TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇA CELÍACA: Uma vida restrita

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.821 Palavras (20 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 20

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Ana Paula Silva Cristo, Cristiane Umbelina De Melo Sá

 Isabelle Patrícia Amaral Ferreira, Jeanne Tomaz Fonseca,

 Jessica Gomes Franco Tibúrcio, Larissa Nascimento Sales,

Michelle Paula Rodrigues, Saulo Barcelos costa Mendes.

Turma: Nutrição/Manhã

DOENÇA CELÍACA:

Uma vida restrita

BELO HORIZONTE

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Ana Paula Silva Cristo, Cristiane Umbelina De Melo Sá

 Isabelle Patrícia Amaral Ferreira, Jeanne Tomaz Fonseca,

 Jessica Gomes Franco Tibúrcio, Larissa Nascimento Sales,

Michelle Paula Rodrigues, Saulo Barcelos costa Mendes.

Nutrição/ Manhã

DOENÇA CELÍACA:

Uma vida restrita

Artigo apresentada como requisito de avaliação do curso de Nutrição do Centro Universitário Una, para aprovação da disciplina de Trabalho Interdisciplinar Dirigido I.

                                                          PROFESSORA ORIENTADORA: Poliana           Casagrande Ribeiro Vieira.

Belo Horizonte

2014

APRESENTAÇÃO

        Partindo do pressuposto deque algumas pessoas não se alimentam corretamente e desconhecem os problemas que uma má alimentação pode causar, fazem-se necessárias algumas indagações relativas ao consumo de alimentos. Sabe-se que uma boa refeição e a absorção de nutrientes são de suma importância para o ciclo vital, mas vale ressaltar que alguns indivíduos não apresentam variedade no cardápio, fazendo as refeições ficarem monótonas, o que resulta na defasagem dos complexos vitamínicos, seja por maus hábitos, restrições ou até mesmo alguma intolerância alimentar.

        Falar em Nutrição é o mesmo que se referir à cuidados, pois esta é a área de base para a vida e é assunto que desperta curiosidade das pessoas em relação ao que consumimos diariamente; e se tratando de alimentação e levando em consideração a preocupação das pessoas com a saúde, volta-se esse trabalho para aqueles cuja vida alimentar é isenta de glúten.

        Com base nesse paradigma, discorre este trabalho sobre a Doença Celíaca. Uma doença caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, centeio, cevada e malte, que se manifesta no intestino delgado agredindo e danificando as dobras da mucosa intestinal, ocasionando uma péssima absorção dos alimentos; esta é uma doença que se apresenta em qualquer faixa etária e em ambos os sexos, e o seu diagnóstico é um pouco confuso, pois apresenta sintomas parecidos com outras doenças.

                Levando em consideração a necessidade de expor essa anormalidade intestinal, propomos uma melhor apresentação dos fatos, mostrando suas diferenças morfológicas, imunológicas e físicas pertinente ao tema abordado. Com base detalhada de seus fatores e informações a serem conhecidas, demonstra-se aqui suas origens, causas, sintomas, reações do organismo, as deformidades no intestino delgado, diagnóstico, meios de tratamentos, tudo a fim de proporcionar o conhecimento sobre essa patologia, contribuindo para uma melhor interação com a nutrição humana e consequentemente para um bom funcionamento do organismo.

OBJETIVO GERAL:        

Entender a patologia, a fim de compreender a necessidade de adaptação dos portadores da doença á dieta restrita ao glúten através da mudança dos hábitos alimentares, e conhecer as possíveis doenças relacionadas com Doença Celíaca, desencadeadas pelo tratamento incorreto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Conhecer a patologia,
  • Entender o que é o glúten,
  • Descobrir sua origem e causa,
  • Identificar os sintomas,
  • Compreender a anatomia e fisiologia do organismo celíaco,
  • Conhecer os meios de diagnóstico,
  • Entender a importância da restrição dos alimentos em relação à doença,
  • Relatar a integração da vida saudável através dos hábitos alimentares

METODOLOGIA

                             O trabalho será realizado com base em metodologia descritiva e explicativa sobre a Doença Celíaca, com pesquisas em livros, bibliotecas virtuais, revistas científicas que abordem a teoria e a clínica da doença, assim como a identificação dos fatos que norteiam o seu surgimento, e a partir de evidências sobre a preocupação da população com a saúde através dos hábitos alimentares saudáveis, descrever a importância do conhecimento sobre essa patologia no cotidiano.

PATOLOGIA

        A Doença Celíaca é um distúrbio inflamatório do intestino delgado que pode surgir em qualquer idade de determinação hereditária, na qual esta relacionada em 95% dos casos ao haplótipo. DQW2 do HLA no cromossomo 6, ela também é um distúrbio de caráter autoimune, no qual o sistema imunológico reage ao glúten, o nome dado a um tipo de proteína encontrada nos cereais trigo, cevada e centeio. Alguns indivíduos mais suscetíveis reagem também à aveia. Nos indivíduos predispostos, as lesões intestinais provocadas pela ingestão de glúten conduzem à má-absorção de nutrientes, aumentando o risco de deficiências nutricionais. A apresentação clínica varia consideravelmente, desde sintomatologia gastrointestinal a atrasos no crescimento, manifestações cutâneas ou infertilidade(GIBNEY et al., 2007).

         A não detecção da DC ou o seu incorreto diagnóstico são comuns e podem resultar num aumento de riscos para a saúde. Em alguns casos, os indivíduos podem não apresentar sintomatologia ou manifestarem sintomas não específicos que se confundem frequentemente a com síndrome do intestino irritável. Além disso, persiste a ideia de que os doentes celíacos apresentam sempre baixo peso, quando, na realidade podem ser normoponderais ou até apresentar excesso de peso (GIBNEYetal, 2007).

O QUE É GLÚTEN?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (542.2 Kb)   docx (854.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com