TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing em Alimentação e Nutrição

Por:   •  9/1/2023  •  Seminário  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

 

 

[pic 1] 

Grupo: Cristina Aparecida Londico;  

Diana Aparecida Duarte Campos;  

Gabriela Faustino Mendonça;  

Julie Milene Silveira;  

Sheila Cristina da Silva ;

Vanessa Rodrigues Teixeira.   

Disciplina: Marketing em Alimentação e Nutrição

Curso: Bacharelado em Nutrição - 6° período  

 

Atividade II - Estudo de caso Friboi

 

  1. Qual a sua avaliação da campanha “Peça Friboi” da JBS? Justifique.

         A primeira parte da campanha podemos dizer que foi uma jogada de mestre do marketing da JBS afinal após a reportagem do fantástico onde foi mostrado a falta de cuidados de higiene e crueldade no abate de gato em diversas partes do Brasil, a JBS veio com uma série de comerciais onde o ator Tony Ramos afirmava a procedência da carne Friboi, que seria de excelência, a sua fala trouxe ao público confiança sem gerar especulações com as suas afirmações, financeiramente trouxe um aumento super positivo para o grupo. Um pouco diferente do comercial com o cantor Roberto Carlos que foram criticados com comentários negativos, afinal Roberto Carlos é vegetariano e pode-se se ver no comercial que ele mal pega na carne o que consequentemente não trouxe confiança para o público, a campanha trouxe polêmica, mas não foi como a Friboi esperava, a polêmica não foi pela procedência da carne, mas sim por escolher um ator vegetariano. A JBS investiu em 2 celebridades que trouxe resultados diferentes e que uma escolha pode ser decisiva para uma campanha com retornos financeiros bons ou ruins gerando efeitos positivos ou negativos e que são determinantes para o sucesso de uma empresa. Além dos comerciais com as celebridades a JBS criou comerciais que estavam realmente denegrindo a imagem de outros produtores de carne, sendo uma atitude extremamente antiética, eles foram ambiosos e não pensaram nas consequências, que de fato a Friboi se envolveu em várias polêmicas negativas.

 

  1. Se fosse o diretor de marketing da Friboi, você faria algo diferente? Explique e justifique.  

Sim. A forma ambiciosa em que ele utilizou do marketing para crescer no mercado, teve resultados, porém causou medo nos clientes, exemplificado pelo trecho “…parecia mais inculcar o medo de comprar carnes de procedência supostamente duvidosa do que propriamente realçar os benefícios da carne bovina da marca Friboi.”. Por haver um desmerecimento de outras marcas de carne para colocar a Friboi no mercado como a melhor, acaba fazendo com que a marca perca a credibilidade pelos seus princípios.

Dessa forma, utilizariamos do marketing para promover o produto ressaltando a qualidade que possui, atraindo o cliente a vivenciar a experiência, demonstrando por meios de imagens e os próprios atores, o prazer de estar em família ou com os amigos degustando a carne Friboi, como uma carne de primeira qualidade.

 

  1. Você acha que a empresa conseguiu mudar a cultura e o comportamento de compra dos consumidores brasileiros para a carne bovina? Justifique.  

Como foi citado nos resultados da campanha “Peça Friboi”, nos primeiros três meses o instituto ibope mostrou um aumento do top of mind da Friboi de 19% para 32%, preferência de 11% para 27% e recomendação de 30% para 80%. Houve críticas e consequências à sua ambiciosa estratégia de marketing, visto que anunciavam apenas a marca Friboi como marca de carne bovina de confiança, deixando lacunas e receios na população.

Apesar disto, a empresa conseguiu deixar sua pegada no mercado, de modo que a JBS (dona da marca Friboi) ainda sustenta o título de maior empresa produtora de proteína de origem animal do mundo. A marca, que é líder de mercado, também ainda é a mais lembrada e consumida pelos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha datada de dezembro de 2022. Sendo assim, pode-se dizer que apesar dos percalços, a empresa conseguiu mudar o comportamento de consumo da população, que associa a marca a um produto de qualidade e continua a consumir seus produtos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com