TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO HUTCHINSON BRASILAUTOMOTIVE

Por:   •  9/4/2021  •  Dissertação  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Em um dos episódios da série Grays Anatomy, os personagens, cirurgiões gerais Drs. Richard Webber e Miranda Bailey recebem ajuda de outro especialista durante uma complicação na sua cirurgia através de uma transmissão ao vivo que estava a ser realizada. Saindo do viés da ficção, tal situação se faz possível por meio da evolução tecnológica que na realidade brasileira pode proporcionar o acesso facilitado aos recursos da saúde e garantir a segurança dos seus profissionais.

Convém ressaltar, a princípio que a telemedicina não corresponde a substituição do presencial pelo virtual e sim, fornece acessibilidade, acompanhamento e conforto aos pacientes. A população brasileira sofre constantemente com os problemas de superlotação e de escassez de recursos da saúde publica que os colocam em situações humilhantes a espera de suporte medico. Com o atendimento remoto não será necessário o deslocamento até uma consulta ou soluções de dúvidas. No SUS, a Teleconsulta conseguiu reduzir 47% da lista de espera, indo de 170 mil para 90 mil pacientes, com o programa de Telessaúde do Rio Grande do Sul.

Ademais, cabe evidenciar que mesmo com o avanço da medicina existe uma carência de integração de dados na área da saúde. Muitas vezes os profissionais de saúde não possuem o histórico completo do paciente, e os médicos envolvidos no tratamento não se comunicam, o que pode causar negligencia e demora num diagnóstico preciso. Giamberardino Filho, primeiro Vice-presidente da CFM (Conselho Federal dos Médicos) fala no seu depoimento sobre a possibilidade de propiciar a implementação de centros que tenham bastante conhecimento, como centros universitários, para que se consiga fazer redes nas quais os problemas possam ser discutidos entre equipes médicas a distância, economizando tempo e recursos.

Em síntese, concerne ao Ministério da Saúde em parceria com CFM estabelecer normas e limites na aprovação definitiva da Telemedicina, visando diminuir a demora na fila de espera do SUS e melhorar o acesso a assistência medica da população. Também é necessário a criação de plataformas seguras e exclusivas para a realização do programa de Teleconsultas, garantindo a proteção de dados pessoais. Cabe também aos profissionais da saúde se dedicarem ao processo de integração de dados e se comunicarem entre si, firmando a proposta de compartilhamento de conhecimento para uma atuação eficaz. Assim, como na série, o Brasil poderá salvar vidas por meio da tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (23.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com