TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA RESPIRATÓRIO

Por:   •  29/5/2021  •  Dissertação  •  4.119 Palavras (17 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 17

Giuliana Biezus – T21

SISTEMA RESPIRATÓRIO- aula 1

Conjunto respiratório é dividido em porções: vias aéreas superiores, nariz, faringe, laringe e traqueia (tudo que está acima da abertura do tórax) e vias aéreas inferiores, traqueia brônquios e pulmão (tudo que está na região da caixa do tórax).

Nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões que contribuem para que o sistema respiratório exerça sua função. O pulmão é o principal órgão respiratório.

A principal função desse sistema é transportar gases respiratórios, na inspiração (O2) e na expiração (CO2).

Entrou o oxigênio, tem trajeto a seguir, passando pelas vias aéreas superiores até inferiores, efetivamente alvéolos, onde irá acontecer a hematose pulmonar e a troca devolve o gás carbônico.

O sangue é um condutor de gases.

Os alvéolos são pontos revestidos de pequenos vasos, para que ocorra hematose. Estão sempre na periferia do pulmão.

Função:
Trocas gasosas
Defesa- tonsila faríngea (adenoide) faz barreira de proteção quando ar passa, por isso inflama quando há agente patógeno, fechando a passagem de ar. Tonsila palatina (amigdala) também é uma glândula de defesa que infecciona com agente patógeno. Vibrissas (pelos nasais) fazem barreira de defesa quando algo estranho entra na cavidade nasal (alergia e rinite). Cílios da traqueia, e bifurcação chamada Carina da traqueia é a última barreira de proteção antes dos brônquios, ela tem receptores de pressão então quando algo estranho chega temos espasmo da tosse ou espirro.
Regulação da temperatura- quanto maior o fluxo cardíaco, quanto maior a movimentação circulatória, mais o pulmão vai trabalhar, mais sangue vai chegar e gerar calor. Fumacinha quando está muito frio, a cavidade nasal é muito bem vascularizada, então entra ar frio e a cavidade nasal está quente.
Fonação- pregas vocais, laringe se movimenta através da tração da musculatura.
Manutenção do equilíbrio ácido- básico

Estruturalmente traqueia faz parte das vias aéreas superiores e inferiores com parte superior e parte inferior

Funcionalmente o sistema respiratório tem a função de condução e a função de respiração. Porção de condução há estruturas anatômicas que levam o ar até as trocas gasosas.
Porção de respiração é onde tem hematose.

Órgãos tubulares leva o O2 até o pulmão- nariz, faringe e laringe (não só aeríferos- participam de outras atividades), traqueia e brônquios (apenas aeríferos- só passa ar).

Nariz participa também do olfato; faringe participa do sistema digestório; laringe participa também da fala.

*anosmia (ausência de olfato) – covid19 – o nervo olfatório passa pela lamina crivosa e os filetes ficam suspensos, cheios de receptores de olfato que capta estímulos, a covid toma lugar dos receptores e não capta estimulo.

NARIZ

Tem sua contribuição pra parte condutora.

Participa da drenagem dos seios paranasais

Aquece umidifica o ar inspirado, filtra o ar e tem funções olfativas

Tem 3 características principais: ossos nasais (2) unidos por uma sutura internasal e o restante é constituído de cartilagem.

Essas cartilagens são divididas em alar maior, alar menor (essa faz fixação das narinas)

Tecido fibroadiposo alar (faz a curvatura das narinas)

Possui a região da raiz, dorso e ápice (ponta)

É um esqueleto ósseo- cartilaginoso

Parte óssea começa com os ossos nasais e tem uma abertura grande chamada piriforme, que determina o tamanho do nosso nariz (da cartilagem)

Cavidade nasal começa na região das narinas (ontem tem as vibrissas, as conchas e meatos nasais) e termina na parte posterior na região chamada coanas. Tem uma limitação nessa abertura. A partir das coanas há a nasofaringe

A cavidade nasal da direita pra esquerda não se comunica, tem o septo que divide, esse septo tem parte óssea e cartilaginosa. A parte óssea é formada pelo osso vômer e laminas perpendicular do osso etmoide, os dois se unem e formam o septo ósseo. Depois disso vem toda parte cartilaginosa. Essa condição de septo nasal permite que cada cavidade tenha sua dependência de passagem de ar.

Desvio de septo – é uma modificação do septo nasal, na parte cartilaginosa ou óssea. É fácil de ser arrumado. Há dificuldade pra respirar, pois compromete a passagem de ar.

Cavidade nasal é constituída de três conchas nasais e três meatos nasais. Concha nasal superior, media e inferior. Essas três conchas nasais são delimitadas por espaços entre elas, isso é chamado de meato, há o meato nasal superior, médio e inferior. As conchas nasais são cartilaginosas mas tem uma que é só óssea, revestida de mucosa e cartilagem, chamada de inferior.

A concha nasal tem todo revestimento mucoso, cartilaginoso, é ricamente vascularizada e faz aquecimento do ar.

Há abertura entre as conchas para fazem drenagem dos seios paranasais (espaços nos ossos). Meato nasal inferior vai receber o ducto naso-lacrimal que faz ligação da cavidade oftálmica pra cavidade nasal.

Esses ductos vão drenar as secreções dos seios que vão para os meatos. Os seios paranasais drenam toda vez que a gente tem rinite, sinusite; se enchem de muco.

Toda a parte da cavidade nasal tem delimitações a parte superior, anterior, posterior e assoalho. Na parte superior tem nervos olfatório. Anteriormente tem cartilagem alar maior. Assoalho é a maxila, região do palato.

Vestíbulo nasal- tem vibrissas (pelos nasais) captam os primeiros bloqueios. Logo depois vai passar pelas conchas e meatos, captado pelas partes olfatórias, e segue.

Mucosa da cavidade é muito vascularizada, é sede de hemorragia – epistaxe (sangramento nasal), rompimento de pequenos vasinhos

Anastomose arterial- artéria esfenopalatina, palatina maior, labial superior, formando uma área chamada de área de little. Essa área está na parte anterior, no septo.

Vascularização da cavidade nasal - Parte superior tem a artéria etmoidal anterior vem pra parte anterior e vai dar origem ao ramo nasal anterior lateral que liga a parte da cavidade alar. Emite ramos na parte medial e anstomosa na artéria esfenopalatina, se ramifica em artéria nasal posterior e anastomosa com todo mundo. Logo depois tem a etmoidal posterior que fica na região da concha nasal superior. A artéria esfenopalatina tem uma auxiliar chamada de artéria palatina maior que entra pelo forame incisivo, fazendo parte do assoalho. A artéria facial ajuda na região do vestíbulo (das vibrissas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (939.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com