TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO

Trabalho Universitário: ESTUDO DE CASO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO

Histórico do Lar dos Idosos Fabiano de Cristo

O Lar dos Idosos Fabiano de Cristo, localiza-se à Rua João Rodrigues, 67, Centro, na cidade de Senhor do Bonfim, no Estado da Bahia, na região semi-árida do nordeste do Estado. Nossa cidade conta com uma população de aproximadamente setenta mil habitantes. Ele teve sua fundação em 1973 e tem como entidade mantenedora o Centro Espírita Discípulos de Jesus fundado em 06 de agosto de 1946, suas instalações encontra-se anexas às do Centro Espírita, onde oportuniza aos idosos carentes da microrregião de Senhor de Bonfim em regime de residentes cuidados, atenção e respeito ( independente da religião que professam), a entidade não possui nenhum cunho lucrativo.

Nossa visão fundamenta-se na melhoria da qualidade de vida de todos os assistidos, favorecendo aos mesmos a sensação de viverem em um Lar aconchegante e acolhedor.

Seu quadro funcional é composto por 10 funcionários, sendo 1 médico que faz visita quando é acionado, 3 serviços gerais, 4 cuidadores que se revezam por turnos e cronogramas feitos pela coordenação que é composto por 2 funcionarios, atualmente no Lar dos Idosos mantemos 23(vinte e três) idosos internos.

O presente trabalho aborda um estudo de caso sobre o estagio ja visto entre os alunos, logo foi escolhido o Lar dos Idosos Fabiano de Cristo, tendo como objetivo compreender a satisfação no ambiente de trabalho bem como o grau de motivação dos funcionários. O estudo de caso se resume na aplicação de pesquisa de clima organizacional em determinados grupos no Lar dos Idosos Fabiano de Cristo situado no município de Senhor do Bonfim no Estado da Bahia. O resultado permitiu diagnosticar os problemas que o Lar enfrenta no que se diz respeito ao clima organizacional, além de se tornar uma ferramenta eficaz para auxiliar no processo decisório da instituição.

A avaliação da qualidade dos serviços oferecidos e a aferição do grau de satisfação dos clientes/pacientes podem servir como referencial para uma reestruturação oragnizacional e alocação correta dos recursos disponiveis que, nos tempos atuais, sao escassos em qualquer tipo de organização.

“Ao longo dos anos fomos percebendo que as dificuldades enfrentadas agravaram-se devido as transições econômicas porque passou nosso país, e o ‘’Lar’’ teve também uma ampliação dos seus problemas de natureza material, possuímos uma estrutura física inadequada, o que dificulta a execução de um trabalho digno e eficaz. Somos sabedores que apenas boa vontade e a dedicação que possuímos, não é capaz de oferecer um ambiente acolhedor e descente para que os idosos possam ser atendidos em todas as suas necessidades, mas inúmeras foram as tentativas que já realizamos, infelizmente por muitas vezes, recebemos respostas negativas , mais nenhuma delas nos impediu de darmos continuidade ao trabalho que precisa ser desenvolvido.

Sabemos que existe enorme distância entre conhecer e agir. Ou seja, ter consciência sobre determinado problema não é suficiente para haver uma atitude sobre o mesmo. Para a ação, são imprescindíveis, a sensibilização, motivação e autodeterminação.

Por entendermos que motivação e autodeterminação são processos subjetivos, pessoais e individuais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com