TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moscas causadoras de miiase

Por:   •  16/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 3

Moscas Causadoras de Miíases

  1. Família: Cuterebridae – Dermatobia hominis – Mosca do Berne

A larva da Dermatobia hominis parasita principalmente o bovino, o cão, o ovino, o caprino e o homem.

         As moscas adultas (macho e fêmea) realizam a cópula e logo a seguir a fêmea inicia a postura dos ovos. No momento de efetuar a postura dos ovos a Dermatobia hominis captura um inseto menor, de preferência hematófago, durante o vôo e sobre a região lateral do seu abdome deposita um número variável de ovos com opérculo voltado para trás. Os ovos ficam aderidos ao inseto veiculador (forético) graças a uma substância aglutinante.

        Depois de 5 a 12 dias as larvas de primeiro estágio (L1) já estão formadas no interior dos ovos, mas somente abandonam o ovo quando o inseto veiculador pousar sobre o corpo do hospedeiro de sangue quente. O calor e o CO2 emanado pelo hospedeiro estimulam a transferência da L1. Uma vez transferidas para o corpo do hospedeiro a L1 penetra na pele intacta e migra para o tecido subcutâneo, onde se alimenta e evolui para larva de segundo estágio (L2), que se alimenta e evolui para larva de terceiro estágio (L3).

        No local da penetração e desenvolvimento das larvas (L1 – L2 – L3) ocorre à formação de uma intumescência (nódulo parasitário) com uma abertura central para a respiração, conhecido popularmente como “berne”.

        As larvas maduras (L3) abandonam espontaneamente seu hospedeiro e caem no solo, penetrando na terra fofa proporcionando a formação da pupa. A mosca adulta emerge da pupa nas horas de maior calor. As moscas adultas (macho e fêmea) não se alimentam, pois apresentam o aparelho bucal atrofiado e vivem poucos dias (três dias) sendo encontradas nas florestas, bosques e matas próximos as pastagens.  

  1. Família: Calliphoridae – Cochliomyia hominivorax – Mosca da bicheira

A larva da Cochliomyia hominivorax parasitas os animais e o homem.

As larvas alimentam de tecido muscular e as moscas adultas de néctar das flores e secreção de feridas.

A fêmea de Cochliomyia hominivorax realiza uma única cópula durante a sua vida e realiza a postura dos ovos na margem dos ferimentos recentes na pele ou orifícios naturais dos animais de sangue quente. Os ovos são brancos e elípticos e liberam a larva de primeiro estágio (L1) que fixa nos tecidos do ferimento, iniciando a sua alimentação.

A larva de primeiro (L1) evolui para larva de segundo estágio (L2), que se alimenta e evolui para larva de terceiro estágio (L3). As larvas possuem enzimas proteolíticas responsáveis pela digestão dos tecidos, resultando na sua dilaceração. As lesões têm o seu tamanho aumentado e exalam um odor repulsivo, apresentando um grande número de larvas no seu interior, sendo popularmente conhecido como “bicheira”.    

As larvas maduras (L3) abandonam espontaneamente seu hospedeiro e caem no solo, penetrando na terra fofa proporcionando a formação da pupa. A mosca adulta (macho ou fêmea) emerge da pupa e realiza a cópula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com