TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre RPG

Por:   •  4/5/2017  •  Resenha  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

ROSSI, Luciano Pavan; BRANDALIZE, Michelle; GOMES, Anna Raquel Silveira. Efeito agudo da técnica de reeducação postural global na postura de mulheres com encurtamento da cadeia muscular anterior. Fisioterapia em movimento(Impr.) vol.24 no.2 Curitiba Apr./June 2011.

Resenhado por:

O artigo de Luciano Pavan Rossi, Michelle Brandalize, Anna Raquel Silveira Gomes estuda como o RPG em mulheres com problemas de encurtamento de cadeia anterior pode ser melhorado ao ser trato pela técnica proposta em uma única sessão.

Foi feito uma avaliação antes e depois da técnica com um grupo de 20 mulheres jovens saudáveis e comparado com um grupo de 10 mulheres a qual não se submeteu ao tratamento. Foram excluídas as participantes que apresentavam dor ou patologia osteomioarticular.

As 20 mulheres que fizeram o tratamento de RPG durante 40 minutos foram submetidas a algumas técnicas posturais a qual a manutenção foi realizada por comando de voz para melhorar o alinhamento e correções posturais.

Foi trabalhado também a respiração do paciente de forma a qual o mesmo inspirava de forma suave e expirava de forma prolongada visando alongamento da cadeia inspiratória.

Sendo assim a técnica se mostrou eficaz em apenas uma sessão para melhorar o posicionamento da cabeça e ombro em apenas uma única sessão porem em outros seguimentos com tronco e pelve não ouve melhoras significativas nesse curto tempo.

No entanto essa proposta aplicada se torna um pouco duvidosa, pois mesmo tendo uma melhora não ouve tempo de haver uma memoria postural de longo prazo, podendo a mesma se torna ineficaz dentro de alguns dias depois de realizada. Pra garantir uma melhor condição o ideal seria que a mesma fosse aplicada por algum tempo.

Com base no que foi apresentado podemos recomendar o RPG para mulheres com pouco tempo disponível devido a eficaz proposta no tratamento em curto prazo.

Os autores são todos dos professores do paraná Luciano doutorando, Michelle mestre e Anna doutora.

Acadêmico da Universidade Católica do Espirito Santo.

Link do artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502011000200007&lang=pt

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com