TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME COMO ESTRELAS NA TERRA – TODA CRIANÇA É ESPECIAL “DISLEXIA”

Por:   •  15/3/2017  •  Ensaio  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  3.605 Visualizações

Página 1 de 12

ANÁLISE DO FILME COMO ESTRELAS NA TERRA – TODA CRIANÇA É ESPECIAL

“DISLEXIA”

                     

  1. INTRODUÇÃO

Entender como aprendemos e o porquê de muitas pessoas inteligentes e, até, geniais experimentarem dificuldades paralelas em seu caminho do aprendizado, é um desafio que a Ciência vem desvendando ainda de forma vagarosa e no cotidiano, desde há muitos anos atrás com muitos estudos e pesquisas.

Para o sucesso dessas buscas a tecnologia tem sido ferramenta fundamental para trazer resultados favoráveis que tratam sobre a Dislexia. O entendimento do que é Dislexia, está diretamente vinculada ao entendimento do ser humano: de quem somos; do que é Memória e Pensamento- Pensamento e Linguagem; Importa ressaltar que a dislexia não é uma doença, senão um distúrbio genético e neurobiológico que independe da preguiça, da falta de atenção ou má alfabetização. De acordo com estudiosos a dislexia acontece por uma falta de ordem no caminho das informações, o que inibe o processo de entendimento das letras e, por sua vez, pode comprometer a escrita. Infelizmente, a dislexia ainda, é um problema para muitas pessoas que concebem de forma arcaica o conceito de que uma pessoa inteligente sabe tudo, e também é habilidosa em tudo o que faz.

É claro que os sintomas da dislexia variam de acordo com os diferentes graus do transtorno, mas a pessoa tem dificuldade para decodificar as letras do alfabeto e tudo o que é relacionado à leitura. O disléxico não consegue associar o símbolo gráfico e as letras ao som que eles representam.

O filme “Como Estrelas na Terra” é mostrado de forma muito intensa e serve para que possamos refletir que ter dislexia não torna uma pessoa deficiente, mas que é preciso que nós “possíveis normais” percebamos o disléxico como uma pessoa saudável e inteligente, porém com dificuldade acima do comum em aprender a ler.

O filme supracitado alerta para a necessidade de enxergar as inúmeras possibilidades de melhorar a vida de Ishaan Awasthi, uma criança com dislexia que sofre muito por ter dificuldades na escola e por ser incompreendido pela família. Mas, que ganhou o carinho e atenção de um professor que respeita e se interessa pelas suas dificuldades e foi o seu colaborador, mediador e companheiro para ajuda-lo a compreender e vivenciar seu crescimento e aprendizado.

2 DESENVOLVIENTO

2.1 SINAIS E SINTOMAS

É claro que os sintomas da dislexia variam de acordo com os diferentes graus do transtorno, mas a pessoa tem dificuldade para decodificar as letras do alfabeto e tudo o que é relacionado à leitura. O disléxico não consegue associar o símbolo gráfico e as letras ao som que eles representam.

De acordo com Lanhez e Nico (2002), a dislexia apresenta sinais e  sintomas diferenciados de outros distúrbios, sendo eles:

Desempenho inconstante; Demora na aquisição da leitura e da escrita; Lentidão nas tarefas de leitura e escrita, mas não nas orais; Dificuldade com os sons das palavras e, consequentemente, com a soletração; Escrita incorreta, com trocas, omissões, junções e aglutinações de fonemas; Dificuldade em associar o som ao símbolo; Dificuldade com a rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras); Discrepância entre as realizações acadêmicas, as habilidades linguísticas e o potencial cognitivo; Dificuldade em associações, como, por 46 exemplo; associar os rótulos aos seus produtos; Dificuldade para organização sequencial, por exemplo, as letras do alfabeto, os meses do ano, tabuada etc.; Dificuldade em nomear objetos, tarefas, etc.; Dificuldade em organizar-se com o tempo (hora), no espaço (antes e depois) e direção (direita e esquerda); Dificuldade em memorizar números de telefone, mensagens, fazer anotações, ou efetuar alguma tarefa que sobrecarregue a memória imediata; Dificuldade em organizar suas tarefas; Dificuldade com cálculos mentais; Desconforto ao tomar notas e/ou relutância para escrever; Persistência no mesmo erro, embora conte com ajuda profissional. (IANHEZ; NICO, 2002, p. 26-27).

Geralmente, o disléxico possui um QI normal ou até mesmo acima do normal. Quanto antes descobrir a dislexia, melhor será para evitar rótulos depreciativos ao portador, dificuldades com os colegas na escola, constrangimento no local de trabalho, problemas de relacionamento seja com amigos, parceiros ou familiares. Afinal, quantas vezes algum disléxico, por não saber a origem de seu problema, não soube argumentar contra críticas, ridicularizarão, zombaria onde trabalha ou estuda? O Filme “Como Estrelas na Terra” mostra claramente a discriminação e humilhação sofrida por Ishaan Awasthi na sua escola anterior ao internato, mostrando claramente a falta de informação e de habilidade para tratar de assunto tão especial, que deveria ser observado por profissionais para que o disléxico Ishaan Awasthi pudesse conviver com o seu distúrbio.

Na escola, Ishaan é dispersivo e encanta-se com um mundo que só ele vê. A mente criativa e prodigiosa do menino é ignorada pelos professores. Na sala de aula, os algarismos da prova adquirem vida e travam com ele, uma incrível batalha intergalática. Ishaan ignora os significados dos códigos, para ele o  mundo é de um colorido e de um ritmo bastante diferente do que vive na sala de aula. Ele se encanta com o vôo das borboletas, com os pássaros que alimentam os filhotes  e com os pingos da chuva nas poças d'água. (Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial – 2007) 

Como Ishaan existiram e existem muitos famosos disléxicos, e estes já fizeram ou fazem atividades que surpreendem e engradecem seus países e povos, como Ágatha Christie (escritora), Alexander Graham Bell (inventor), Albert Einstein (cientista), Antonny Hoppins (ator). Infelizmente muitos fecharam os olhos para os sinais e sintomas que Ishaan, no filme já citado, apresentou para tantos e apenas um professor conseguiu perceber seu pedido de ajuda.

 Muitos autores escreveram belíssimos livros, pintaram quadros maravilhoso e  devolve a alegria e a autoconfiança. Posição equivocada que Howard Gardner aprofundou com excepcional mestria, em suas pesquisas e estudos registrados, especialmente, em sua obra Inteligências Múltiplos. Insight que ele transformou em pesquisa cientificamente comprovada, que o alçou à posição de um dos maiores educadores de todos os tempos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (159.5 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com