TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obesidade Infantil Apresentação

Por:   •  20/4/2021  •  Abstract  •  3.083 Palavras (13 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

POLO I, GOIÂNIA - GO

2020

JAQUEANE DA MOTA LUZ[pic 6]

Obesidade INFANTIL e OS RISCOS de desenvolver doenças Crônicas na fase adulta

Projeto apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Trabalho de conclusão de curso I.

Orientadora: Daniele Cristina Fernandes Niehues


POLO I, GOIÂNIA - GO

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 JUSTIFICATIVA        4

1.2 O PROBLEMA        4

2 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        9

5 CRONOGRAMA DA PESQUISA        10

6 ORÇAMENTO        10

7 RESULTADOS ESPERADOS        11

1. INTRODUÇÃO

   

             A obesidade é uma desordem nutricional considerada atualmente     um dos principais problemas de saúde pública do mundo. Estudos indicam que indivíduos que apresentam excesso de gordura corporal possuem maior risco de desenvolver doenças crônicas como cardiopatias, acidente vascular encefálico, hipertensão, dislipidemias, diabetes melito, aterosclerose, entre outras.  

            Normalmente, essas doenças são encontradas em adultos, porém estão sendo cada vez mais diagnosticadas em crianças e adolescentes, a alimentação saudável na infância e na adolescência promove a saúde, o crescimento, o desenvolvimento e previne problemas de saúde, tais como a anemia por deficiência de ferro, obesidade, e cárie dental; e pode prevenir problemas de saúde em longo prazo, como doenças cardíacas, câncer, diabetes, hipertensão, osteoporose e outras.

              É importante começar logo cedo, com a oferta do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida e, após isso, a introdução da alimentação saudável com alimentos prioritariamente in natura. A família tem um papel fundamental para ajudar os filhos a desenvolverem hábitos mais saudáveis. Isso porque, como as crianças imitam o que veem, os comportamentos alimentares estão associados aos dos familiares.

              O treinamento alimentar familiar pode promover a melhoria do consumo alimentar, resultando em significantes mudanças nutricionais. Isto facilita também na hora de explicar à criança o porquê da troca, enfatizando os resultados na saúde. Elas precisam ter em mente sobre o que é saúde e os benefícios de ter uma alimentação saudável, para que fique mais fácil a adaptação e o prazer pela comida.                      

1.1 JUSTIFICATIVA

                         Em tempos em que os principais meios de diversão de crianças e adolescentes são o computador e o videogame, um problema cresce cada vez mais rápida:  a obesidade infantil.  Em um recente levantamento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) detectou índices preocupantes: 155 milhões de jovens apresentam excesso de peso em todo o mundo, ou seja, uma em cada dez crianças é obesa. Só no Brasil, a obesidade cresceu aproximadamente 240% nos últimos 20 anos.

                        De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o país apresenta 6,7 milhões de crianças com esse problema. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, nos últimos 30 anos o índice de crianças obesas passou de 3% para 15% no país.

                      Justificando a busca por compreender os agravos e complicações das doenças crônicas na fase adulta causadas pela obesidade infantil, esclarecendo que um crescimento saudável, resulta em uma melhor qualidade de vida. O efeito das pequenas mudanças na dieta pode induzir melhorias nutricionais significantes.

1.2 O PROBLEMA                      

                         Quais os risco de desenvolver doenças crônicas na fase adulta devido a obesidade e aos hábitos alimentares não saudáveis na infância?

2. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS

2.1 OBJETIVO GERAL

              Compreender, esclarecer e orientar sobre a obesidade infantil e os riscos de Doenças Crônicas na fase adulta e a importância dos bons hábitos alimentares e mudança no estilo de vida ainda na infância.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

•            Esclarecer sobre o consumo de alimentos mais saudáveis.

•        Orientar para uma mudança na dieta com um cardápio mais variado e saudável.

•        Compreender que prevenir ao invés de remediar é a melhor escolha.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA                    

                       

                         Segundo Lira (2020) a obesidade é uma doença multifatorial, redicivante e muitas vezes silenciosa, e se não prevenida e cuidada corretamente, tem um impacto devastador na vida do indivíduo, bem como na economia de um País.

                         Para a Organização Mundial da Saúde, a obesidade é definida como o acúmulo excessivo de gordura corporal, que é prejudicial à saúde e considera a obesidade como uma epidemia mundial condicionada principalmente pelo perfil alimentar e de atividade física (OMS, 2013).

                         No Brasil, o excesso de peso e a obesidade vêm sendo registrados a partir dos cinco anos de idade, em todos os grupos de renda e regiões, sendo mais prevalentes na área urbana do que na rural (IBGE, 2010).                    

                         Ainda de acordo com Lira (2020) os hábitos alimentares não saudáveis fazem com que a criança consuma exageradamente alimentos gordurosos e açucarados, prejudicando assim a qualidade de vida.                        

                         Oliveira et al., (2017) ressalta que estes fatores são decorrentes da grande correria cotidiana dos adultos, onde o tempo é pouco, por isso os alimentos são preparados de forma rápida, principalmente alimentos industrializados prontos para o consumo rápido e prático, esses são os piores, e que afetam de forma gradativa o mal funcionamento do corpo, deixando a criança má alimentada e com o uso continuo de celulares e redes sociais, fez com que muitos filhos ficassem sedentários, com isso os casos de obesidade infantil só tendem ao crescimento gradativo                                              

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (232.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com