TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica

Por:   •  18/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica

Curso: Tecnologia em Segurança no Trânsito

Professor: Valdir Luiz Schwengber

Nome do aluno: Marcio Garcia Friggi

Data: 10/05/2016

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1-O processo de globalização caracteriza-se por intensa dinâmica que pode ser visualizada nos sistemas econômicos, políticos, sociais e culturais. Mudanças em determinada região do planeta podem trazer reflexos significativos em outra, de acordo com os vínculos existentes entre elas.

O mundo está assistindo o drama dos imigrantes sírios na Europa, que fogem de conflito político daquela nação, entre outros. Mas não são apenas estes. Outros problemas desta natureza ocorrem naquela região e outras regiões do planeta.

  1. Apresente 3 (três) conflitos que estão ocorrendo no mundo, que está levando a um intenso fluxo migratório para outras regiões;
  2. Caracterize estes conflitos, apontando as suas origens, desdobramentos e números que auxiliem no dimensionamento do problema;
  3. Aponte medidas que estão sendo tomadas, pelas partes envolvidas e também das organizações internacionais e quais as possibilidades de resolução que se apresentam no horizonte.

Obs. 01: Todas as fontes consultadas e dados apresentados devem ser referenciadas, conforme as normas da ABNT.

Obs. 02: O texto, contemplando os itens “a”, “b” e “c” devem ter de 25 a 40 linhas (juntos).

(Valor da Questão: 5 pontos)

RESPOSTA DA QUESTÃO 1

Atualmente a Europa enfrenta uma grava crise de refugiados e migrantes. O fluxo intenso de pessoas está relacionado à situação de conflitos armados e da perseguição de vários países, principalmente da Ásia e na África. Essa situaçãoé só mais uma peça que compõe o quadro critico mundial de refugiados.

A Síria em 2011, iniciou uma violenta Guerra Civil, como um levante popular, nela a população se revoltou querendo derrubar do poder o ditador Bashar al- Assad. A partir daí o controle do território foi fragmentado entre forças leais a Assad e grupos como Exercito Livre da Síria e a frente al-Nusia ligada à Al-Qaeda. Esses anos dilaceraram a sociedade e desataram uma crise dos refugiados. Segundo o ACNUR( ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS), atualmente cerca de 60 milhões de pessoas em todo mundo se encontraam deslocadas devido a conflitos armados e perseguição de diferentes tipos. Desse total, 19,5 milhões buscam asilo em outros países e por isso são reconhecidos como refugiados.

Não somente nesse país mais em tantos outros o poder das Organizações das Nacões Unidas vem intensificando seu trabalho em prol da paz e do desenvolvimento dos direitos humanos e econômicos, e nisso encontram-se muitas famílias que dependem dessas instituições para que auxiliem na diminuição da miséria, da vulnerabilidade social, fome e da mortalidade infantil.

O Egito, iniciou em janeiro de 2011 uma revolução política que terminou com a renúncia do presidente  Hosni Mubarak. O movimento de 6 de abril, os Irmãos Muçulmanos e a plataforma política liderada pelo Nobel da paz Mohamed Elbaradei. Esses grupos somaram forças com os jovens egípcios na luta contra a repressão, a crise econômica, o desemprego e a corrupção política no país, vendo a dificuldade de continuar governando o Egito, o então presidente, A revolução no Egito mostrou a insatisfação popular contra um regime altamente autoritário que não assegurava os direitos dos cidadãos.

         Percebemos de forma clara que tudo no mundo gira em torno do poder, onde querem concentrar a maioria nas mãos da minoria contribuindo diretamente para um clima de desconforto, indignação e insatisfação das classes menores nas quais poucas coisas são feitas em busca de melhoras condições de vida pensando no povo como coletivo. Basta nos dias atuais, ver o que estamos passando em nosso país (Brasil), onde presenciamos uma política a qual perdeu o controle, em contra partida presenciamos também pela primeira vez na história, grandes empresários de grandes empresas serem e estarem presos por corrupção. Nos resta torcer para que esse poder de julgamento e senso crítico ter forças para finalizar esses julgamentos de forma clara e transparente. Assim, quem sabe podemos ver o quanto antes nosso país rumar um caminho promissor, pois sabemos do nosso potencial, sabemos da nossa capacidade e o que realmente podemos deixar para nossas gerações futuras. Livre da corrupção, das drogas ilícitas, dos vários preconceitos ainda hoje presente certamente teremos e veremos um BRASIL diferente. Assim espero.

Referências:

 http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/crise-politica-conflito-civil-no-egito.htm

http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/09/refugiados-entenda-por-que-muitas-pessoas-estao-fugindo-de-seus-paises. Acesso em 10. Maio de 2016

http://www1.folha.uol.com.br/asmais/2015/09/1676793-saiba-quais-sao-os-conflitos-que-alimentam-a-crise-de-refugiados-na-europa.s. Acesso em 10.Maio de 2016.  Conforme ABNT fonte Arial tamanho 12.

2- A crise econômica que assola o mundo atual, com expressivos reflexos no Brasil (associado a outros problemas genuinamente nacionais) preocupa em diversos aspectos da vida social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com