TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELEVANTE PAPEL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS DIARREICAS AGUDAS

Por:   •  11/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

FACULDADE DE NUTRIÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

O RELEVANTE PAPEL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS DIARREICAS AGUDAS (DDAs)

RARIZA ALVES DOS SANTOS

CUIABÁ – MT

2017

O relevante papel da atenção primária de saúde na prevenção de doenças diarreicas agudas (DDAs)

Rariza Alves dos Santos

A disciplina de Atividade Integradora IV propõe o trabalho como forma de avaliação parcial, no curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá. Orientadora: Professora Maricaxxx

CUIABÁ- MT

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ...........................................................................
  3. OBJETIVOS ............................................................................................................
  4. OBJETIVO GERAL ...........................................................................................
  5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS............................................................................
  6. MATERIAL E MÉTODOS ....................................................................................
  7. RESULTADOS E DISCUSSÃO ........................................................................
  8. CONCLUSÃO .......................................................................................................
  9. REFERÊNCIAS .................................................................

INTRODUÇÃO

A diarreia é uma manifestação clinica comum a varias doenças podendo ser caracterizada pela presença de três ou mais evacuações ao dia, geralmente com fezes de consistência diminuída, ou pela eliminação de mais de 200g de peso fecal ao dia. Alterações no ritmo normal evacuatório, tanto na consistência quanto no número de excrementos tendem a ser mais importantes no diagnóstico da doença. As causas da DDAs podem ser agrupadas em quatro categorias: bacterianas  (Salmonellas), virais (Rotavirus), parasitárias (Giardia lambia) e não infecciosas (alergias e intolerâncias) (BARBUTI, 1998).

A doença diarreia aguda é uma das principais causas de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento e um dos fatores que mais contribui para o agravamento do estado nutricional das crianças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem patrocinado inúmeros estudos para aperfeiçoamento da TRO (terapia de reidratação oral) e iniciou em 1978 o Programa Mundial de Controle das Doenças Diarréicas, convocando seus países membros a apadrinha-lo.

No Brasil, as taxas de aleitamento materno em especial as de amamentação exclusiva, apresentam-se muito baixo do recomendado, levando em conta fortes evidências de que o leite materno protege contra a diarreia, principalmente em crianças mais pobres. Lembrando que essa doença pode atingir pessoas de todas as idades, inclusive idosos e trata-se de um dilema que surgiu em meados dos anos 70 os estudos sobre doenças diarreicas aumentam progressivamente, porque são identificados novos agentes causadores e maneiras como eles agem no organismo humano.

A Unidade de Saúde da família (USF) que abrange um limitado número de pessoas de certa região tem função de muita relevância no avanço de estratégias para diminuir a mortalidade por DDA, com foco na prevenção.  Através do trabalho em equipe dos multiprofissionais da saúde na oferta de campanhas, diagnóstico, tratamento e educação em saúde é possível ter controle da epidemia.

O Programa de Combate das Doenças Diarréicas da OMS, criado em 1978, tem defendido as seguintes estratégias para controle da diarreia: melhor tratamento dos casos com uso precoce da TRO; manutenção de alimentação adequada; melhor assistência á saúde materno-infantil; melhor uso e manutenção das instalações de abastecimento de água e saneamento; detecção e controle das epidemias de diarreia (GALVÃO, 1994).

De acordo com BRASIL (1993), o manejo adequado dos usuários de uma atenção básica de saúde, é a principal estratégia para reduzir a gravidade e incidência desta enfermidade, por meio de componentes como: prevenção, tratamento, manutenção da alimentação e uso racional de medicamentos. Em prol do controle da prevalência das DDAs, uma das atribuições do nutricionista seria o repasse de informações sobre inserção de outros alimentos como água, chá e leite artificial na alimentação de crianças menores de seis meses de idade, e suas respectivas consequências futuras acerca das intolerâncias, como a da lactose (NEWMAN, 1995).

Portanto, cabe ao profissional de saúde e a população em geral compreender o processo das DDAs no contexto sociocultural, ambiental e socioeconômico. É necessária a busca de maneiras para obter conhecimento acerca da doença, garantindo assim a promoção e proteção agravada da doença diarreica aguda, através de medidas simples e eficazes no dia-dia, bem como por meio de um serviço publico de saúde de qualidade.

O trabalho tem como objetivo conhecer o trabalho feito na USF em frente aos cuidados e prevenção da doença diarreica aguda (DDA) e a importância do profissional nutricionista frente a esse cenário.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

  • Entender a relevância da atenção básica de saúde, do saneamento básico e da alimentação na prevenção de doenças diarreicas agudas (DDAs).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Associar o meio ambiente, aspectos sanitários e socioeconômicos com a manifestação de DDAs;
  • Compreender a relevância do aleitamento materno na prevenção de doenças DDAs em crianças;
  • Apreender a função do nutricionista frente à  DDAs;
  • Descrever modos de prevenção e tratamento para a DDAs;

MATERIAL E MÉTODOS

Foi proposta a prática de uma entrevista semiestruturada com as enfermeiras de uma Unidade do Programa Saúde da Família localizada no bairro CPA I na cidade de Cuiabá-MT, no dia 14 de Junho de 2017 com o intuito de conhecer a importância da atenção primária na prevenção das doenças diarreicas agudas (DDA). A unidade de saúde atende além das famílias do bairro CPA I, aquelas dos bairros CPA II e Centro América.

Para a elaboração do trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, com o auxílio do banco de dados da Scielo, legislação e documentos eletrônicos. O tema foi discutido e trabalhado em sala de aula, através da pesquisa de palavras chaves como: aleitamento materno, diarreia, tratamento, prevenção de doença, desmame precoce.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com