TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASO CLINICO

Por:   •  11/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.196 Palavras (21 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 21

Introdução

O presente relatório de estágio pretende, por um lado, descrever as atividades desenvolvidas e competências adquiridas ao longo do estágio de natureza profissional realizado na Instituição Pitágoras Unopar, sob orientação da Professora e orientadora: Jamile Sousa de Araújo, no Departamento qual foi criado para realização de consultas de dietética e nutrição, por outro, efetuar uma análise crítica sobre o mesmo. O estágio foi realizado no ano letivo de 2021 no âmbito do 6° semestre do curso em Nutrição da Faculdade de Pitágoras do Norte do Paraná. Este relatório visa ainda evidenciar a importância do papel do nutricionista na manutenção e melhoria do estado nutricional dos pacientes, uma vez que a desnutrição e falta de orientação nutricional tem sido frequentemente observada nos serviços de atendimento. Descrição das atividades desenvolvidas e das competências adquiridas: Observação e atuação, bem como nas consultas de dietética e nutrição. Foram desenvolvidas competências nas diferentes patologias a nível de nutrição, como avaliação do estado nutricional, identificação do risco nutricional, desenvolvimento do plano nutricional adequado de cada paciente.

Realização deste estágio permitiu-me consolidar conhecimentos adquiridos no atendimento em nutrição clínica, bem como desenvolver competências pessoais e profissionais essenciais para o exercício da função de nutricionista.

Palavras-chave: Nutrição clínica; dietética e nutrição.

6.Atividades do estágio

Período do estágio :

         O estágio iniciou-se no dia e doi concluído dia .

As atividades praticas foram desenvolvidas de segunda a sexta as   as totalizando horas semanais e 210 totais.

7.CASO CLÍNICO

7.1.  Introdução [relativa à patologia(s) principal(is)].

              Principal Patologia do paciente é: Cálculos Renais

Os cálculos urinários vêm afligindo o ser humano desde a antiguidade, sendo que os primeiros registros acusam a presença de cálculos renais em múmias egípcias datadas de 4.800 A.C. Atinge cerca de 3 a 5% da população, ocorrendo principalmente em adultos com idade entre 30 e 50 anos de vida e com incidência três vezes maior no sexo masculino. A composição química, a estrutura e o arranjo interno dos cálculos urinários são fundamentais para o entendimento dos mecanismos de sua formação e crescimento, permitindo uma correlação entre o quadro clínico e os hábitos de um paciente com a composição do cálculo a ser formado. Os mecanismos envolvidos na formação dos cálculos urinários são múltiplos e, para que isso ocorra, é necessária a participação de vários destes mecanismos. Esta precipitação de cristais é resultante da supersaturação urinária influenciada pela eliminação desolutos excretados pelos rins, pelo pH e pelo volume urinário. Quando existe a supersaturação ocorre a nucleação e são formados os cristais. Este núcleo formado servirá de superfície para depósitos de novos cristais levando ao crescimento do cálculo. Vários fatores físico-químicos e alimentação com Alimentos processados, Alimentos embutidos, congelados e industrializados, salgadinhos, bolos e comidas de fastfood, como hambúrgueres e pizza, são ricos em fósforo, substância que pode causar uma sobrecarga renal; e, por serem bastante gordurosos e salgados são envolvidos na cinética do crescimento dos cristais e a formação de cálculos renais. Em decorrência destes mecanismos formadores e inibidores da cristalização/formação de cálculos, os pacientes formarão cálculos compostos por variadas espécies, sendo rara a formação de cálculos puros, porém sendo frequente a predominância de um determinado elemento constituinte do cálculo urinário. a influência do pH e da presença de magnésio na formação de cálculos de oxalato de cálcios aspectos clínicos e químicos na formação de cálculos de oxalatos de cálcio.

7.2 . Identificação do paciente (na forma de redação).

Paciente : J.A , Sexo Masculino , Idade 38 anos , Nacionalidade Brasileira , Natural de rio do sul , Estado Civil Solteiro , Grau de Instrucao Ensino Superior , Profisso /Ocupacao Consultor de Vendas .

Data do atendimento: 26/04/2021  Data de  Retorno : 08/06/2021

7.3 . Queixa Principal.

A principal queixa do paciente é a infeção urinaria , dores no canal da uretra , lombar e edemas .Sendo que no período da tarde o mesmo apresenta ansiedade levando o mesmo a consumir alimentos salgados e industrializados .

7.4  História da Doença Atual (HDA).

Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina .Assim , as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de agua , deixando a urina muito concentrada .A ingestão de comidas com muito sal e proteínas .

  1. . História Familiar.

O Paciente mora sozinho , pois tem o convívio familiar apenas aos finais de semana .

Os pais do paciente tiveram diabetes e seu irmão teve obesidade

7.6 . História Patológica Pregressa.

O paciente em 203 teve uma internação de 7 dias , motivos de pneumonia  onde teve inflamação nos sacos aéreos que ficaram cheios de líquidos e pus , a apritr disso teve outra internação de 3 dias por motivos de cálculos renais em 2019 teve infeção urinaria que teve que tomar medicamentos e anti-inflamatórios por 8 dias nesse período em que esteve internado , pois iniciou –se o tratamento para calculo renal por 90 dias através de medicamentos para eliminar as pedras da região dos rins onde se encontravam .

 7.7 . História socioeconômica

O paciente é assalariado , tem a funcao de consultor de vendas de autormoveis .Seus alimentos sao adquiridos atraves dos produtos vendidos em supermercados , tem frequencia de comprar produtos solidos e material de limpeza mensal , compra verduras , frutas e hortalicas semanalmente .Faz sua preparacao dos seus alimentos e a sua refeicao e feita em casa.

  1. . Exame físico/clínico

Realizamos anamnese. Paciente relatou patologia cálculo renal e apresentou algumas queixas como infecção urinaria e ansiedade no período da tarde, gerando maior consumo de alimentos salgados e industrializados. Sobre histórico familiar de patologia foi informado pelo paciente que seus pais tiveram, Has, diabete obesidade, irmão com obesidade. A função intestinal do paciente normal, não ao banheiro 1x ao dia, neste momento foi mostrado ao paciente a tabela de Bistrol a qual o  mesmo demostrou pela figura estar com as fezes do formato e cor correspondente ao tipo 3 e em seguidatambém foi mostrado a tabela de urina, que ele apontou para a figura 3, não tem como frequência ingerir água durante o dia sendo média 1lt apenas de água. O paciente tem como costume comer rapidamente ao mostrar a tabela de mastigação apontou para a imagem de 10x. O paciente relatou que faz consumo de álcool no final de semana se caracterizando como moderado e informou também que quando faz consumo de carne de porco vai ao banheiro imediatamente com diarreia e como diária o consumo decarne bovina com gordura na refeição almoço e jantar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (691.5 Kb)   docx (528.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com