TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testes Ortopedicos

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 7

Teste de Ober: Avalia contratura do tensor da fáscia lata (trato iliotibial) Pcte: DL com o MI em contato com a maca em flexão de joelho e quadril; Fisio: abduz e estende passivamente. Positivo: O MI avaliado não aduzirá Obs: sinais neurológicos – comprometimento de n. femoral, dor sobre o trocante – suspeitar de bursite trocantérica.

Teste de Patrick/Fabere: Avalia: art. Quadril, sacroilíaca ou espasmo do iliopsoas Pcte DD (posição “4”): pé do MI testado fique sobre o joelho oposto (flex, abd e RE); Pode-se estabilizar a EIAS oposta com uma mão, e a outra mão no joelho empurrando-o para a maca, e assim testando a sacro-ilíaca.Positivo: Dor

Teste de discrepância anatômica: Discrepância verdadeira: DD; MMII afastados 20 cm; EIAS até maléolo medial ou maléolo lateral (1cm a 1,5 normal: mas pode causar sintomas).

Teste (sinal) de Trendelemburg: Avalia: estabilidade do quadril (abdutores estabilizar a pelve sobre o fêmur).Pcte: apoio unipodal Positivo: positivo se o quadril do lado não apoiado inclinar para baixo (fraqueza de glúteo médio ou instabilidade (ex. subluxação do quadril)

Teste de Thomas: Avalia:contratura em flexão do quadril Pcte: D.D., com os membros inferiores estendidos, e irá flexionar um joelho em direção ao peito Positivo: MI estendido apresentar uma flexão de joelho ou se o avaliador pressionar o MI e ocorrer uma aumento da lordose lombar TESTE DE THOMAS NORMAL:Observar que não há flexão da coxa que permanece apoiada na mesa durante essa manobra. TESTE DE THOMAS POSITIVO:Observar a flexão de quadril enquanto o paciente realiza a flexão do quadril oposto

Teste para o piriforme: Avalia: 15% da população o n. ciático passa  através do músculo piriforme – síndrome do piriforme Pcte em DL; quadril em flexão 60º e joelho flexonado; Fisio: estabiliza o quadril e com a outra mão, aplica uma força descendente  Positivo: dor no músculo ou irradiada nas nádegas - ciatalgia (obs: a RE resistida também pode gerar mesma sintomatologia).

JOELHO-TESTE DA GAVETA ANTERIOR Avalia a integridade do LCA Pcte em D.D., com um joelho flexionado 90º, e o pé apoiado na maca e fisio estabiliza o dorso do pé; fisio segura com ambas mãos por trás da tíbia e fíbula, e traciona anteriormente (pode ser sentado também) Positivo quando sentir um movimento excessivo da tíbia em relação ao fêmur.

TESTE DA GAVETA POSTERIOR:  Avalia a integridade do LCP Pcte: idem Teste do LCA – No entanto, irá empurrar a tíbia. Positivo: mvto excessivo da tíbia sobre o fêmur.

LACHMAN: Avalia: lesão do LCA Pcte D.D., com joelho flexionado 30º, e pé apoiado na maca e a coxa do fisio por cima do dorso do pé, o fisio irá tracionar com as duas mãos apoiadas na parte posterior da perna, e tracionar a tíbia sobre o fêmur Positivo:movimento excessivo da tíbia em relação ao fêmur, com ou sem dor.
PIVOT SHIFT:Avalia: lesão do LCA  (excelente para ruptura – lesao 3º grau) Pode ser ativo: pct sentado; Passivo: Pcte D.D. ou em pé., com uma semiflexão de 10º , o fisio irá segurar com uma mão o pé do paciente mantendo a perna elevada, fará uma rotação interna da tíbia sobre o fêmur aplicando com a outra mão um leve esforço em valgo, progredindo na flexão do joelho  Positivo: se o paciente sentir sensação de joelho cedendo

STRESS EM VALGO E VARO: Teste para avaliar a integridade dos ligamentos colateral medial (valgo) e colateral lateral (varo) (Grande variaçao): pcte em D.D. - o fisio fará uma pequena flexão 20º á 30º em um dos joelhos, e apoiando uma das mãos na perna, e com a outra na coxa faz o estresse em valgo e depois em varo positivo quando sentir dor e/ou frouxidão

APLEY COMPRESSÃO :Avalia: lesão meniscal (ou ligamentar) Pcte em D.V., com joelho flexionado 90º, fisio estabiliza o MI na maca e com as mãos no pé do paciente; e realiza compressão Positivo:dor na articulação  (lesão meniscal).

APLEY DISTRAÇÃO :Idem compressao. No entanto, realiza-se uma distraçaoPositivo: reduçao álgica – se houver dor/ou frouxidao: suspeita-se de lesao ligamentar

Avaliar lesão meniscal: Pcte D.D., fisio irá flexionar o joelho 120º, uma mão segurando a perna e a outra palpando a articulação (RE e RI), em seguida roda-lo internamente ou externamente e estende-lo, Positivo: crepitação na palpação e dor. RI= menisco lateral; RE= menisco medial.

APREENSÃO para Subluxação PatelarTeste :para avaliar se a patela esta propensa ao deslocamento lateral Paciente em D.D.; o fisio irá apoiar seus polegares na borda medial da patela tentando deslocá-la positivo se sentir a patela instável; pcte apreensivo

FAIRBANKS:Teste de apreensao de Fairbanks Avalia: luxaçao patelar Pcte DD, quadríceps relaxado; joelho FLEX 30º; Fisio empurra lentamente a patela lateralmente Positivo: sente que a patela vai deslocar (face apreensiva e contraçao do quadríceps)

SINAL DE CLARKE: Avalia: presença de condromalácia patelofemoral – disf. Patelofemoral Pcte em D.D., com a perna estendida, fisio irá comprimir o músculo quadríceps na parte distal (superior da patela), e solicita que o paciente faça uma contração isométrica do quadríceps Positivo:dor retropatelar;  não mantem contração

TRÍADE INFELIZ: Lesao do ligamento cruzado anterior, ligamento colateral medial e do menisco medial

TORNOZELO-SINAL DE GAVETA ANTERIOR E POSTERIOR do TORNOZELO-: Avaliar a estabilidade da articulação talocrural (gaveta anterior: principal - lesao do ligamento talofibular) Pcte em D.D; com a perna estendida, fisio estabiliza tíbia e fíbula;  traciona o tálus para frente ou  posteriormente na região tarsometatarseana.  Positivo:  dor ou fisio sentir folga acentuada (se adiciona inversao avalia melhor lig. Talofibular).

DIFERENCIAÇÃO de PÉ PLANO RÍGIDO e FLEXIVEL:Avalia: arco plantar longitudinal (rígido ou flexível)O avaliador observa o pé do paciente com e sem apoio de peso.Positivo quando o arco do pé estiver ausente em ambas as condições(pé plano rígido) e quando o arco estiver ausente somente no apoio(pé plano flexível).

THOMPSON:Teste para avaliar a ruptura do tendão calcâneo Paciente em D.V., com o joelho flexionado a 90º, o fisio deverá comprimir com as mãos o ventre muscular do tríceps sural Positivo se o tornozelo não realizar a flexão plantar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com