inferiores em esporte como futebol, basquetebol e voleibol. Não é necessário um conhecimento aprofundado no assunto para que se entenda, mas é preciso um entendimento técnico pelo menos.

Em seu trabalho, nas considerações finais o autor concluiu que o os exercícios diminui as lesões, ao mesmo tempo em que alertou que tais atividades podem ser incorporadas no dia-a-dia pelos educadores físicos. No entanto, alertou sobre o fato de a pesquisa não ter deixado claro sobre possíveis alterações fisiológica ou morfológica dos proprioceptores, pedindo ao leitor que se aprofunde mais no tema através de novas pesquisas e novas leituras.

Para sua pesquisa sobre o tema, o autor utilizou-se do método bibliográfico, ou seja, fez uma revisão bibliográfica sobre o tema e retirou de outros textos algumas ideias que considerou como importantes para a fundamentação teórica do seu trabalho.

Por se tratar de um texto elaborado por um aluno, sua escrita parece muito fácil, assim a leitura e de claro entendimento e pode ser indicado para qualquer leitor interessado em saber sobre a importância dos exercícios proprioceptivos na prevenção de lesões no joelho. No entanto é importante lembrar que o artigo não traz informações completas sobre o tema sendo necessária para isso, que o aluno ou interessado faça novas leituras sobre o assunto com o fim de se aprofundar no tema. A falta de informação sobre alterações fisiológica ou morfológica dos proprioceptores não parece um ponto negativo, já que este não era o foco principal do escritor no momento de elaborar seu artigo.

Diante do exposto o trabalho acadêmico lido e resenhado se faz necessário para os graduandos principalmente em Fisioterapia por trazer informações de suma importância para estes futuros profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com