TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RESENHAS EAN

Por:   •  28/4/2022  •  Resenha  •  2.267 Palavras (10 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

THAYNÁ LETÍCIA DE ALMEIDA SOUSA

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL II

RESENHAS DAS AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA

LAVRAS-MG

2021

THAYNÁ LETÍCIA DE ALMEIDA SOUSA

RESENHAS DAS AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA

Trabalho acadêmico do curso de

graduação em Nutrição da Universidade

Federal de Lavras, apresentado na

disciplina de Educação Nutricional II.

 Prof. Dr. Michel Cardoso de Angelis Pereira

LAVRAS-MG

2021

APRESENTAÇÃO

Este é um trabalho que contém resenhas de todas as aulas práticas da Disciplina de Educação Alimentar e Nutricional III, ministradas pelo Prof. Dr. Michel Cardoso de Angelis Pereira, do dia 03.05.21 ao dia 31.05.21.

AULA 1 -  APRESENTAÇÃO DO PRÉ-PROJETO (28.04.2021)

        

        Essa foi nossa primeira aula prática, portanto, estávamos divididos em turmas, diferentemente das aulas teóricas. Nessa aula, nós tínhamos que apresentar nosso pré-projeto, com fundamentação técnica e teórica.

        O meu grupo apresentou a ideia: um projeto realizado com mulheres mais velhas com o objetivo de desconstruir alguns mitos nutricionais que são difundidos em grupos de whatsapp, posts de facebook e no instagram. Os colegas participaram sugerindo aumentar o número de mulheres recrutadas e também sugeriram que, ao invés de mostrar imagens de pratos do guia alimentar, que as mulheres levassem fotos do prato delas, pois dessa forma estaríamos nos aproximando da realidade delas.

         Um ponto que discutimos nessa aula foi sobre a colocação de metas em atendimentos nutricionais e projetos de EAN. Pois aprendemos em outras disciplinas que deveríamos elaborar umas 3 metas em cada final de consulta para o paciente, refletir sobre a punição que a elaboração de metas traz. Houve também muitos relatos de colegas que exemplificaram situações que viveram em atendimentos e projetos de coisas que realmente tocaram os educandos e pacientes.

        Outro grupo fará o projeto com pessoas que almejam tornar-se vegetarianos, outro com adolescentes em época de pré-vestibular, outro com pessoas responsáveis pelo preparo da alimentação em casa e outro com famílias de Lavras.

        O professor Michel ressaltou a importância de caracterizar bem a amostra e também de avaliar muito bem o grupo para definir as propostas e objetivos do projeto. Um grupo já havia enviado um questionário no Google Forms para os integrantes do projeto e eu achei isso muito importante.

 

        

AULA 2 - APRESENTAÇÃO DO RECURSO PEDAGÓGICO (05.05.2021)

        Nessa aula, nós tínhamos que nos dividir em grupos e elaborar um recurso pedagógico. Tivemos, anteriormente, uma aula teórica sobre recursos pedagógicos. Destacamos o fato do recurso não ser a “base” da EAN, mas para dar um auxílio durante a execução de uma atividade. O professor também ressaltou que o linguajar utilizado durante as atividades deve se adequar às características do público-alvo.

A princípio, vou relatar como foi a minha experiência com o meu grupo. Primeiramente, senti muita dificuldade em me encaixar em um grupo, porque a minha turma, na verdade, já fez a disciplina, então eu não conhecia a maioria das pessoas da sala. Mas consegui entrar em um. Marcamos um encontro online e eles queriam fazer um folder, no entanto, havia muito texto na forma como eles tinham imaginado, então sugeri que a gente fizesse um painel virtual. O tema era a desconstrução de crenças alimentares e nutricionais, tema esse escolhido na aula anterior, em conjunto, como por exemplo: é necessário retirar glúten e lactose da alimentação. Elaboramos, então, o painel virtual abaixo, que foi apresentado durante a aula.

[pic 2]

        A turma elogiou muito a arte do painel e a criatividade. Esse recurso pode ser utilizado como instrumento durante uma atividade de EAN mas também como um instrumento avaliador da atividade, a fim de saber se o grupo entendeu a explicação.

        Em relação aos outros grupos, eles elaboraram recursos relacionados à internet (grupos de whatsapp e instagram),,. o que é muito legal visto que, atualmente, as atividades estão acontecendo de forma remota, devido à pandemia de COVID-19.

        Um aspecto muito relevante dessa aula foi a discussão sobre a diferença de educação x orientação nutricional. A orientação é importante, no entanto, não é sinônimo de educação. A educação está relacionada à uma visão crítica e autônoma sobre o conteúdo abordado.

AULA 3 - Discussão do artigo “Alimentação saudável e sustentável: uma revisão narrativa sobre desafios e perspectivas” (12.05.21)

        Nessa aula houve a discussão do artigo “Alimentação saudável e sustentável: uma revisão narrativa sobre desafios e perspectivas”, que foi lido previamente pela turma.

        O artigo fez uma revisão sistemática sobre os impactos ambientais de diferentes modos de produção de alimentos. Os pontos importantes da discussão foram:

-a importância da compra de produtos em feiras tradicionais, pois aproxima o consumidor (a compra) de quem produz; e, normalmente, os pequenos produtores não utilizam agrotóxicos que fazem mal para a saúde humana e para o ambiente, uma vez que em grande escala, a produção de alimentos demanda muita água e energia.

- houve muita discussão acerca da produção de carne: o impacto da diminuição ou restrição do consumo de carne;

- a sustentabilidade em reduzir a carne e a importância do profissional nutricionista apoiar quem deseja seguir esse caminho;

- a importância do governo nesse tópico, que pode criar mais políticas públicas que diminuam a cadeia da produção: da produção ao consumo.

 

        

AULA 4 - Paulo Freire: Discussão dos capítulos 1 e 2 do livro “Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa” (19.05.2021)

Nessa aula, os alunos leram previamente os capítulos 1 e 2 do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (426.5 Kb)   docx (238.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com