TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica

Por:   •  2/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 3

   

[pic 3]

Atividade de avaliação a distância (AD)

Nome: Julio Sued Carvalho da Silva

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica  

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Tade-Ane de Amorim

[pic 4]

Um dos temas que ainda precisamos enfrentar na atualidade é a presença de trabalhadores submetidos a condições de trabalho indignas. O trabalho escravo é uma triste realidade que precisa ser reconhecida e combatida.

A ONG Repórter Brasil tem como missão "Identificar e tornar públicas situações que ferem direitos trabalhistas e causam danos socioambientais no Brasil visando à mobilização de lideranças sociais, políticas e econômicas para a construção de uma sociedade de respeito aos direitos humanos, mais justa, igualitária e democrática." Nessa atividade de avaliação a distância vamos problematizar esse grande problema de nosso país. Para desenvolve-la você deve desenvolver os seguintes passos:

Passo um:

Primeiramente é importante que você conheça o trabalho da ONG, acesse o site http://reporterbrasil.org.br/  navegue por vários materiais disponibilizados. E leia o texto disponível no site (http://reporterbrasil.org.br/documentos/relatorio_oit1.pdf)

Nesse primeiro passso não haverá produção escrita.

Passo dois:

Faça uma pesquisa no infográfico (http://reporterbrasil.org.br/dados/trabalhoescravo/)  sobre o trabalho escravo em seu Estado e responda:

a)  quantos são casos  de trabalho escravo (por ano),

b) quais setores que mantêm trabalhadores escravos em seu estado,

Nesse segundo passo deve ser feito um registro em forma de tabela.

Passo três:

Com os  dados coletados, no passo dois,  agora é o momento de problematizá-los. Muito pouco se discute nas mídias brasileiras sobre esses casos, não é verdade? Por quais motivos isso acontece? Para responder essas questões desenvolva um texto de 10 a 20 linhas pontuando as seguintes questões:

Você conhecia a situação do trabalho escravo em seu estado? Já havia lido ou assitistido  sobre esse problema em jornais de circulação local e nacional? Pesquise nos jornais locais e nacionais e veja se alguns dos casos de trabalho escravo de seu estado teve repercussão na imprensa. Caso encontre alguma reportagem sobre o trabalho escravo, apresente o site da reportagem. Caso não encontre explique, por quais motivos você acredita que isso ocorre.

Nesse terceiro  passo deve ser feito um registro em forma de texto dissertativo de 10 a 20 linhas (as respostas não devem ser apresentadas separadamente, mas devem fazer parte de um só texto)

 

Passo quatro:

A partir do texto feito na passo três e nos conteúdos estudados na unidade de aprendizagem  desenvolva um texto, apontando como você em seu papel de consumidor pode ajudar a modificar tal situação.

Nesse quarto passo deve ser feito um registro em forma de texto dissertativo de 10 a 15 linhas. 

Passo dois:

a) Estado de Rondônia, dados fornecidos pelo site somente a partir de 2002:

ANO

CASOS DE TRABALHOS ESCRAVOS

2002

42

2003

483

2004

18

2005

42

2008

28

2009

59

2010

41

2011

90

2012

39

2013

19

2014

2

2015

2

TOTAL:

865

b) Foi constado durante a pesquisa que o setor que mais teve trabalho escravo foi na agropecuária.

Passo três:

R: Nunca havia lido ou ouvido falar sobre trabalho escravo em Rondônia e, achei interessante abordar este assunto de suma importância num mundo contemporâneo sabermos que existe 'escravidão contemporânea', que é tipificado pelo Art. 149 do Código Penal quando o ser humano é submetido a trabalhos forçados ou jornada exaustiva, que sujeita as condições degradantes de trabalho além de restringir a locomoção do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (248.3 Kb)   docx (490.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com