TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica

Por:   •  1/10/2015  •  Abstract  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 7

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica

Curso: MEDICINA                        

Professor:   VERA LUCIA ANSELMO NEVES

Nome do estudante: TAINÁ GABRIELA MARTINS        

Data: 16/09/15

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

No século XIX o capitalismo ascende e se firma através de revoluções, sendo que a revolução industrial é a mais  marcante pois divide em fases a hegemonia de países. A primeira revolução  industrial ocorreu na Inglaterra durante a transição dos séculos XVIII e XIX, consolidando-se  plenamente entre 1820 e 1830, tornando este país o centro do capitalismo mundial, dentre os fatores que contribuiram para isto estão: ordem geográfica - sua posição insular a preservou de guerras; econômica - seus recursos naturais (junto ao das suas colonias) foram essenciais para que a industrialização avançasse; política, social e cultural. A segunda revolução industrial, fim do século XIX, pela passagem da primeira guerra mundial e a concretização a partir de modelos fordistas e tayloristas como técnicas de produção, passando a hegemonia inglesa para a estadunidense.

Questão 2

A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e  citar as referências utilizadas para coletar as informações.  Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

A América Latina e o Caribe são as regiões que mais avançaram ao longo da última década na erradicação da fome, levando a região a cumprir com o Objetivo do Milênio um ano antes do fixado, em 2014.

De acordo com o relatório "Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2014", a região reduziu a proporção de pessoas subnutridas a de 15,3% em 1990 – 1992, para 6,1% no período entre 2012 – 2014. O que significa que a cifra de pessoas nesta situação caiu de 68,5 milhões, em 1992, para 37 milhões na atualidade.

“A América Latina e o Caribe são a região que concentra o maior número de países que conseguiram o Objetivo do Milênio relativo à fome. No total, 14 países atingiram a meta e outros três estão no caminho de consegui-lo antes de 2015”, disse a FAO em um comunicado.

O informe aponta que o crescimento econômico de boa parte dos países latino-americanos e caribenhos foi acompanhado por políticas sociais "muito ativas" para combater a fome, como programas de transferência condicionada de renda, de alimentação escolar e de apoio à agricultura familiar.

Hoje 21 países da região executam programas de transferência de renda, que dão apoio a mais de 120 milhões de pessoas vulneráveis. Veja agora mais sobre os dois países elegidos para a pesquisa.

Brasil

Em relação ao primeiro objetivo – Acabar com a fome e a miséria - o Brasil conseguiu reduzir a fome pela metade comparando como era em 1990 com 2002 e ainda conseguiu reduzir a porcentagem de pobres a ¼  da de 1990 em 2008. Essas conquistas  foram alcançadas graças a iniciativas como “Brasil sem miséria” e “Brasil carinhoso”. Importante ressaltar que, até 2012, a extrema pobreza já foi reduzida em 40%.

O segundo objetivo - educação básica e de qualidade para todos - em 2009 95,3% da população com  faixa etária de 7 a 14 anos freqüentava o ensino fundamental e, no mesmo ano, 75% dos jovens que haviam atingido a maioridade concluíram o ensino fundamental.

No que tange ao terceiro objetivo - igualdade entre os sexos e a valorização da mulher - meninas e mulheres já são maioria em todos os níveis de ensino, mas mesmo que tenha havido melhoria nos indicadores a desigualdade continua na política, no mercado de trabalho (ainda que a PEA feminina tenha passado de 44,4% em 2003 para 46,1% em 2011e o rendimento real médio das mulheres tenha crescido 24,9% entre 2003 e 2011). A violência domestica continua atingindo milhares de mulheres, o País conta com acordos para tentar enfrentar essa situação de forma satisfatória como o “pacto nacional pelo enfreamento a violência contra a mulher”. Ainda há muita coisa a ser melhorada, mas já temos uma presidente mulher, e apesar da magnitude disso esta sofre muita intolerância e preconceito por ser uma mulher no governo, provando que ainda temos vários problemas com igualdade entre os sexos apesar das claras melhoras.

O quarto objetivo – reduzir a taxa de mortalidade infantil – tem sido atingido, visto que  passou de 29.7 em 2000 para 15,6 em 2010 (taxa menor que a prevista para 2015 que era de 15,7). No mesmo contexto , a taxa de mortalidade de crianças abaixo de cinco anos apresentou queda de 65% entre 1990 e 2010 ..

Em relação ao quinto objetivo - melhoramento da saúde das gestantes - o Brasil ainda não alcançou a meta de reduzir a mortalidade materna em ¾ entre 1990 e 2015 , entretanto entre janeiro e setembro de 2011 a mortalidade materna diminuiu 21%. De 2010 a 2011 foi constatado um aumento de 125% no numero de gestantes com sete ou mais consultas pré-natal. Para melhor realização desse objetivo o Brasil conta com  ideias como “saúde mais perto de você” e a “rede cegonha” .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (315.9 Kb)   docx (78.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com