TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Contextualizada Nutrição Esportiva

Por:   •  16/8/2020  •  Resenha  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  1.151 Visualizações

Página 1 de 3

- ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA –

Nutrição na Pratica Esportiva  

DADOS DO(A) ALUNO(A):

NOME: VITOR FELIPE SOUZA CHAVES

MATRÍCULA: 01225497

CURSO: NUTRIÇÃO

POLO: GRAÇAS

PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): André Nascimento

Problematização:

 Você é um (a) nutricionista que realiza atendimento ambulatorial especializado em nutrição esportiva. Chega em seu consultório J.C.N., um paciente de 62 anos de idade, servidor público em tempo integral, e que recebeu recentemente o diagnóstico de diabetes tipo II.  

Além de diabetes, J.C.N. está com sobrepeso, e por recomendação médica, iniciou a musculação quatro vezes na semana, realizando treinos intensos com cerca de 40 minutos.  

Se tratando J.C.N. um idoso portador de uma doença crônica e com sobrepeso, descreva sua conduta profissional, enfatizando principalmente os macronutrientes, a hidratação, e caso julgue necessário algum micronutriente, relacionando as recomendações escolhidas com a condição do paciente e a atividade física que ele pratica.  

Além disso, explicite caso julgue necessário a utilização de algum suplemento alimentar para esse paciente.

         Sabemos que a atividade física sem dúvida alguma traz muitos benefícios aos praticantes, independente da faixa etária, manutenção na qualidade de vida, melhora no sono, diminuição dos níveis de cortisol, manter o peso adequado, mudanças positivas no perfil lipídico, resistência a insulina, hipertensão, entre outros.

Podemos concluir que atividade física contribui no controle de diabetes, colesterol, hipertensão arterial e peso corporal.  

        O paciente J.C.N. 62 anos diagnosticado com Diabetes tipo II e sobrepeso, faz um acompanhamento multidisciplinar com medido, educador físico e nutricionista.

        Seu treino está periodizado em 4 vezes na semana, com duração de 40 minutos e intenso.

Para ajudar na melhora de alguns desses aspectos de sua saude relacionado a nutrição devemos nos ater principalmente a individualidade do paciente (idoso, diabetes tipo II e sobrepeso).

Conduta nutricional:

Hidratação – com o avanço da idade, vamos perdendo a percepção do Hormônio Antidiuretico (ADH) e com isso sofrer uma desidratação mais acentuada. Na conduta com nosso paciente, sera ingeridas 30ml/kg/dia, valendo salientar a importância da hidratação antes e durante o treino. Sendo 500ml de água 2h antes do treino ou 250ml por hora que antecede o treino, e manter entre 600ml a 1000ml de água por hora de treino.

        Proteína - Com o passar da idade, as chances de ocorrência da sarcopenia são maiores, seja por falta de estimulo da musculatura, má absorção de alguns nutrientes ou falta de proteína suficiente para manter um balanço nitrogenado. As indicações de proteína para idosos segundo a OMS é de 1,2g/kg/dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com