TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insuficiencia renal

Por:   •  20/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 6

COLÉGIO TÉCNICO BENTO QUIRINO

Curso Técnico em Nutrição e Dietética

DANIELA FRANCISCA RODRIGUES

VALDIRENE APARECIDA  MORALEZ CUNHA

VANILZA MARIA DA CUNHA

LUANA

FRANCIELE

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES HEMODIALISADOS

CAMPINAS

2015

DANIELA FRANCISCA RODRIGUES

VALDIRENE APARECIDA MORALEZ CUNHA

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES HEMODIALISADOS

Projeto de Pesquisa apresentada ao Programa de Curso Técnico em Nutrição e Dietética pelo Colégio Técnico Bento Quirino, sob a orientação da Profª. Silvia Helena Frediane Favaron, com o intuito de realizar o Trabalho de Monografia.

CAMPINAS

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................

1 TEMA........................................................................................................................4

1.1 PROBLEMA.......................................................................................................

1.2 HIPÓTESE.........................................................................................................

2 OBJETIVO................................................................................................................

3 JUSTIFICATIVA........................................................................................................

4 BREVE SUMÁRIO PRELIMINAR.............................................................................

5 DESCRIÇÃO DO BREVE SUMÁRIO PRELIMINAR...............................................7

6 METODOLOGIA.......................................................................................................8

7 Referências Preliminares.............................................................................9 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES............................................................................10

INTRODUÇÃO

        A doença renal crônica é uma lesão progressiva e irreversível dos néfrons que altera todo mecanismo de funcionamento dos rins, este órgão por sua vez, perde a capacidade de manter a permeabilidade do organismo através do meio da filtração do sangue e sua depuração de escórias metabólicas. Diante de tamanha complexidade, a conduta terapêutica a ser tomada compõe o tratamento de hemodiálise através de procedimento invasivo, como por exemplo, cateteres intravenosos e cateter peritoneal que servem como vias que vão articular o paciente ao aparelho para sofrer o processo dialítico, substituindo assim a função do rim.       O processo da doença renal crônica e sua forma de tratamento trazem questões psicossociais que marcam a vida do indivíduo, pois é uma doença incurável e sua forma de tratamento é longa e perdurável por tempo indeterminado e estão inseridos neste caminho procedimentos muitas vezes agressivos e dolorosos para o paciente, decorrente da debilidade do seu quadro clínico. O processo do adoecer e a busca pela solução em resposta aos resultados obtidos pelo paciente vão refletir na sua qualidade de vida, sua conscientização frente às restrições de dias e horários de tratamento, alimentação, conhecimento sobre a sua doença e alterações fisiológicas, modificações no seu estilo de vida, a participação e o apoio dos familiares no processo do tratamento, suas interações sociais, como por exemplo, trabalho, lazer e atividades físicas e sua capacidade de enfrentamento da doença, são questões que nos levam a refletir sobre a realidade de vida destes pacientes e fomos buscar resposta através de pesquisa bibliográfica com análise dos artigos de forma sistemática, baseado em evidência de melhores práticas, um estudo retrospectivo com resgate de dados e fatos que já foram ocorridos. É uma pesquisa exploratório-descritiva com uma abordagem quantitativa. Os dados serão tratados de uma forma conclusiva a interpretar a realidade de vida nutricional destes pacientes, a sua resposta representará a qualidade da assistência prestada pelo profissional de saúde, bem como os objetivos atingidos através de informações precisas sobre as fases do seu tratamento para sua manutenção do seu equilíbrio físico e psicossocial. (MOORE 2001, p. 246)

1 TEMA

O contexto do paciente que faz hemodiálise e sua qualidade de vida.

  1. PROBLEMA

        Desconhecer a situação real do paciente com IRC em tratamento de hemodiálise nas suas rotinas diárias, o seu desenvolvimento perante a adaptação de um novo estilo de vida e uma dieta balanceada que auxilie no aproveitamento das suas capacidades funcionais diante do convívio social e familiar.

  1. HIPÓTESE

        A irreversibilidade da doença renal e a obrigatoriedade da submissão ao tratamento de hemodiálise são responsáveis por mudanças significativas na sua rotina diária, no seu contexto social e familiar, adaptações que deverão ser aderida pelo paciente através de um preparo psicossocial e orientações fornecidas pela equipe de saúde, vão conscientizá-lo a aderir ao tratamento sob aspectos que vão refletir na sua qualidade de vida.

  1. OBJETIVO

        Identificar fatores alimentares que caracterizam aspectos influentes na qualidade de vida dos pacientes com IRC que faz tratamento com hemodiálise.

3 JUSTIFICATIVA

        Com este trabalho espera-se compreender melhor a realidade de vida destas pessoas, identificar suas dificuldades em lidar melhor com a doença e aderir as restrições do tratamento, possibilitar suporte e assistência na implementação de novas estratégias eficientes na educação e praticas relacionadas a conscientização de novos hábitos alimentares e fortalecer sua capacidade funcional, visando melhoria nas suas condições de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com