TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética ao Profissional da Saúde

Por:   •  13/10/2023  •  Resenha  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 2

A Ética ao profissional da saúde

Aluna : Aline Marcia Canto Velozo

Matricula: 01577101

Curso: Nutrição

A palavra Ética é de origem grega, ETHOS, que tem como significado o modo de ser do Ser Humano e sua relação com outros seres, assim podemos afirmar que significa também, caráter , hábito e costumes. Considerada como um ramo da Filosofia a Ética estuda a Moral, o que é Bom e o que é Mau, o que é Certo e o que é Errado.

Precisamos compreendê-la como um conjunto de regras e preceitos e a mesma deve ter preocupações sociais em promoção da vida e do bem estar sem deixar de analisar o tempo, o local e a cultura onde será aplicada.

 Cada área profissional tem um código de ética e com a área da saúde não poderia ser diferente, embora no Brasil tenhamos um código de ética direcionado para cada área de atuação, na Saúde podemos citar algumas categorias tais como Enfermagem, Medicina, Psicologia e Nutrição, todas elas tem o mesmo objetivo, promover o entendimento e a aplicação da responsabilidade e preservação da dignidade estabelecendo então as boas práticas, reforçando os direitos e os deveres do profissional e dos pacientes, delimitando limites e atualizando o campo de atuação para que cada dia mais possamos beneficiar a população como um todo.

Quando se trata de sua aplicabilidade ao profissional da saúde, podemos considerar a ética como algo essencial, pois é somente através dela que poderemos oferecer um padrão de serviço de qualidade de forma individualizada e humanizada para cada paciente.

Nossa conduta deve seguir os princípios estabelecidos por cada categoria, nunca ferir os direitos humanos, zelar pela honestidade e pela imagem e seriedade de nossa profissão.

Enfim, o código de ética aplicado aos profissionais da saúde vai além de ações claras e competentes dentro das normas estabelecidas, ela é de fato um conjunto de todas essas competências anteriores acrescidas de reflexão, empatia e acima de tudo valorização da vida e suas diferenças individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com