TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Utilização de Vestimentas de Proteção Radiológica

Por:   •  1/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

O artigo cientifico Utilização de vestimentas de proteção radiológica

para redução de dose absorvida: uma revisão integrativa da literatura, têm como objetivo demonstrar a importância dos equipamentos de segurança contra os raios ionizantes liberados nos processos radiológicos. Buscando assim informar ao leitor a importância das VRP’S (Vestimentas de proteção radiológicas), no qual seu uso é indispensável quando se trata de exposição a radiação.

Vimos que o uso de radiação ionizante vem crescendo nos últimos anos para fins de diagnósticos e terapias, no qual resultou em um aumento significativo na utilização da radiologia. A radiação se faz presente em várias áreas da saúde, sendo as mais conhecidas na mamografia, radioterapia, radiografia convencional, tomografia. Como também está presente na medicina nuclear, onde é utilizada para verificar a fisiologia dos órgãos e dos sistemas do corpo humano.

Sendo assim, é de conhecimento geral que a radiação em interação com o tecido humano pode gerar efeitos biológicos. Onde tais efeitos fora notados na época do descobrimento do raio-x, quando iniciou o surgimento de doenças na pele das pessoas expostas a radiação, levando os pesquisadores e cientistas a busca do fator decorrente.

Com o aumento das doenças e avanço das pesquisas, foi concluído que o uso de algumas vestimentas especiais, onde na sua maioria utiliza-se o chumbo, serviam de proteção contra as doses de radiação antes recebidas pelos profissionais e pacientes. Atualmente é a maneira mais simples, eficaz e de baixo custo para proteção do indivíduo que se expõe de forma prolongada a radiações ionizantes, é chamada de vestimentas de proteção radiológica (VRP). VRP’s são confundidos muitas vezes como EPI’s, onde difere-se de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na norma regulamentadora de número 6, quando é utilizado para proteção de corpo inteiro, incluído o tórax, como o uso dos aventais de chumbo.

De forma geral, esse estudo demonstra a importância da utilização das vestimentas de proteção radiológicas para que seja assim reduzida a exposição dos indivíduos que interage com a radiação. Traz de forma clara resultados de estudos onde esclarece a afirma a eficácia do uso das VPR’s.

REFERÊNCIAS

SORAES, F. A. P.; PEREIRA, A. G.; FLÔR, R. de C. Utilização de vestimentas de proteção radiológicas para redução de dose absorvida: uma revisão integrativa da literatura. Radiologia Brasileira, Mar/Abr, 44(2):97-103, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com