TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Clinicos

Por:   •  12/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 2

CASOS CLÍNICOS DOENÇAS DO ESÔFAGO (Questões de concurso modificadas):

  1. Universidade de São Paulo - USP (2010). Paciente adulto jovem refere sintomas respiratórios como tosse noturna, rouquidão, infecções pulmonares de repetição e episódios de dor torácica. Após a realização de exame de pHmetria, foi constatado o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago. Diante deste quadro, qual a possível situação clínica apresentada pelo paciente?
  1. Refluxo Gastroesofágico Fisiológico
  2. Acalasia
  3. Doença do Refluxo Gastroesofágico
  4. Síndrome de Mallory-Weiss

  1. UFRJ (2010). Homem obeso, com doença do refluxo gastroesofágico, e que faz uso crônico de omeprazol, queixa-se de disfagia. A endoscopia digestiva alta mostra estreitamento significativo do esôfago. Qual das situações abaixo indica a patologia mais provável?
  1. Acalasia esofágica
  2. Estenose esofágica
  3. Síndrome de Mallory-Weiss
  4. Hérnia de Hiato

  1. Mulher de 55 anos, portadora de Doença de Chagas, chega ao serviço de saúde relatando disfagia, para alimentos sólidos há 8  meses, associada a regurgitações frequentes de alimentos não digeridos. Após a realização de esofagografia, foi constatada a presença de dilatação importante do esôfago, indicando megaesôfago. Outros exames demonstraram aumento do tônus do esfíncter esofágico inferior.

Qual a provável patologia do sistema digestório esta paciente poderia estar apresentando?

Acalasia._____________________________________________________________________________________________________________________________________________________Por que esta paciente apresenta alteração no esfíncter esofágico inferior?

Devido à disfunção motora do esôfago, não deixando o esfíncter relaxar. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Paciente, 54 anos de idade, com úlcera gástrica, realizou retirada cirúrgica do esfíncter pilórico (piloroplastia) como parte do tratamento da úlcera. Após esse procedimento, paciente passa a relatar problemas como: náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal. O diagnóstico desta situação clínica é de Síndrome Dumping (síndrome decorrente do rápido esvaziamento gástrico).

         Qual o papel do esfíncter pilórico no esvaziamento gástrico?

Região antro piloro (hormônio GASTRINA) que é produzido pelas Células G. Este ajuda o estômago a contrair mais, até abrir o esfíncter pilórico, o que chamamos de Bomba Pilórica. Através deste processo acontece o esvaziamento do estômago passando pelo intestino.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Por que este paciente desenvolveu um esvaziamento gástrico acelerado, ou seja, desenvolveu a Síndrome Dumping ?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com