TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  2.498 Palavras (10 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 10

1. CONSULTA DE ENFERMAGEM:

1.1. Identificação:

M.C.G. tem 75 anos e do sexo feminino de cor branca, viúva tem 4 filhos, ela e analfabeta e aposentada de religião católica; natural de Aparecida de Goiânia é Brasileira e procedente do município de Abadia de Goiás.

1.2. Expectativas e percepções: Tem grande preocupação de não andar mais e de ficar cega.

1.3. Necessidades básicas: Acorda diversas vezes durante à noite, dorme de 01:00hs da madrugada até as 06:00hs da manhã porém repõe seu sono durante o dia.

Não pratica exercícios físicos se alimenta mal, queixa falta de apetite, reclama dores intensas no estômago, principalmente quando come comidas pesadas, almoça as 13:00hs e janta as 19:00hs, se hidrata bem, come diariamente: feijão, arroz, verduras cozidas e cruas, frutas, leite; apesar de não sentir apetite, informa mastigar e deglutir sem nem uma dificuldade.Evacua a cada 5 dias, as vezes tem que utilizar laxantes, tem emissão involuntária de urina e reclama nictúria.

Toma banho duas vezes ao dia, mas, pelo seu estado debilitado não consegue manter sua higiene pessoal efetiva e conseqüentemente os seus cuidados gerais necessários.Reside em casa própria que possui 3 quartos, sala, cozinha, 1 banheiro, a casa não e abastecida por esgoto tratado, possui água retirada do posso mesmo tendo água tratada abastecendo sua casa, o lixo e recolhido por caminhões devidamente apropriado fornecido pela prefeitura, a casa é abastecida por energia elétrica e possui um quintal pequeno e cimentado.Mora com a filha mais nova, genro e neto, pois, a mesma não tem condições de manter uma casa devido suas condições de saúde, não possui nem uma atividade profissional porque é aposentada.

Fumou durante 15 anos de sua vida, bebia cachaça todos os dias antes do almoço e jantar, foi imunizada do vírus da influenza; apesar de ter prótese dentaria removível, não tem ido ao odontologista. Já ao medico tem ido a miúdos devido a seu estado debilitado de saúde. 1.4.

Exame físico:

Pulso radial 75 e apical 74 com características normais, respiração 19, TA=140X110 mmHg, não fuma a 15 anos nem toma bebidas alcoólicas, não é alérgica a drogas e a alimentos.

Condições dos segmentos: pele integra, sem lesões, limpa, umidade normal, couro cabeludo não apresenta lesões, postura deitada, sentada e de pé normais e em perfeito estado.

Cavidade bucal com dentes limpos, sem maus hálitos usa prótese total na arcada dentaria inferior, usa óculos não tem a visão do olho direito, olho no qual apresenta sinais de catarata, músculos e rede venosa dos membros superiores em boas condições para administração de medicamentos por via parenteral já nos membros inferiores possui dificuldade de retorno venoso.

Queixas: referiu Ter dores no estômago, na articulação sinovial do membro inferior direito “joelho”, senti dificuldades para respirar, dores fortes na cabeça, além de esquecer as coisas constantemente.

Impressões do entrevistador: paciente tranqüila, falando somente o que é perguntado a mesma, mostra preocupação de não conseguir andar mais.

2. ANÁLISE INTEGRAL:

2.1. Aspectos Anatômicos:

Estômago, próximo a parte do piloro existe um afunilamento, houve distensão do músculo onde gera uma deformidade, esôfago e duodeno com aspectos normais, pulmão apresenta diversas calcificações onde forma lacunas de pontos necróticos “necrose caseosa”, tecido ósseo com bastante poros onde na região da coluna vertebral mostra sinais degenerativos, articulação sinovial sem presença de tecido cartilaginoso, pois, houve calcificação da mesma, região orbital direita com presença de elevação de parte da íris com pigmentação escurecida.

2.2 Aspectos Fisiopatológicos:

Hipertensão arterial: uma de suas causas pode ser pela diminuição do debito cardíaco, ocorre principalmente em pacientes obesos, pois, estes pacientes tem uma grande dificuldade de retorno venoso, com essa dificuldade de retorno venoso o coração deve bombear mais sangue para que possa chegar uma quantidade necessária no coração e continuar a circulação sistêmica, para que isso ocorra deve haver auxilio do sistema nervoso simpático, que juntamente com os barorrecepitores enviam informações para o bulbo que é localizado no tronco encefálico; bulbo este que ira secreta noradrenalina para os átrios e ventrículos; nos átrios, este estimulo de noradrenalina chega por um local especifico chamado nodo sinuatrial e nos ventrículos se ramifica pelas fibras de purking, com toda esta sistemática do sistema cardiovascular o coração ira conseguir bombear quantidade necessária de sangue para que haja uma boa circulação sistêmica, porém ira Ter o aumento exacerbado da pressão arterial, isso se deve principalmente pelo sedentarismo da paciente e obesidade da mesma que irá dificultar o retorno venoso, no sentido de pequena circulação para grande circulação.

Asma brônquica: ocorre devido fenômenos degenerativos nos músculos lisos que compõe os brônquios, neste caso especifico houve primeiro o comprometimento de parte dos bronquíolos, onde os processos degenerativos foram tão intensos que formaram lacunas calcificadas no tecido pulmonar, estas necroses do tecido pulmonar também chamadas de necroses caseosas, houve por tuberculose, que primeiramente comprometeu tecido pulmonar, bronquíolos e até alguns brônquios, estas necroses dificultam a hematose que deve ocorre de forma rápida, como não irá ocorrer de forma rápida justamente pelo estado que se encontra o pulmão isso irá gerar fadiga e posteriormente a dispnéia.

Osteoporose (osteopenia): ocorre principalmente em pacientes idosos, pois, os ossos depois de certo tempo diminuem a capacidade de reposição de cálcio, a forma que ocorre a reposição e da parte externa do osso para a parte interna, os osteócitos são as unidades funcionais dos ossos eles tem a função de fazer a reabsorção do cálcio e os osteoblastos tem a função de fazer a reposição do cálcio, então funciona da seguinte forma, os osteoblastos pegam o cálcio da corrente sangüínea e repõe na parte mais externa do osso, logo o osteocitos absorve o cálcio e se multiplicam, cada um processo de reposição e absorção o osteocito abrange mais internamente para o osso até chegar a parte mais interna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com