TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da Mídia

Por:   •  5/4/2023  •  Seminário  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 2

INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA ALIMENTAÇÃO INFANTIL

Elede Elias¹

Eliete Melita Lottermann da Silva¹

Jaine da Silva Cziesielski¹

Luciana Alves dos Santos¹

Geisa Franceschini²

        

  1. INTRODUÇÃO

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Não podemos negar a influência que a mídia exerce sobre nós, persuadindo as pessoas facilmente com propagandas, slogans e outdoors. (FREITAS, et al., 2018).

Segundo Freitas (2018), com toda a gama de produtos e serviços que a mídia divulga, os alimentos são os mais anunciados, especialmente os ricos em gordura, açúcar ou sal e pobres em nutrientes necessários para uma alimentação saudável.

De acordo com Costa (2020, p.1):

Durante a infância, o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo ocorrem de maneira mais expressiva. Nesta etapa hábitos são desenvolvidos e mantêm-se ao longo de toda a vida. A alimentação é um desses hábitos e quando inadequada acarreta problemas de crescimento, distúrbios alimentares como anorexia, bulimia e comprometimentos futuros para o desenvolvimento do indivíduo.

“Quando o público alvo se trata de crianças, os profissionais da publicidade necessitam ter maior sensibilidade e cautela na forma de se comunicar e ofertar produtos, visto que a infância é o período em que a criança desenvolve seus hábitos alimentares.” (FREITAS, 2018, p. 145).

        Segundo LINN (2006) “os pedidos das crianças, as noções erradas sobre nutrição e o aumento do consumo calórico se mostraram ligados à publicidade na televisão”

BEE (2003, p.456) afirma que:

Nos EUA, a média de horas que uma criança em idade escolar passa em frente a um televisor é de 26 (vinte e seis) horas semanais e este estudo sugere que os hábitos alimentares infantis são influenciados pelos anúncios e comerciais que modulam preferências e hábitos por produtos anunciados, desfavorecendo a escolha por uma alimentação balanceada e variada.

        “Crianças e adolescentes não têm maturidade suficiente para controlar suas decisões de compra e acabam dando preferência para a compra e consumo de guloseimas, pobres em substâncias nutritivas, acarretando, com frequência, a obesidade infantil (MOURA, 2017).”

  1. METODOLOGIA

        

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

REFERÊNCIAS

BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. 9.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

COSTA, Daline Ferreira; RABELO, Cinthia Aparecida Costa. A influência da mídia na alimentação infantil. Disponível em http://192.100.247.84/bitstream/prefix/863/1/TCC.%20Daline.pdf Acesso em 28 de março de 2022.

FREITAS, Giulia Gonçalves; NASCIMENTO, Adriana de Assis Delgado. A influência da mídia da alimentação infantil. Disponível em http://www.hottopos.com/convenit30/145-154Giulia.pdf Acesso em 28 de março de 2022.

LINN, Susan. Crianças do consumo: a infância roubada. São Paulo: Instituto Alana, 2006.

MOURA, Neila Camargo. Influência da mídia no comportamento alimentar de crianças e adolescentes. Disponível em file:///C:/Users/Alexandre/Downloads/ldomingues,+san_vol_17_1_Neila[113-122].pdf

Acesso em 24 de abril de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com