TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Urinário

Por:   •  11/6/2019  •  Dissertação  •  3.968 Palavras (16 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 16

Sistema urinário

Remove produtos tóxicos da circulação sanguínea provenientes do metabolismo e elimina a urina do corpo. Também promove a conservação de sais, glicose, proteínas e água, assim como materiais adicionais que sejam essenciais para a manutenção de uma saúde adequada.

Através dessas funções os rins regulam a pressão sanguínea, a hemodinâmica e o equilíbrio ácido-básico do corpo.

A urina sai do rim pelos ureteres, chega à bexiga (órgão de armazenamento) e de lá sai através dos ureteres, que conduzem ao exterior do corpo.

Funções endócrinas dos rins: produção de renina, eritropoietina e prostaglandinas. Também convertem um precursor circulante de vitamina D em sua forma ativa.

Rim

Hilo renal – por onde entram e saem estruturas como artéria renal, veia renal, vasos linfáticos e ureter.

Estão situados retroperitonealmente na parede abdominal posterior.

Cálices menores 🡺cálices maiores 🡺pelve renal 🡺ureteres 🡺bexiga 🡺uretra

É revestido por uma delgada cápsula frouxamente aderida, formada principalmente por tecido conjuntivo denso não modelado, com ocasionais fibras elásticas e células musculares lisas.

É subdividido em:

Córtex renal (externo) – corpúsculos renais, túbulos contorcidos (formando o labirinto cortical) e os raios medulares (continuações corticais do parênquima localizado nas pirâmides).

Medula renal (interna) – pirâmides (separadas por colunas corticais), papilas (ápices das pirâmides), cálices menores, cálices maiores, pelve renal.

Unidade funcional: néfron e túbulo coletor

Túbulos uriníferos

É a unidade funcional do rim, uma estrutura enovelada que modifica o fluido que passa em seu interior para formar urina como produto final. Consiste em duas partes: o néfron e o túbulo coletor.

Diversos néfrons são drenados por um túbulo coletor e múltiplos túbulos se unem para formar ductos cada vez mais calibrosos, como os ductos de Berllini, que perfuram a papila renal na área crivosa.

São densamente compactados e, devido a isso, o estroma de tecido conjuntivo é escasso. O túbulo urinífero é de natureza epitelial e possui uma lâmina basal separando-o do tecido conjuntivo. Grande parte do conjuntivo é ocupado pela rica vascularização do rim.

Néfrons

Néfrons corticais: mais curtos, sua maior porção está situada no córtex (superficialmente ou na área intermediária deste) e não se estendem até regiões profundas na medula, possuindo uma alça de Henle mais curta.

Néfrons justamedulares: mais longos, cujo corpúsculo renal está localizado no córtex e túbulos estendidos profundamente na medula, possuem a alça de Henle maior, o que os aprofunda na medula.

Corpúsculo renal e seu glomérulo associado filtram o fluido advindo da corrente sanguínea. As porções tubulares (túbulo proximal, segmentos delgados da alça de henle e túbulo distal) modificam o filtrado para formar a urina.

Corpúsculo renal

Tufo de capilares (glomérulo) envolvido pela cápsula de Bowman.

O espaço de dentro da cápsula de bowman (espaço urinário ou espaço de bowman) possui um volume reduzido. O glomérulo está em íntimo contato com o folheto visceral (composto de células epiteliais modificadas – podócitos). A camada mais externa que envolve o espaço de bowman é composta por uma camada de células epiteliais pavimentosas (dispostas sobre uma delgada lâmina basal) – folheto parietal.

A região na qual os vasos que irrigam e drenam o glomérulo entram e saem é conhecida como pólo vascular, enquanto a região de continuação entre o corpúsculo renal e o túbulo proximal, que drena o espaço de bowman, é chamada de pólo urinário.

O glomérulo é irrigado por uma arteríola aferente e drenado pela arteríola eferente, que apresenta maior resistência ao fluxo sanguíneo, resultando em uma pressão capilar muito elevada dentro do glomérulo quando comparado a outros leitos capilares.

O filtrado que sai do glomérulo entra no espaço de bowman através da barreira de filtração (parede endotelial do capilar, lâmina basal e folheto visceral da cápsula de bowman, formado pelos podócitos).

Glomérulo

Composto de alças de capilares fenestrados (cujas células endoteliais são muito delgadas, exceto na região do núcleo; suas fenestras geralmente são cobertas por um diafragma) anastomosados originados de ramos da arteríola glomerular aferente. O tecido conjuntivo presente na arteríola aferente não penetra na cápsula de bowman, e as células normalmente presentes no tecido conjuntivo são substituídas por um tipo celular especializado conhecido como células mesangiais.

Células mesangiais extraglomerulares – localizadas no pólo vascular, relacionadas à filtragem e controle da atividade glomerular.

Células mesangiais intraglomerulares – semelhantes aos pericitos, situadas no interior do corpúsculo renal. São provavelmente fagocitárias e atuam na reabsorção da lâmina basal.

Essas células também podem ser contrateis, pois possuem receptores para moléculas vasoconstritoras como a angiotensina II e, dessa maneira podem reduzir o fluxo de sangue através do glomérulo. Além disso, estas células, juntamente com os podócitos e com a lâmina basal oferecem suporte físico aos capilares do glomérulo.

Lâmina basal: possui 3 camadas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com