TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NUTRIÇÃO ESCOLAR: ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL E ALIMENTAR DENTRO DA ESCOLA

Por:   •  28/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO TECNOLOGIA E TURISMO DE OLINDA

NÚCLEO DE SAÚDE

BACHARELADO EM NUTRIÇAO

ISABEL ALVES DANTAS

JÉSSICA ELLEN DE ALMEIDA SILVA

ROSELENE FERNANDES RODRIGUES SILVA XAVIER

NUTRIÇÃO ESCOLAR

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL E ALIMENTAR DENTRO DA ESCOLA

Olinda-PE

2017

ISABEL ALVES DANTAS

JÉSSICA ELLEN DE ALMEIDA SILVA

ROSELENE FERNANDES RODRIGUES SILVA XAVIER

NUTRIÇÃO ESCOLAR

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL E ALIMENTAR DENTRO DA ESCOLA

Relatório apresentado ao Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo, como requisito parcial à obtenção de nota do projeto interdisciplinar.

Prof. Orientadora:

Olinda-PE

2017

RESUMO

A educação alimentar e nutricional tem papel fundamental quando se fala em promoção de hábitos alimentares saudáveis na infância, pois envolve modificações e melhorias dos hábitos alimentares a médio e longo prazos e está relacionada às apresentações dos alimentos, conhecimentos, atitudes e valores. É na escola onde as crianças passam grande parte do seu dia, é de grande importância as ações de orientações de promoção da saúde, que constituem importantes meios de informação e formação de hábitos saudáveis. Este trabalho permitiu identificar alguns reflexos da alimentação que é oferecida as crianças da maternal ao 4° ano do ensino fundamental.

Avaliando a educação alimentar e nutricional nas condutas alimentares de alunos de uma escola e hotelzinho particular no município de Paulista-PE, analisando o papel da escola neste contexto. O trabalho foi feito no mês de outubro de 2017, em apenas um dia, cedido pela escola. Participaram deste trabalho três alunas, foi avaliado através de uma pesquisa com questionários de perguntas relacionadas à alimentação, manuseio, administração, armazenamento e higiene dos alimentos e das instalações. Pelas respostas foi possível identificar aspectos relacionados ao consumo, à percepção e ao conhecimento alimentar dos alunos e das orientadoras, como são feitas as alimentações, administração das refeições e preparos, higienização e limpeza. É de importância ressaltar que a prática constante de hábitos alimentares saudáveis pode ser estabelecida a partir de um processo de educação alimentar e nutricional permanente dentro da escola, é fruto de uma construção contínua, porém o fato de ter alguém com mais conhecimento conduzindo, traz retorno até mesmo imediato, mesmo que pouco. Nota-se uma preocupação em saber e conhecer mais, ou até mesmo entender se de fato está sendo feito corretamente. Conclui-se que a escola é um local privilegiado para se ensinar sobre a alimentação saudável e também para a prática da alimentação correta.

Palavras–chave: Educação alimentar e nutricional. Crianças. Consumo alimentar.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO___________________________________________

2. DESENVOLVIMENTO_____________________________________

2.2 Alimentos administrados dentro da escola_____________

2.3 Alimentos industrializados___________________________

2.4 Alimentação por parte da escola______________________

3 HIGIENE DAS INSTALÇÕES_________________________________

CONSIDERAÇÕES FINAIS__________________________________

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS____________________________

APÊNDICES A____________________________________________

ANEXOS A_______________________________________________

        

1 INTRODUÇÃO

É na infância que são formados os hábitos alimentares. Assim, este estudo coloca como problema distúrbios alimentares, que se constitui hoje sérios problemas de saúde, muitas vezes em consequência da alimentação através de alimentos industrializados ou mal manuseados. Um problema que pode se estender ao longo da vida. Considerando-se que em seu processo de socialização, a primeira referência da criança é a família, este pode influenciar positiva e negativamente na fixação dos padrões de consumo alimentar. Pois determinam os alimentos que serão ofertados à criança na fase de desenvolvimento.

Além da família, a escola é considerada um ambiente que também pode influenciar o hábito alimentar infantil, podendo atuar em diversos transtornos alimentares. Como também pode influenciar numa alimentação mais regrada e mais rica.

        Este estudo aborda aspectos relacionados à educação nutricional e alimentar, analisando como estes aspectos podem ser influenciados pela escola. A escolha da escola se justifica por ser um local com finalidades formadoras, pelo qual as crianças passam grande parte dos seus dias. Onde também consomem alimentos, refletindo hábitos e preferências alimentares.

Do ponto de vista acadêmico, destaca-se de grande importância avaliar aspectos relacionados à nutrição praticada dentro da escola. De forma específica, busca-se compreensão relacionado à nutrição e o manuseio dos alimentos oferecidos aos alunos.

Apresenta-se como objetivo geral desta pesquisa, para a garantia de uma boa saúde, abordar o ato da alimentação, envolvendo uma multiplicidade de aspectos influentes, como fisiológicos, psicológicos, sócios-culturais e econômicos, na qualidade de vida do indivíduo, principalmente durante a fase de crescimento e desenvolvimento. Buscando minuciosamente aspectos que podem influenciar ou não na garantia da boa alimentação.

2 DESENVOLVIMENTO

        Ao passar dos anos, os padrões alimentares mudaram, o consumo alimentar que tem sido relacionado à diversos fatores, não somente quanto ao volume da ingestão, como também à composição e qualidade dos alimentos oferecidos, desde a omissão do café da manhã, pouco consumo de frutas, hortaliças e leite, o aumento no consumo de guloseimas (bolachas recheadas, salgadinhos, doces) e refrigerantes oferecidos precocemente na fase de desenvolvimento da criança.

        Acredita-se que a escola é um espaço privilegiado para a construção e a consolidação de práticas alimentares saudáveis nas crianças, pois é um ambiente no qual atividades voltadas à educação em saúde podem apresentar grande repercussão, é importante que as pessoas tenham conhecimentos de alimentação e nutrição desde cedo, para a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, diminuindo os índices de obesidade e transtornos alimentares. Um processo que se inicia na fase infantil e se estende por todas as fases da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (305.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com