TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio de nutrição em saúde publica

Por:   •  6/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Estágio em saúdes públicas, do curso de Nutricao de Universidades de Belas, foi realizado pelos alunos do curso de nutrição do 4º ano. Supervisionado pela professora Ana Paula Júnior. O estagio foi realizado no Beiral (Lar para Idosos) de 03/10/2019 a termino 18/10/2019.        

OBJECTIVOS DO ESTAGIO

Desenvolver competências e habilidades necessárias para desempenho profissional em nutrição na saúde pública, englobados as dimensões do conhecimento e dos domínios da teoria a pratica, atuando com vista a promoção, manutenção e intervenção social.

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O estágio foi realizado no  lar de acolhimento Beiral, no bairro Terra Nova, distrito urbano do Rangel, Município de Luanda. 

A estrutura física do centro é composto por 4 alas, designados por comboios, sendo 2 masculinas, 1 feminina e 1 para trânsitos (doentes com doenças infecções), cozinha (refeitório, cozinha e dispensa), 1 sala de terapia.

O centro tem 3000 idosos, sendo 000 mulheres e 000, a maioria na faixa etária de 45 ao 100 anos, salvo alguns casos especiais de pessoas de idade inferior aos de cima referida, porem abandonados pela família em hospital, ou trazidos pela polícia, por contrair doenças como tuberculose, VIH-Sida. 

Na área Administrativa tem a Directora do centro,1 psicóloga e 2 assistente social.

 Na área clinica tem 2 enfermeiras e o outros  em outras áreas não especificas.

OBJECTO SOCIAL DO CENTRO

Segundo a assistente social Srª Filomena o centro tem como objecto social acolher idosos, e diariamente são acolhidos vários idosos que procuram por protecção, depois de expulsos e estigmatizados pelas suas famílias, principalmente por acusação de prática de feitiçaria, consumo de bebidas alcoólicas ou ainda por serem portadores de uma doença, na sua maioria, em situação vulnerável acentuada.

[pic 1]

TRABALHO NO LAR

No Beiral há idosos que fazem trabalhos domésticos. “Temos idosos que conseguem arrumar a cama dos outros que não conseguem, por vários motivos, e ajudam os vigilantes numa ou noutra actividade”.
O lar conta com uma sala de terapia onde se fazem várias actividades, entre bordados, costura, artesanato, música e educação física.

[pic 2]

ALIMENTAÇÃO

Alimentação pode a começar pela cozinha onde sanidade e higienização são precárias. Na dispensa encontramos alimentos mal conservados e misturados com outros produtos e que facilmente podem ter uma contaminação, provocado algum intoxicamento.

Outra grande preocupação da alimentação, uma vez que a dotação orçamental que a instituição recebe, não chega para satisfazer nem 30 por cento das necessidades reais do estabelecimento, recebendo algumas vezes donativos que contribuem para o reforço da alimentação. 

Os idosos fazem 3 refeições ao dia, sendo o pequeno-almoço, sem diferenciar da patologia, todos dias “pão com chá.”

Consomem alguma fruta ou tem algo lanche quando uma doação

SITUAÇÃO DEGRADANTE

Conseguimos observar alguns maus tratos aos idosos, destacando-se, espancamentos e a falta de cuidado aos mais debilitados fisicamente e aos que não conseguem movimentar-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (62.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com