TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTES E ESCALAS PARA A AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO ESTÁTICO E DINÂMICO: REVISÃO DE LITERATURA

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.912 Palavras (20 Páginas)  •  1.497 Visualizações

Página 1 de 20

TESTES E ESCALAS PARA A AVALIAÇÃO DO

EQUILÍBRIO ESTÁTICO E DINÂMICO:

REVISÃO DE LITERATURA

JOANA FARIAS REIS

CURITIBA

2012

FACULDADE CIDADE VERDE

INSTITUTO BRASILEIRO DE THERAPIAS E ENSINO - IBRATE

FACULDADE CIDADE VERDE

INSTITUTO BRASILEIRO DE THERAPIAS E ENSINO - IBRATE

TESTES E ESCALAS PARA A AVALIAÇÃO DO

EQUILÍBRIO ESTÁTICO E DINÂMICO:

REVISÃO DE LITERATURA

Trabalho Final apresentado como requisito parcial à Conclusão do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Neurologia com ênfase em Neuropediatria, sob a orientação da Professora: Luciana Vieira Castilho-Weinert.

CURITIBA

2012

1

TESTES E ESCALAS PARA A AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO ESTÁTICO E DINÂMICO: REVISÃO DE LITERATURA

JOANA FARIAS REIS1, LUCIANA VIEIRA CASTILHO-WEINERT 2

Resumo

Contextualização: O equilíbrio corporal é a capacidade do ser humano de manter-se ereto ou executar movimentos de aceleração e rotação do corpo sem oscilação ou queda; é essencial requisito para o desenvolvimento de outras capacidades, para a manutenção da postura e para a funcionalidade do indivíduo. Objetivos: Realizar uma revisão de literatura sobre os testes/escalas que avaliam o equilíbrio corporal, tais como Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), o teste Timed up and go (TUG), o Exame Neurológico Evolutivo (ENE), a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e a Escala de Equilíbrio de Tinetti (Performance Mobility Assessment – POMA). Métodos: Foram realizadas pesquisas nas bases de dados SciELO, LILACS, PUBMED e BIREME, utilizando os termos: equilíbrio, escalas de equilíbrio e avaliação do equilíbrio, incluindo estudos publicados de 2003 a 2012. Discussão: Na EDM, o público-alvo são crianças de 2 a 11 anos, com provas para cada faixa etária, explicadas de maneira clara, que duram de 10 a 15 segundos. A EEB e o POMA são semelhantes, pois avaliam habilidades multifuncionais do indivíduo, podendo cada escala ser executada em 15 minutos. O ENE é composto por provas neurológicas tradicionais e avalia crianças de 3 a 7 anos, classificando apenas através do êxito ou fracasso. Já o TUG é um teste que avalia o equilíbrio estático e dinâmico do indivíduo em apenas 10 segundos. Conclusões: Concluiu-se que os testes/escalas analisados são de fácil manuseio e compreensão, baixo custo, tempo de execução reduzido e de domínio público. Entende-se que a avaliação do equilíbrio humano é fundamental, podendo facilitar tanto o diagnóstico quanto o prognóstico, auxiliando na prevenção e reabilitação do paciente. Sugere-se a utilização conjunta de instrumentos de avaliação para melhor avaliar o equilíbrio corporal.

Palavras-chave: Equilíbrio corporal, Testes, Escalas.

1 Fisioterapeuta (UNIVALI-SC), Aluna do Curso de Pós-graduação em Neurologia com ênfase em Neuropediatria do Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino - IBRATE.

2 Fisioterapeuta (PUC-PR), Doutora em Ciências (UTFPR), Docente da Universidade Federal do Paraná, Orientadora do Trabalho.

2

INTRODUÇÃO

O equilíbrio é básico para todo movimento e é definido como a habilidade de reagir a forças desestabilizadoras rapidamente e eficientemente a fim de ganhar novamente estabilidade por meio de ajustes posturais antes, durante e após movimentos voluntários e em resposta a perturbações externas. Mudanças no centro de massa requerem atividade coordenada de músculos de tornozelo, joelho, quadril e tronco para restabelecer forças e preservar o equilíbrio (1).

O equilíbrio corporal é a manutenção de uma postura particular do corpo com um mínimo de oscilação (equilíbrio estático) ou a manutenção da postura durante o desempenho de uma habilidade motora que tenda a perturbar a orientação do corpo (equilíbrio dinâmico)(2).

Para realizar as atividades da vida cotidiana é necessário que o indivíduo mantenha-se em equilíbrio na posição estática, ou durante os movimentos realizados em posição sentada ou bípede (3).

O equilíbrio é um processo complexo que envolve a recepção e a integração de estímulos sensoriais provenientes de três sistemas (somatossensorial, vestibular e visual) aliados ao planejamento e à execução do movimento para alcançar um objetivo, requerendo a postura ereta. O Sistema Nervoso Central (SNC) deve organizar as informações dos receptores sensoriais de todo o corpo antes que possa determinar a posição do corpo no espaço. Para tanto, é necessário que as informações periféricas dos sistemas somatossensorial, vestibular e visual estejam disponíveis para detectar o movimento e a posição do corpo no espaço em relação à gravidade e ao ambiente (4).

Uma infinidade de posturas é adotada pelo ser humano durante as Atividades de Vida Diária (AVD´s), durante o andar, o alcance de um objeto com as mãos, quando o indivíduo comunica-se ou alimenta-se, ou mesmo quando se decide ficar parado em pé, sentado ou deitado (5).

O objetivo do equilíbrio é manter a linha média quando forças internas e externas perturbam, e permitir extremidades livres. O equilíbrio é flexível e se adapta a déficits sensoriais, a mudanças na tarefa e no ambiente. Esta é uma habilidade motora altamente adaptável e não é constituída de reflexos imutáveis e de respostas fixas (1).

A perda da estabilidade que favorece o desequilíbrio estrutural de todo corpo faz com que o indivíduo perca parte da funcionalidade das AVD´s, ou seja, o mesmo irá apresentar dificuldades nas trocas posturais que é a base para as funções (3). Esta perda pode ocorrer

3

devido a doenças que acontecem em diferentes órgãos ou tecidos, as quais irão influenciar na função normal e determinar as manifestações clínicas, evolução e prognóstico (6).

As doenças acontecem por diversos motivos, podendo ser advindas de traumas, predisposição, fatores nutricionais, ambientais, genéticos ou até mesmo por causas desconhecidas ainda pela medicina. Algumas doenças, portanto, podem afetar o SNC, o sistema nervoso periférico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com