TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sobre o filme S.O.S. Saúde

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  1.476 Visualizações

Página 1 de 3

Questões sobre o filme SOS Saúde

1. Como os médicos se posicionaram frente à proposta de universalização do sistema de saúde dos EUA? Que argumentos foram utilizados para justificar essa posição?

Resposta: Os médicos não gostaram, pois muitos tiveram medo. Lá o mercado de medicina, e as empresas farmacêuticas ganham muito dinheiro com os planos médicos, e na primeira oportunidade de cancelarem o plano de uma pessoa para poderem economizar o dinheiro que seria gasto com o seu tratamento elas o fazem. Fazer então um sistema universal de saúde levaria uma grande queda dos lucros da área da saúde.

2. Por que a proposta de universalização do sistema de saúde dos EUA não foi aprovada pelo Congresso Norte-Americano?

Resposta: Porque o S.M.A. não quis isso, então eles criaram uma gravação para as comunidades dos E.U.A. ouvirem, essa gravação foi feita por um ator conhecido, e falava sobre as "maldades" do sistema da medicina socializada, dizendo que estavam impondo o socialismo nas pessoas por meio da medicina, dizendo que os médicos perderiam sua liberdade, que os locais teriam muitos médicos; repassavam a mensagem que depois que o governo tirou a liberdade de uma área, assim seria com as outras áreas que tinham liberdade até então. Até chegar então ao socialismo.

3. O filme compara o sistema de saúde dos EUA com os sistemas de outros países (Canadá, Inglaterra, França e Cuba). Que aspectos são ressaltados no funcionamento do sistema de saúde de cada um desses países?

Resposta: Tanto Inglaterra, França e Cuba possuem um sistema universal de saúde e gratuito a todos. No Canadá os procedimentos são custeados pelo governo caso o cidadão não possa pagar. Na Inglaterra os custos de remédios são baixos, há também uma alta renumeração aos médicos, com programas de "recompensas". Na França, os médicos vão em casa, e as mães com pouca experiência, tem a ajuda de uma acompanhante a domicilio. Em Cuba, eles promovem um cuidado preventivo, e atenção especializada. Baixo custos dos medicamentos.

4. Que valores presentes em algumas sociedades são citados no filme para a constituição de sistemas gratuitos e universais de saúde?

Resposta: Nos Estados Unidos não existe sistema público de saúde como nos países. No sistema canadense, todo cidadão tem direito à saúde, gratuita e com qualidade. No sistema inglês, o acesso é garantido pelo Estado, e é gratuito. A pessoa pode ter acesso a diversas quantidades de medicamentos, sem que altere o valor da conta cobrada. A pessoa que não puder pagar passagem pode receber dinheiro para ela. No sistema francês tem o valor da solidariedade, a pessoa tem maiores acessos a medicamentos. Em Cuba, os médicos e enfermeiros acompanham bem de perto a família. Com procedimentos e serviços de promoção, prevenção, cura e reabilitação .

5. O Brasil, segundo a tendência mundial sofreu uma mudança no perfil das doenças e atualmente as doenças crônicas são apontadas como a principal causa de morte. De acordo com o filme, descreva qual país apresenta um sistema de saúde adequado para a realidade do Brasil e do mundo?

Resposta: O sistema de saúde de Cuba,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com