TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

Por:   •  4/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

O que é a ação, qual o seu título?

A ação consistiu na explicação de uma alimentação saudável e sua importância, o que são alimentos energéticos, reguladores e proteicos e os alimentos que não se deve consumir diariamente, e teve como título A Pirâmide Alimentar.

O que motivou sua realização? 

O crescimento de obesidade infantil tem crescido de forma significante no mundo e isso também pode faz no dia a dia da creche. Foi observado crianças levando guloseimas como lanche e recusando a alimentação fornecida conforme o cardápio elaborado pela nutricionista. Desde então se tornou uma preocupação, já que as mesmas afirmaram que levaram de casa e que havida sido dado pelos pais. Sendo assim é de suma importância os mesmo conhecerem os alimentos saudáveis e os não saudáveis, o que foi explicado através da pirâmide alimentar.

Quais os objetivos pretendidos? 

Como consequência de uma má alimentação, pode-se ter o desenvolvimento de uma possível doença crônica como a obesidade, hipertensão e diabetes, a qual já foi diagnosticada em um do alunos matriculados. O risco da criança se tornar um adulto obeso aumenta acentuadamente, além disso, temos os riscos cardiovasculares que se desencadeiam a partir das comorbidades desenvolvidas pela obesidade, isso interfere diretamente com a qualidade de vida do indivíduos.

Como foi realizada a ação (descreva os passos mais importantes)?

Foi apresentado a pirâmide alimentar e os alimentos, sendo explicado a importância e a função de cada alimentos e os grupos que os mesmo compõe. Em seguida teve atividade da montagem da pirâmide, onde os alunos escolhiam a figura dos alimentos explicavam a função do mesmo e colavam na pirâmide que estava em branco, sendo auxiliados pela nutricionista inscrita no programa e pelas professoras.

Você identificou algum resultado da ação até o momento? Se sim, qual foi/quais foram?

A escolha de alimentos é de muitas vezes de influência externa, e isso foi notório durante a ação, pois os alunos relataram algumas práticas alimentares realizados em casa, como o costume de consumir carne do sol frita, hábito de não comerem salada crua e verduras e o alto consumo de doces. Afirmaram chamar a atenção dos próprios pais e não consumir mais, já querem crescer saudáveis.

ANEXO:

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (528.9 Kb)   docx (460.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com