TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Por:   •  7/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Ariane Garrido da Silva

Nicácio Pivatto

Prof. Camila Cazarin

Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI

Biomedicina (BBI0353) - Seminário Interdisciplinar

07/12/20

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        É notório que, com o dia a dia atarefado da maioria das mulheres, principalmente as que assumem a função de provedoras e cuidadoras da família, das tarefas de casa, do trabalho, dos estudos, cuidado com os filhos e outras atividades que as mesmas realizam, acaba sendo deixado de lado o cuidado com a própria saúde. Salienta-se que, na sua maioria, essas mulheres estão em condições de vulnerabilidade social, além de estarem inseridas em um grupo social-econômico baixo.

        Desta forma, como citado acima, a autora Marlise Matos (2002) confirma essa tese, onde afirma que na situação atual, em meio a pandemia, onde pressupõe-se que, às mulheres é predestinado o trabalho doméstico, a mesma também enfatiza o agravamento que essas situações cotidianas trazem em relação a saúde.

Em tempos de pandemia, esse desafio torna-se ainda mais assustador para que as mesmas busquem auxílio nos exames preventivos de diversas doenças, em realce o câncer de mama. A falta de informações concisas e a deterioração da condição financeira provocada pelo lockdown prejudicou demasiadamente a procura por auxílio médico, onde a mamografia destaca-se por ser um dos exames mais importantes e precisos para a saúde da mulher no diagnóstico precoce dessa doença.

A mamografia é o exame mais confiável para detectar o início de qualquer alteração das mamas, antes que o paciente ou o médico possam notá-las. Dado a frequência do câncer de mama a mamografia deve ser incluída como exame preventivo de rotina para todos os pacientes principalmente mulheres que façam parte do grupo de risco. Toda mulher acima de 40 anos deve submeter-se a mamografia preventiva pelo menos uma vez ao ano. O INCA recomenda para os pacientes no grupo de risco que se inicie pelo menos aos 35 anos. O Objetivo desse trabalho é demonstrar, através de revisão bibliográfica a importância do exame de mamografia e os principais recursos para a prevenção do câncer de mama. Concluiu-se que a prevenção do câncer de mama está diretamente ligada ao diagnóstico e rastreamento precoce e também quanto a disponibilidade do exame em redes públicas, onde através de campanhas uma quantidade maior de pacientes teriam acesso as informações e cuidados necessários para a prevenção (Azevedo, Gerótica e Sanches, 2016).

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de extrema importância que as mulheres, mesmo sem apresentar sintomas, com idade entre 50 a 69 anos façam o acompanhamento médico e realizem o exame de mamografia, pelo menos a cada dois anos. Através do exame de mamografia é possível diagnosticar precocemente o câncer de mama, sendo o maior aliado na saúde da mulher, tanto na prevenção, quanto na evolução da doença.

É importante discorrer e chamar a atenção sobre esse assunto importante e de extrema relevância à saúde feminina. Esperar um longo tempo para realizar esse tipo de exame pode trazer muitos riscos para a saúde das mulheres, em especial as que se encontram nessa condição social extremamente delicada.

Um fator importante, que faz com que os indivíduos deixem de procurar auxílio médico consiste na aflição devido ao excesso populacional nos locais de saúde, o que gera uma sensação de insegurança. Assim, essas situações geram preocupação somente com a contaminação, fazendo esquecer o verdadeiro problema de saúde pessoal, em função do risco de contágio, principalmente aos que se encaixam no grupo de risco. Ressalta-se que, o surgimento do câncer de mama e outras doenças não são ligadas diretamente ao surgimento e nem a solução de uma pandemia, seja a vivida atualmente (COVID-19) ou de quaisquer outras que possam surgir.

        Na atual pandemia, torna-se necessária uma conscientização ainda maior, em prol de que, o número de mulheres preocupadas com a saúde pessoal aumente progressivamente. A conscientização pode ser através de incentivos de empresas privadas, campanhas governamentais, anúncios ou propagandas em mídias acessíveis à população no geral, de forma a disseminar tais informações. Desta forma, torna-se possível o incentivo para prevenir a doença, de forma que aumente a busca e o volume na realização de exames de mamografia.

        Ainda nesse contexto de prevenção, pode-se citar que, de acordo com especialistas, realizar atividades físicas diárias, diminuir a ingestão de álcool, manter um peso adequado e largar a nicotina são atitudes que melhoram a qualidade de vida. Desse modo, é importante sempre procurar manter e melhorar os hábitos de vida, de forma que, torná-los mais saudáveis contribuirá com a possibilidade de diminuir o surgimento de doenças.

Segundo Scheliga (2019), com hábitos saudáveis o indivíduo se afasta de fatores etiológicos conhecidamente relacionados ao desenvolvimento de câncer, como fumo e álcool. A obesidade, que de fato pode ser combatida com a combinação de dieta adequada e prática de exercícios físicos, é reconhecidamente um fator etiológico de determinadas neoplasias malignas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com