TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica

Curso:

Professor:

Nome do estudante:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Na evolução do sistema internacional, percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

Questão 2

A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações.  Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

AFRICA SUBSAARIANA - É provável que a África não cumpra os oito objetivos do Milênio até o fim do ano de 2015. O continente fez grande progresso, grande parte dos países africanos introduziu a educação básica com qualidade, avançou na igualdade de direito dos gêneros, e no combate a AIDS, tuberculose e malária.

Entre os 20 países que mais avançaram para atingir os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio estão 15 africanos. Os que merecem mais destaque são: Ruanda, Moçambique, Namíbia e Burkina Faso.

Ruanda foi o pais que mais fez pela mulher, o número de mulheres no parlamento é de 56% do total, o percentual mais elevado do mundo. A igualdade da mulher passa pela educação de meninas. A educação primaria é um dos objetivos alcançados em quase todo continente. As medidas tomadas para se conseguir isso incluíram a oferta de refeições na escola e a redução dos caminhos até ao estabelecimento de ensino e explicar aos pais a importância de enviar as crianças para escola.

Na luta contra a AIDS, tuberculose e malária terá êxito em breve, graças a novos medicamentos e mosquiteiros impregnado com inseticida, porém a África não vai conseguir reduzir pela metade a pobreza extrema e a fome, mas maior progresso foi obtido por países ricos em recursos naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (293 Kb)   docx (73.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com