TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CICLOS DE VIDA

Por:   •  3/11/2017  •  Resenha  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

2) Como uma mulher pode saber quando está ovulando e com grandes chances de engravidar? Explique.

Durante o período de ovulação, o colo do útero produz um muco alcalino abundante que facilita o deslocamento dos espermatozoides no trato genital feminino. Além disso, há alteração na temperatura basal.

Referências:

  • Slides Fisiologia e anatomia sexual e reprodutiva - Ciclos de Vida I – Faculdade de Saúde Pública – USP.

3) Cite os métodos contraceptivos de barreira, hormonais e definitivos, e descreva seus mecanismos de ação.

Métodos contraceptivos de barreira: caracterizados pela imobilização dos espermatozoides, impedindo-os de entrar em contato com o óvulo e de haver fecundação. Exemplos são os espermicidas e preservativos masculinos e femininos.

Métodos contraceptivos hormonais: utilizando hormônios, inibem a estimulação do ovário, não permitindo a ovulação. Exemplos são a pílula oral, a pílula do dia seguinte, adesivos térmicos, anel vaginal, implantes subdérmicos, injeção trimestral, DIU.

Métodos contraceptivos definitivos: como explícito no nome, são métodos definitivos na prevenção da gravidez. Envolvem intervenções cirúrgicas, interrompendo o canal que dá passagem aos óvulos na mulher (laqueação de trompas) e dos espermatozoides no canal deferente do homem (Vasectomia).

Referências:

  • Slides Métodos contraceptivos - Ciclos de Vida I – Faculdade de Saúde Pública – USP.

4) Quais as principais alterações no organismo materno durante a gravidez, e porque ocorrem?

Visando a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento do feto, o organismo materno sofre diversas alterações: hormonais, imunológicas (imunossupressão da gestante - queda imunológica tanto em número quanto em função de células, maior vulnerabilidade a doenças), anatômicas (posturais, com a mudança de eixo gerando desconforto na lombar, marcha anserina, relaxamento das articulações ósseas da pelve e cóccix. Alteração na disposição de alguns órgãos, como a bexiga e trato urinário. Intestino, coração, pulmão e estômago), fisiológicas (Alterações no sistema circulatório para fornecimento de nutrientes e oxigênio ao concepto, com aumento da volemia, além de maior dificuldade no retorno venoso, causando inchaço) e metabólicas-nutricionais (Com aumento do estoque de gordura no tecido adiposo (para suprir a pequena demanda fetal), aumento da resistência à insulina e aumento das necessidades nutricionais. O sistema digestório também passa por diversas alterações visando adaptar-se ao crescimento do concepto).

Referências:

  • Slides Gestação normal - Ciclos de Vida I – Faculdade de Saúde Pública – USP.

9) Quanto ao estado nutricional dos nascidos, no médio e longo prazo, quais as vantagens de nascer por parto normal? Justifique sua resposta.

Nascer por parto normal possibilita contato do recém-nascido com a microbiota vaginal da mãe, ocasionando colonização normal do microbioma do bebê e consequente efetivo desenvolvimento do seu sistema imune – com menor risco de desenvolvimento de obesidade e doenças crônicas (asma, diabetes, alergias, certos cânceres).

Referências:

  • Slides Fisiologia e atenção ao parto no Brasil: Situação atual e principais desafios para a Saúde Pública - Ciclos de Vida I – Faculdade de Saúde Pública – USP.

10) A retenção de peso no pós-parto é um problema reconhecido. Como os nutricionistas podem fazer para prevenir e lidar com este problema?

Durante a gestação, há um aumento das necessidades metabólicas da gestante. A recomendação é de seja necessário um incremento médio de 300 Kcal/dia, totalizando 80.000Kcal durante toda a gestação. Dessa forma, é essencial que os nutricionistas sigam as DRIs para mulheres gestantes no direcionamento das pacientes. Os nutricionistas devem fazer a avaliação do estado nutricional das gestantes no pré-natal, calculando a idade gestacional (todas as consultas), altura (1º consulta pré-natal), peso (todas as consultas) e dosagem bioquímicas como HB e HT. Atentando-se no pré-natal, durante toda a gestação, é possível possibilitar um aumento de peso saudável da gestante, que será perdido gradualmente após o parto, com auxilio também da amamentação. A gestante que adquire peso excessivo durante a gravidez apresenta um maior risco de retenção de peso pós-parto levando a obesidade após o termino puerpério.

Referências:

  • Slides Necessidades nutricionais na gestação e suas consequências para o desenvolvimento fetal - Ciclos de Vida I – Faculdade de Saúde Pública – USP.

11) Qual a importância do corte oportuno do cordão para a prevenção da anemia dos nascidos? Explique.

Quando as mães seguem a recomendação de amamentar exclusivamente durante os primeiros 6 meses de vida, o leite materno fornece apenas uma pequena quantidade de ferro ao bebê. Para atender às altas exigências de ferro durante este período de crescimento e desenvolvimento, o bebê depende de suas reservas de ferro adquiridas no nascimento. Assim, a OMS recomenda aguardar para clampear e cortar o cordão umbilical logo em seguida ao nascimento do bebê. O atraso do clampeamento do cordão umbilical permite a passagem continuada do sangue da placenta para o bebê durante mais 1 a 3 minutos após o nascimento. Esse breve atraso é conhecido por aumentar as reservas de ferro do bebê em até 50% aos 6 meses de idade nos bebês nascidos a termo.

Referências:

  • WHO, 2013. O clampeamento tardio do cordão umbilical reduz a anemia infantil. Disponível em: . Acessado em 12 de outubro de 2016.

12) O que é a chamada “hora dourada” no pós-parto, e qual a sua importância?

A hora dourada corresponde ao quarto e ultimo período do trabalho de parto: é a primeira hora após o parto. A amamentação na primeira hora de vida é uma das estratégias prioritárias para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Segundo o Ministério de Saúde, iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento é importante porque: mantém o bebê aquecido pelo contato com o corpo da mãe, estabiliza a respiração e a frequência cardíaca; propicia que mãe e filho se conheçam e estabeleça vínculo; bebê aprende a mamar de maneira mais eficiente; beneficia, em especial, o bebê de baixo peso, que corre mais risco de morrer e necessita de mais apoio para realizar uma sucção efetiva; ajuda na prevenção da hemorragia pós-parto; aumenta a duração do aleitamento materno; colostro é a primeira imunização do recém-nascido, protegendo-o contra infecções; permite a colonização do intestino do recém-nascido por microrganismos da flora cutânea maternal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com