TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica

Por:   •  29/4/2015  •  Artigo  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica

Curso:Direito

Professor: Elvis Bardini

Nome do estudante: Douglas Pezente

Data: 23/03/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Durante meados do século XIX, Marx e Lênin estudaram exaustivamente a categoria Formação Econômica e Social na Europa; e Santos (1977) a estudou no século XX. Todos os autores chamam atenção para a dificuldade de se compreender a formação das dinâmicas sociais que criam e transformam as formas. Estas, no entender dos autores, organizam-se muito antes do momento em que atuam sobre o espaço, desconsiderando o fator histórico que ele representa, sendo aliadas à história local fundamentada na compreensão da realidade a serviço do homem. Portanto, não é possível ignorar o elemento espaço e sim analisá-lo em profundidade, pois esta relação representa a noção de formação socioespacial.

A partir deste enunciado e das leituras indicadas até agora, explique o papel do espaço geográfico aliado ao papel da sociedade no que representa as formações socioespaciais. Elabore um texto de no mínimo 10 e no máximo 20 linhas, citando todas as suas fontes de pesquisa além do livro didático e dos vídeos indicados no EVA.  (5,0 ponto

Resposta: As formações socioespaciais são nada mais nada menos que a união de dois fatores que são o espaço geográfico e a sociedade que o habita ou seja misturas de culturas e modos, ou seja o e ligação dos modos de produção da sociedade sendo econômica e social com as peculiaridades da região essa seria a definição de espaço sócioespaciais.

Sendo assim o espaço torna-se o lócus da reprodução da sociedade, ou seja ele tem um vínculo tão forte que não pode ser separado da sociedade pois  e ela que o transforma com a sua necessidade e sua atribuição que com o passar com tempo vai transformando moldando deixando de ser apenas um lugar onde as pessoas passavam a viver a ter o exercício da vida e passa a ter uma função muito maior que e de se adequar e moldar-se conforme as pessoas e evolução vão se transformando através de papeis de  organização social e econômica daqueles que o habitam. Ou seja cresce financeiramente se a população for economicamente rica evolui ou fica esta guinada se a população for mais carente cada espaço social e conforme seus modeladores.

Questão 2

Um mundo multipolar em blocos é uma tendência de estabilidade do Sistema Internacional contemporâneo. Neste sentido, aponte pelo menos 5 (cinco) destes possíveis blocos ou grandes países que fariam parte deste sistema, justificando a sua escolha.  Você pode pesquisar em outras fontes além do livro didático e do EVA, citando as fontes utilizadas. (5,0 pontos)

Resposta:

 

Escolhi os blocos econômico pois achei seus princípios muito bem solidificados quem tem a proposta de facilitar o comercio entre os países membro com isso aumentarem suas exportações e fazer a redução de impostos e tarifas. E também por ser o maior e mais poderoso dos blocos econômicos que tem ainda como objetivo dar condições de vida e trabalho dignos aos seus cidadãos com isso fara a redução das desigualdades econômicas e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (292.9 Kb)   docx (76 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com