TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo expandido sobre melasma

Por:   •  29/4/2022  •  Artigo  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

Tratamento de Melasma Facial

Palavras- chave: Melasma.  Hiperpigmentação.  Ácidos. Tratamentos

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O melasma é uma hiperpigmentação adquirida, caracterizada por manchas acastanhadas com intensidade pigmentar variável, em áreas fotoexpostas, mais frequente em face. É um dos problemas de pele mais comum entre as mulheres em idade fértil, porém pode afetar homens também. Possui influência hormonal, sendo mais comum em mulheres durante a gestação e em uso de anticoncepcionais. O principal fator causador é a exposição solar. A radiação UV é fator importante, implicado na peroxidação de lipídios na membrana celular, com liberação de radicais livres, que estimulariam os melanócitos (BOLANCA et al, 2008).

O tratamento do melasma tem como principal objetivo o clareamento das lesões e a prevenção e redução da área afetada, com o menor número possível de efeitos adversos (KIM et al, 2007) No tratamento do melasma são utilizados despigmentantes e antioxidantes tópicos e orais, peelings químicos, tecnologias como o microagulhamento robótico.

Os distúrbios relacionados à pele, como o melasma, incomodam e afetam a autoestima do paciente, podendo causar até patologias mais graves como depressão (ABDEL-HAFEZ et al., 2009).

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Estudo de revisão narrativa da literatura, que seguiu seis etapas para a elaboração: estabelecimento da questão norteadora e objetivos da pesquisa; definição de critérios de inclusão e exclusão; busca na literatura; análise e categorização dos estudos, apresentação e discussão dos resultados. A questão norteadora foi: Quais as evidências científicas disponíveis sobre: Melasma, hiperpigmentação, Ácidos e tratamentos. A busca foi realizada entre abril e junho de 2022 nas seguintes bases de dados eletrônicas: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. O ano das publicações ficou entre 2018 a 2021. A estratégia de busca e seleção dos artigos foi realizada utilizando o descritor “tratamento de melasma” cruzado com os descritores “Peeling” e “Ácido”. Para a seleção dos artigos, levou-se em consideração os critérios de inclusão: estudos que aplicaram o uso de ácidos e procedimentos para o tratamento de melasma, de caráter observacional, experimentais e ensaios clínicos randomizado, que atendessem a temática. Foram excluídos estudos dos artigos que não entrem dentro dos anos selecionados, que tratem de outras doenças faciais que não seja o Melasma, artigos incompletos, estudos de relato de experiência e revisões sistemáticas. Os dados obtidos foram apresentados descritivamente.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

.....

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

.....

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Isabela Frigério Guerra de; BRANDÃO, Byron José Figueiredo; Peeling de Cisteamina no tratamento para Melasma. BWS Journal. 2021 Abril; 4, e210400205: 1-8. Disponível em: file:///C:/Users/D%C3%A9bora%20Costa/Desktop/Peeling%20de%20Cisteamina%20no%20tratamento%20para%20Melasma.pdf. Acesso em 22 de abril de 2022.

CARDOSO, Gabriela Rodrigues; MACHADO, Vivian Ferreira Lima Scaranello. ABORDAGEM TERAPÊUTICA DO MELASMA. REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS APLICADAS DA FAIT. n. 2. Novembro, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/D%C3%A9bora%20Costa/Desktop/ABORDAGEM%20TERAP%C3%8AUTICA%20DO%20MELASMA.pdf. Acesso em 22 de Abril de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com