TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica

Por:   •  5/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Osny Taborda

Nome do estudante: Dmitri Augusto Pires Senna

Data: 30/04/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

RESPOSTA:

Após a revolução industrial, a Inglaterra se afirma como a grande potencia mundial. Com a crise da Venezuela em 1902, os EUA surgem com o modelo de política internacional conhecido como "Big stick" firmando sua política imperialista na America. Após isso modelos de produção em massa como o Fordismo e Taylor baixaram o custo e aceleraram a economia colocando os EUA como a grande potencia mundial.

Questão 2

A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e  citar as referências utilizadas para coletar as informações.  Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

RESPOSTA:

O país assinou em setembro de 2000, a Declaração do Milênio, prometendo cumprir oito objetivos lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU). O contrato termina no final deste ano, mas já é possível notar que o país alcançou parte das metas,  como no combate à fome e na redução da mortalidade infantil. Em contra partida não cumpriu , pois a educação continua deficiente. Também ficou devendo na diminuição das mortes de mães durante os partos.. Houve avanços, é certo, mas não a ponto de solucionar os problemas. Alguns dados relatados chegam a levantar suspeitas dos especialistas.

1) Combater a fome e a miséria (cumpriu)

A META: reduzir pela metade a proporção de pessoas com fome. É considerado extremamente pobre quem recebe menos de US$ 1 (R$ 2,6) por dia.

 A ONU elogia o empenho do Brasil no combate à fome, o país foi além: alimentou seis a cada sete famintos. Em 2012, restavam 3,5% de miseráveis contra os mais de 25% de 1990.

2) Atingir o ensino básico universal (não cumpriu)

A META: garantir que todas as crianças terminem o ciclo completo do Ensino Básico. 

 O percentual de jovens entre 15 e 24 anos com pelo menos seis anos de estudo passou de 59,9% (1990) para 84% (2012). Mas o número dos que não concluem os ensinos Fundamental e Médio continua abaixo do ideal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (260 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com