TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica

Por:   •  17/2/2019  •  Resenha  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo Crítico Sistematizado n. 01

Discente:

Data da entrega:

Referência:  

ABREU, Eliziete Almeida deSANTOS, Jean Douglas Moura dos  and  VENTURA, Patrícia Lima. Analgesic effectiveness of the association of transcutaneous electrical nerve stimulation and cryotherapy for chronic low back pain. Rev. dor [online]. 2011, vol.12, n.1, pp.23-28. ISSN 1806-0013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-00132011000100006 Acesso em: 18 de dezembro de 2018.

 

Tema: TENS e crioterapia na dor lombar crônica

Síntese:

O estudo aborda a utilização da TENS e crioterapia de forma isolada e associada na dor lombar crônica. Acredita-se que a associação dos dois métodos potencialize o efeito analgésico, contudo há estudos relatando que a crioterapia diminuiria o efeito analgésico da TENS e vice-versa. Então, para entender a efetividade da TENS e crioterapia foi realizado um ensaio clínico, utilizando uma amostra de 6 mulheres com dor lombar crônica, com idade de 50 a 60 anos, com diagnóstico confirmado por exames e com intensidade dor igual ou acima de 5 na escala visual analógica (EVA). Utilizou-se o questionário de Owestry para avaliar a interferência da dor nas AVDs, antes e após a pesquisa. Foram excluídos pacientes sob uso de analgésicos, anti-inflamatórios e com alguma contraindicação. As pacientes foram dividas em 3 grupos:  TENS, crioterapia e analgésico. A técnica foi aplicada por 20 minutos, em 5 dias na semana, 1 sessão por dia. Além disso, todos as pacientes foram submetidas a cinesioterapia convencional, visando a melhor adesão ao tratamento. O teste de Kurskal-Wallis foi usado para comparar os níveis de dor entre os pacientes antes e após cada intervenção, comparar os níveis de dor entre grupos e comparar os níveis de diminuição da dor entre grupos. O teste de Wilcoxon foi utilizado para comparar os níveis de dordentro de cada grupo antes e depois de cada intervenção. A análise foi realizada no final da quinta sessão para verificar o nível de satisfação dos pacientes com as modalidades analgésicas. No grupo utilizando a crioterapia notou-se diferenças positivas em 7 itens do questionário, no grupo utilizando só a TENS houve diferenças positivas em 5 itens e no grupo que usou TENS e Crioterapia associados, obteve diferença positiva em 8 itens. No entanto, não houve diferença estatisticamente significante dos valores medianos entre os grupos, mostrando que nenhuma técnica analgésica foi melhor que a outra. Mesmo assim, ao comparar os escores da EVA final e inicial de cada grupo, foi possível notar que todos os métodos foram estatisticamente significantes no alívio da dor. Com relação ao tempo para o alcance da analgesia, o método associado foi mais rápido comparado a utilização somente da TENS. O estudo sugere que não há interação entre TENS e crioterapia quando associada para tratar a dor lombar crônica, no entanto a amostra de pacientes foi bem pequena. Assim, concluiu-se que a terapia combinada não apresentou nenhuma melhora significativa em comparação as outras modalidades isoladas, contudo, as 3 modalidades obtiverem efeito analgésico na dor lombar crônica, e as pacientes tiverem maior satisfação ao utilizar TENS e crioterapia associadas, do que somente usar a TENS.

Comentários críticos:

O estudo aborda de maneira clara e precisa como a TENS e crioterapia atua na dor lombar crônica, de forma isolada ou associada. Contudo, a amostra de pacientes foi bastante pequena, e o número de sessões durante a semana de aplicação da terapia poderia ser maior. A pesquisa deixa um viés ao utilizar também a cinesioterapia nessas pacientes, por que isso poderia gerar uma melhora ou piora da dor, e interferir na resposta das pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com