TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Trabalho Escolar: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 6

O paciente com diagnostico de cirrose hepática.

A cirrose hepática é uma condição ocasionada por certas doenças crônicas do fígado ou etilismos crônico, que provocam a formação de tecido de cicatrização e dano permanente ao fígado. O tecido cicatricial que se forma na cirrose hepática danifica a estrutura do fígado, bloqueando o fluxo de sangue através do órgão. A perda do tecido hepático normal diminui a capacidade que tem o fígado de processar nutrientes, hormônios, fármacos e toxinas. Também diminui a capacidade do fígado para produzir proteínas e outras substâncias (CAMPOS, 2011).

Para Vargas e França (2007), o enfermeiro presta cuidados integrais e contínuos ao indivíduo, desde seu estado mais estável ao mais crítico, julga-se relevante a utilização de um método que lhe permita dispensar assistência mais qualificada e organizar suas ações. Este método, conhecido como Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), é utilizado através do Processo de Enfermagem (PE).

Durante o desenvolvimento do plano de cuidados de enfermagem para paciente com cirrose hepática, deve-se ter em mente que há necessidade de se criar, primeiramente, um ambiente em que o cliente sinta-se seguro e à vontade para se expressar. Lidar com o um portador de doença crônica, exige do enfermeiro domínio de conhecimento, postura e comunicação, instrumentos estes que, associados à criatividade e dinamicidade, permitem a formação de um elo de confiança entre o enfermeiro e o paciente, favorecendo a abordagem terapêutica (VARGAS; FRANÇA, 2007).

Segundo Vargas e França (2007), hoje se encontram um sério problema relacionado à adesão ao tratamento das doenças crônicas, por ser uma terapêutica de longa duração e exigir do indivíduo mudanças no estilo de vida, o que no caso do nosso cliente, a abolição do hábito de etilísmo.

O histórico de enfermagem enfoca o início dos sintomas e a história dos fatores precipitantes, principalmente o abuso de álcool por longo prazo, bem como a ingestão nutricional e as alterações nos estados físico e mental do paciente. Os padrões atuais e pregressos do uso de álcool pelo paciente (duração e quantidade) são avaliados e registrados. Também é importante registrar qualquer exposição a agentes tóxicos encontrados no local de trabalho ou durante as atividades de lazer (SMELTZER et al, 2009).

A partir deste trabalho iremos:

•Planejar cuidados ao cliente com cirrose hepatica;

•Aprofundar e aplicar conhecimentos teórico-práticos

Na criação do plano de cuidados utilizamos uma metodologia com base na consulta da situação clínica do cliente, observação, avaliação e cuidados do mesmo.

IDENTIFICAÇÃO:

Nome: J.S.J.; Idade: 53 anos; Sexo: Masculino; Cor: Parda; Escolaridade: Ensino fundamental incompleto; Profissão: Auxiliar de serviços gerais; Estado civil: Casado; Naturalidade: Espinosa-MG; Religião: Católico.

HISTÓRICO:

Paciente do sexo masculino, oriundo de Espinosa-MG, casado, pai de três filhos, mora com a esposa e filhos em casa própria de alvenaria, com 6 cômodos, provida de saneamento básico e luz elétrica. Possui hipertensão arterial há dezoito anos e cirrose hepática há cinco meses. Em uso domiciliar de Captopril 25mg 2x/dia e Aldactone 25mg/dia. Relata não estar usando a medicação há alguns dias.

Pai falecido de insuficiência cardíaca. Relata ter sido tabagista por 20 anos com uso diário de 20 cigarros, mas não fuma há dez anos; etilista há 40 anos, refere ingestão de cerca de um litro/dia de "conhaque e cachaça 51". Faz 2 refeições ao dia (almoço e jantar), relata comer pouco legumes e frutas; não se alimenta em alguns dias devido ao uso excessivo de álcool. Refere dormir muito durante o dia e pouco durante a noite.

Deu entrada no Pronto Socorro do Hospital Aroldo tourinho no dia 16 de setembro de 2011, apresentando quadro clínico de icterícia e prurido generalizados, distensão e desconforto abdominais, gastrite crônica, dispnéia, anorexia, náusea, edema em membros inferiores, sinais estes que tiveram início há cerca de cinqüenta dias e, desde então, têm progredido. Relata ter sido internado há oito meses atrás neste hospital por uma crise hipertensiva, intoxicação alcoólica e cirrose hepática.

Durante a internação o paciente estava sobre terapia medicamentosa com: Captopril 25mg 2x/dia, Furosemida 40mg, 12/12h, Aldactone 25mg 1x/dia, Rocefin 2g 1x/dia e Gentamicina 80 mg 8/8h.

EXAME FÍSICO

GERAL: Consciente e orientado, com períodos de alucinações, comunicativo e cooperativo. Deambulando pouco e com auxílio, marcha lenta.

CABEÇA: Cabelos bem implantados, pupilas isocóricas fotorreativas, conjuntiva hipocorada, pavilhão auricular bem implantado ainda com presença de sujidade e sem demais alterações, narina com sujidade,

TÓRAX: tórax simétrico, expansibilidade simétrica diminuída, respiração espontânea, superficial, com auxílio de O2 úmido a 4litros/min. por cânula nasal, murmúrios vesiculares fisiológicos. Aparelho Cardiovascular: sem alterações perceptíveis.

ABDOME: Ruídos hidro-aéreos diminuídos, à percussão presença de som timpânico, à palpação ausência de massas palpáveis sem demais alterações. ascítico, vasos sangüíneos proeminentes, tenso, palpação do fígado impossibilitada pela ascite, RHA diminuídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com